terça-feira, 25 de janeiro de 2011

SAAE DE PIRAPORA, EXEMPLO DE GESTÃO PÚBLICA


O Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) de Pirapora, Norte de Minas, realizou uma pesquisa de satisfação pública, com o objetivo de saber da população como estão os serviços prestados. O índice de satisfação geral alcançou 85,7%.

A pesquisa foi realizada durante os meses de novembro e dezembro de 2010, justamente pra saber dos cidadãos como foram prestados os serviços do SAAE no decorrer do ano. Formulários foram entregues nas residências, para serem preenchidos pelos moradores e posteriormente devolvidos nos locais onde são pagas as contas de água ou na sede da Autarquia.

Os formulários contêm várias questões: como a população avalia a qualidade da água tratada, o grau de satisfação do usuário quando buscou atendimento ao SAAE, se o serviço foi prestado em tempo satisfatório, se o consumidor foi bem atendido, por qual meio de comunicação o cidadão deseja obter informações do SAAE, dentre outras. A última pergunta da pesquisa esteve aberta para reclamações, sugestões ou elogios. É uma forma do cidadão se expressar quanto ao serviço oferecido pelo órgão.

A dona de casa Maria das Dores garante que sempre responde à pesquisa e para ela o SAAE é a melhor empresa de Pirapora. “Eu amo o SAAE, não só por conta da água, que é uma delícia, mas pela educação que os meninos tratam a gente”, elogiou a moradora do bairro Santo Antônio, que também se diz satisfeita com os serviços de coleta e tratamento de esgoto, com o qual sua casa também é contemplada.

O diretor do SAAE, engº Helder Freire Cardoso, acredita que por meio das pesquisas é possível melhorar, a cada dia, a qualidade do serviço público. “Desde quando começamos a fazer as pesquisas de satisfação pública, alcançamos bons índices de satisfação e é justamente por isso que temos o compromisso de fomentar a qualidade pública dos nossos serviços e funcionários”, afirma.

Helder ressalta, ainda, que a pesquisa é feita sempre no final do ano. Mas o site e a sede do SAAE estão sempre a disposição dos piraporenses, bastando para isso enviar mensagem ao e-mail faleconosco@saaepirapora.com.br ou ligar 0800 283 1595.

Para o prefeito de Pirapora, Warmillon Fonseca Braga, a população tem direito ao serviço básico de saneamento e é por isso que nos últimos anos grandes investimentos são feitos na cidade. “Quando inauguramos a Estação de Tratamento de Esgoto, em junho de 2008, pensamos na qualidade de vida dos cidadãos e na saúde do rio São Francisco. Temos orgulho de ter sido a primeira cidade, na calha do rio, a tratar, por completo, o esgoto sanitário”. O prefeito afirma que todas as casas de Pirapora terão o benefício da coleta e tratamento do esgoto e que a ampliação da rede de abastecimento de água também faz parte do plano de saneamento municipal.

2 comentários:

  1. Enquanto o Tiririca, ganhou as últimas eleições com o slogan: “Pior que tá não pode ficar”, no SAAE de Sete Lagoas com a atual diretoria o slogan é: “Pior que tá vai ficar”.
    Ass.: Servidor do Saae

    ResponderExcluir
  2. Será que o Saae Pirapora teve prefeitos como Sérgio Emílio, Cecé, Múcio Reis, Canabrava e Leone nos últimos 30 anos????? Se teve eles não são bons administradores, são mágicos.

    ResponderExcluir