quarta-feira, 22 de dezembro de 2010

INFORMAÇÕES EXCLUSIVAS SOBRE EXPLOSIVO NO SAAE


Para diminuir as especulações sobre o assunto, o DIÁRIO DO SAAE procurou os dois servidores que chegaram primeiro ao local, e apresentarem suas versões. Uma entrevista informal, mas que tirou muitas dúvidas que estavam no ar.

Depois de serem acionados pelo Operador de Casas de máquinas na tarde do dia 15 de dezembro, eletricistas do SAAE foram ao sistema de bombeamento chamado ( Tiro de Gerra). Segundo o Operador, o mesmo teria ouvido barulhos na instalação elétrica.

Os eletricistas fizeram uma vistoria na instalação dentro da Casa de Máquina onde existe uma lage coberta de telhas na parte interna, em um cômodo que antes existia uma caixa dágua e que agora foi aproveitado com a queda do telhado, quando perceberam um objeto estranho entre a lage e as telhas. Sem saber do que se tratava, os eletricistas teriam usado uma canaleta de PVC para tirar o objeto da lage, o objeto que ainda era desconhecido, teria caido de uma altura de aproximadamente três metros, próximo dos pés do outro eletricista que estava posicionado no chão, com o impacto da queda, o objeto teria sido danificado sofrendo um "rasgo".
Ao suspeitarem do objeto, o departamento de segurança do SAAE foi acionado e posteriormente a Polícia Militar.

Os eletricistas encontraram no local somente o objeto desconhecido por eles, e afirmam não terem encontrados nenhum detonador até o momento em que estavam no local.

Na sexta feira dia 17 de dezembro, dois dias depois, a instalação elétrica do sistema de bombeamento novamente teria fechado curto, danificando toda parte elétrica como, lâmpadas e tomadas, ficando somente com a energia o bombeamento de água.

Outra informação é que o objeto estava em um cômodo onde existe sim uma lage com telhas na parte interna da casa de máquinas, segundo os servidores, o local não permite colocar nenhum objeto de fora para dentro, pois, para colocar algum objeto de fora para dentro, teriam que retirar o telhado, o que não aconteceu. O telhado foi removido depois de ser encontrado o objeto.

Estas informações não são oficiais, somente uma síntese do que será o depoimento dos dois servidores que chegaram primeiro ao local do fato caso sejam convocados. Os servidores acreditam que o objeto não estaria ativado para explodir.

terça-feira, 21 de dezembro de 2010

SERIA UMA CONSPIRAÇÃO CONTRA O SAAE?

Sabemos da vontade de muitos políticos de Sete Lagoas em entregar o SAAE para a Copasa ou até para empresas privadas.

A última investida aconteceu na gestão Leone Maciel, onde o mesmo tentou de todas as formas trazer a Copasa para a cidade. A empresa investiu muito em publicidade em várias Rádios, Jornais e Televisão da cidade.

Agora o assunto volta à tona, justamente no governo do prefeito Maroca, que usou como bandeira de sua campanha a reestruturação do SAAE. Segundo informações, o prefeito Maroca estaria preparando o terreno para entregar o SAAE. O prazo seria de seis meses, e três empresas estariam na disputa pelo maior patrimônio do Município.

Com o anel de água que esta sendo construído na cidade, aumenta ainda mais o desejo de compra da Autarquia.

Como se não bastasse, agora deparamos com uma notícia de bomba em uma das unidades do SAAE. É muita coincidência, depois de vários boatos de venda do SAAE, aparecer literalmente uma bomba deixando a Autarquia ainda mais fragilizada, justamente no momento mais intenso dos boatos da entrega do maior patrimônio de Sete Lagoas o SAAE.

Diante de toda situação, agora nós servidores devemos nos organizar mais uma vez, e irmos à luta diante desse grande monstro que nos persegue, e sempre em vésperas de eleição. Outra coincidência, pois, as eleições municipais estão próximas, e em 2012 irão precisar de muito dinheiro para financiar suas campanhas, e o SAAE mais uma vez correndo o risco de ser vendido.

quinta-feira, 16 de dezembro de 2010

EPISÓDIO ABRE UMA DISCUSSÃO

O episódio do dia 15 em uma casa de máquinas das mais importantes da cidade reacende uma discussão antiga no SAAE que é a segurança em sistemas de bombeamento de água.

Depois de encontrar uma bomba com alto poder de destruição no Sistema Tiro de Guerra, ficaram várias perguntas no ar: como uma pessoa conseguiu entrar em um local completamente restrito onde trabalham Operadores de Casas de Máquinas 24hs por dia? Como essa pessoa conseguiu ter tanto tempo para pegar uma escada, que, segundo informação, o local onde estava o artefato era bastante alto e só com a utilização de uma escada teria como colocar a bomba no local encontrado.

Outra informação que mais intriga é, que a bomba foi colocada dentro da Casa de Máquinas entre a laje e a telha justamente onde fica a televisão, local onde o Operador fica a maior parte do tempo de sua jornada de trabalho. Pela posição a bomba estaria em cima da cabeça do Operador que estivesse assistindo televisão.

O sistema de bombeamento de água possui um grande tanque de água onde é realizado a cloração da mesma. Com a vulnerabilidade da segurança imaginamos que a desgraça ainda poderia ser pior. Com um tanque de água exposto, poderia trazer grandes problemas para a população com uma possível sabotagem por parte de alguém.

Agora, ao repensar sobre a segurança dos sistemas de água do SAAE,imaginamos que deve ser elaborado um protocolo onde se aplicam regras de segurança com o intuito de aprimorar as atitudes dos Operadores de Casas de Máquinas.

Algumas Casas de Máquinas falta muro e até banheiro para o Operador fazer suas necessidades fisiológicas. Devemos reconhecer que essa diretoria começou um trabalho muito importante de recuperação de várias Casas de Máquinas, mas a situação de algumas ainda estão deixando a desejar trazendo muito desconforto para alguns Operadores.

Agora é apurar os fatos e punir de forma severa o responsável por este ato inconseqüente e irresponsável.

Não podemos agora massacrar os Operadores de Casas de Máquinas por esse episódio, são trabalhadores que dependem do SAAE para o sustento de suas famílias. Agora, o culpado tem que responder pelos seus atos, doa a quem doer o culpado tem que aparecer.

NOTA DE REPÚDIO

NOTA DE REPÚDIO A Prefeitura Municipal de Sete Lagoas, por meio do prefeito Mário Márcio Campolina Paiva, e o Serviço Autônomo de Água e Esgoto - SAAE, por meio de seu presidente, Ronaldo de Andrade, repudiam o atentado provocado contra o patrimônio público e a comunidade sete-lagoana, quando da instalação de detonadores de tubo de choque (material explosivo) nas dependências do SAAE, à Rua Professor Abeylard, n° 262, encontrados nesta quarta-feira, dia 15 de dezembro de 2010, conforme relatos do Boletim de Ocorrência de Número M5373-2010-0046545. O gesto covarde e inconseqüente do(a) autor(a) desta iniciativa colocou em risco não apenas a estrutura física do SAAE e das residências nos arredores, mas principalmente, a vida de senhores, senhoras e crianças que moram e/ou transitavam pelo local. A Prefeitura de Sete Lagoas e o SAAE prezam pela paz e pela segurança pública, portanto, não medirão esforços para investigar e, posteriormente, punir o(s) responsável(s) por tal ação de caráter extremamente criminoso.

ARTEFATO EXPLOSIVO É ENCONTRADO EM CASA DE MÁQUINAS DO SAAE

Amanda Paixão - Repórter - 16/12/2010 - 08:07

Um artefato explosivo foi desarmado na noite dessa quarta-feira (15) pela Polícia Militar (PM), em Sete Lagoas, Região Central de Minas Gerais. O produto, que tinha potência suficiente para explodir em um raio de até 10 metros de distância, foi encontrado na sala de um prédio do Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Sete Lagoas (SAAE).

Um segurança do edifício ouviu barulhos na parte elétrica em um dos maquinários da empresa e chamou um eletricista. Quando ele examinava a fiação, um objeto parecido com uma banana de dinamite caiu. Pouco depois, o chefe de segurança acionou a polícia.

Os militares do Grupo de Ações Táticas (Gate) evacuaram o prédio e isolaram o quarteirão. Após algum tempo, eles conseguiram desarmar a bomba. Um técnico do Gate afirmou que o artefato é conhecido como powergel (emulsão explosiva).O técnico afirmou, ainda, que qualquer pessoa em um raio de 10 metros morreria e a estrutura das casas seriam comprometidas caso a bomba explodisse. A polícia suspeita que a pessoa que colocou o artefato tenha conhecimento da área e tenha acesso a empresa. As câmeras do olho vivo podem ter flagrado o criminoso. A Polícia Civil irá investigar o caso.

domingo, 12 de dezembro de 2010

EMPREITEIRA PODE TER BANCADO ALMOÇO PARA SERVIDORES

Uma confraternização organizada pelas mulheres que trabalham no setor operacional foi marcada de muita alegria e também de muita polêmica entre os servidores.
Um amigo oculto foi organizado por servidoras nesta sexta- feira onde as mesmas se confraternizaram com muita alegria se despedindo de mais um ano de trabalho.

O ALMOÇO.

As servidoras foram contempladas com almoço de um Buffet que foi servido no setor de operações do SAAE. Informações de uma servidora que comanda o almoxarifado, o almoço foi pago por uma empreiteira que presta serviços ao SAAE. “Não vejo nenhum problema nisso, uma empreiteira patrocinar um almoço para nós servidoras”, disse a servidora.

O ENVELOPE

No sábado, a servidora fez questão de mostrar o envelope onde estava o dinheiro. R$ 500,00 que foi entregue pela empreiteira com as notas de pagamento do almoço. A servidora mostrou o envelope com o nome da empreiteira para todos os servidores ali presentes para provar que não foi a diretoria que pagou o almoço, e sim a empreiteira. Segundo a mesma, uma Ata será redigida e posteriormente será apresentada aos servidores.

MAIS PATROCÍNIO DE EMPREITEIRAS.

Segundo informações da servidora que recebeu o dinheiro da empreiteira, ainda haverá patrocínios das empreiteiras no SIPAT do SAAE, pois, o dinheiro que esta previsto para o evento não pode ser usado na compra de brindes e nem alimentação. Sendo assim, as empreiteiras entrariam com mais patrocínios, agora para o SIPAT.

A LEGALIDADE.

Não estamos aqui querendo massacrar ninguém, sabemos que tudo que foi ou que será feito visa sempre a integração e o bem dos servidores. Agora, diante de tudo isso fazemos uma pergunta: Essas parcerias entre SAAE e empreiteiras é legal? Queremos servidores satisfeitos, onde não haja separações, onde existam parcerias que não deixe dúvidas entre os servidores.

EMPREITEIRAS.

Estamos presenciando de forma notável o crescimento de empreiteiras no SAAE. Em matéria publicada dias atrás neste Blog, indagamos sobre as compras dos novos veículos adquiridos pelo SAAE. Os investimentos não atingiram a demanda de veículos alugados, justamente onde o SAAE gasta uma grande parcela de sua arrecadação. Hoje, mais de 90% da frota pesada do SAAE entre máquinas, caminhões pipas, caminhões limpa fossa e caminhões báscula pertencem a empreiteiras, ficando cada dia mais caro para a Autarquia.

OBSERVAÇÃO

O caminhão do SAAE está parado no pátio do setor operacional há dias esperando somente pneus para trabalhar. Enquanto isso, caminhões alugados estão trabalhando a todo vapor, para que os serviços não fiquem atrasados.

SERVIDORES

Depois de exibir o envelope para dezenas de servidores sem nenhum constrangimento, os mesmos ficaram revoltados deixando muitas dúvidas e perguntas entre todos ali presentes.

terça-feira, 7 de dezembro de 2010

LABORATÓRIO EMPERRADO POR FALTA DE UMA IMPRESSORA

É difícil de acreditar, mas é verdade. Enquanto dizem por aí que o SAAE está em ordem e funcionado “ás mil maravilhas”, deparamos com uma notícia inacreditável.

O laboratório do SAAE está com os laudos que deveriam ser entregues ao departamento de Vigilância Sanitária atrasados por falta de uma impressora. Segundo informações, o SAAE pode até receber multa por não enviar os documentos de análise da água. Os laudos do mês de outubro ainda não foram entregues.

A impressora foi retirada do laboratório para atender outro setor que estava com a impressora estragada. Será que os laudos sobre análise de água não têm importância para essa diretoria? Falta de impressora é brincadeira hein?

13º SERÁ DIA 15 DE DEZEMBRO

Uma ótima notícia: mediante autorização já concedida pelo diretor-presidente da autarquia, Ronaldo de Andrade, e a diretora administrativo-financeira, Sandra Nogueira, todos os servidores do SAAE receberão o pagamento integral do 13º salário no dia 15 de dezembro.

Fonte: Comunicação do SAAE

segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

MARCELO DA COOPERSELTA, ESSE É FORTE!


Depois de ser procurado por duas servidoras indignadas com benefícios que foram cortados pela diretoria do SAAE, Marcelo pediu uma reunião urgente com a diretora financeira no intuito de solucionar o impasse.
A diretoria teria cortado uma gratificação de 80% e também um adicional de insalubridade de 40%, as servidoras decidiram procurar o líder do prefeito Marcelo da Cooperselta.

Hoje pela manhã aconteceu uma reunião a pedido do vereador com a presença do Diretor de Operações, Diretora financeira, chefe do RH e das duas servidoras envolvidas. A reunião durou mais de uma hora, e depois de muita conversa todos saíram com o semblante de satisfação.
Segundo informações, depois de muita conversa os benefícios voltaram a fazer parte do contra-cheques das servidoras.

Não é a primeira vez que o vereador Marcelo da Cooperselta se reúne com a diretoria do SAAE pedindo a mesma que cumpra as leis. Outro grupo de servidores também foi contemplado com a ótima ação do vereador há meses atrás. Na oportunidade, os servidores só conseguiram a gratificação por terem cursos técnicos somente com a interferência do vereador.

É bom lembrar que vários servidores estão esperando uma solução nos dois assuntos aqui citados, pois, a diretoria atende somente aos pedidos dos servidores que procuram o vereador, como não são todos que o procuram, estes ficam prejudicados a espera da boa vontade da direção do SAAE que não soluciona os problemas de forma coletiva.

Sabemos que exigir que as leis sejam cumpridas também é dever de um vereador, mas, até quando servidores irão conviver com esta situação, de ter que procurar vereador para que as leis do município sejam cumpridas.

domingo, 5 de dezembro de 2010

NOSSO ETERNO AMIGO CIRUS!


A dor causada pela perda dos entes queridos atinge a todos nós com a mesma intensidade. É a lei da vida, a que estamos sujeitos. Quando nascemos, nossa única certeza absoluta no transcorrer da vida será a de que um dia morreremos. Não há como fugir a esta realidade. A morte não faz parte de nossas preocupações imediatas. Vamos levando a vida sem pensarmos que um dia morreremos, aí, quando menos esperamos, ela nos bate à porta arrebatando-nos um ser amado e então, sentimo-nos impotentes diante dela e o pensamento de que ”nunca mais a verei”, aumenta mais nossa dor.

Algumas pessoas sentem com maior intensidade a perda do ente querido, demorando a se recuperar da dor pela partida. Principalmente, se a morte ocorreu repentinamente, de uma forma brusca, como acontece em desastres ou através da violência.

Com a perda, vem a tristeza e a revolta. Então, vem a procura, a busca de um consolo que possa realmente acalmar e levar um pouco de tranqüilidade ao espírito, e vem a indagação que tanta angústia traz ao coração: “Onde poderá estar agora? Só queria saber se ele(a) está bem, como se sente.”. Começa, então, a procura por notícias, o afã de saber o paradeiro daquele que se foi para nunca mais, segundo a visão acanhada que se tem de “vida” e de “morte”. A possibilidade da comunicação com o ser querido leva muitas pessoas a desejarem, a todo custo, uma mensagem, uma palavra que possa proporcionar-lhes a aceitação do ocorrido ou que lhes minore a enorme saudade que sentem. A mediunidade não deve ser encarada como um dom nosso, e sim, um dom, a nós, dado por Deus, uma ferramenta de trabalho em benefício não só do próximo como do próprio médium, pois se bem utilizada é uma ponte para a evolução de nosso ser. A desencarnação requer um período de adaptação ao mundo espiritual a que o espírito se submete com a ajuda de amigos espirituais abnegados. E se ele estiver ainda no estágio de adaptação, tais comunicações poderão mostrar-se inadequadas para o momento que ele atravessa, portanto, requerendo um período bem maior para que possa realizar-se com mais eficácia. Muitas vezes, os espíritos dos entes queridos vêm nos visitar e nós não damos por isso, ou mesmo, durante o sono, nosso espírito vai se encontrar com o dele(a), vai visitá-lo, e não guardamos lembrança de nada, a não ser uma saudade, uma lembrança dele que não sabemos nem porque nos vem tão repentinamente.

Sabemos através dos ensinamentos espirituais, que todos nós ao fecharmos nossos olhos para a vida material e nos transferirmos para a vida espiritual, ficaremos num sono, numa espécie de torpor, recebendo todo o amparo e ajuda de equipes espirituais para nos desfazermos das vibrações materiais com maior rapidez. Então, esse período para o espírito é de fundamental importância, requer daqueles que ficaram, o amparo da prece e de vibrações de amor e de que seus sofrimentos não ultrapassem aquele da saudade, sem extrapolar para a revolta com os desígnios de Deus. Mas, esses irmãos não ficam sozinhos nunca. É preciso que saibamos disso: os espíritos responsáveis por eles estão junto esperando que as vibrações materiais mais grosseiras se desfaçam, cuidando com todo o carinho para que eles possam se adaptar ao novo estado.Abra o seu Coração para DEUS, apenas Ele poderá te ajudar... A saudade é grande, mas deve-se pensar que esteja onde estiver, estará bem, melhor que aqui, e ao lado de DEUS nosso Pai!!!


FERNANDA ZUCCHI

quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

É MUITO DINHEIRO EM JOGO

Ontem foi o dia D para as empreiteiras que prestam serviços no SAAE. Uma movimentação fora do comum marcou a reunião que definiria qual seria a ganhadora da licitação de centenas de horas de máquinas para prestar serviços na Autarquia.

Hora empreiteiros conversando fora da sala, hora servidores do setor de licitações indo e voltando com vários documentos em mãos.

Um mercado que cresce a cada dia dentro do SAAE. Agora até empreiteira de Belo Horizonte esta querendo uma parte desse bolo saboroso servido pela gestão do SAAE.

“Não será difícil saber que vai ganhar, desde que entrei no SAAE, sempre é a mesma empreiteira que ganha as licitações de horas de máquinas, e olha que trabalho aqui há anos, o que acho muito estranho”! Disse um servidor.

Agora é esperar para saber quem será o ganhador de mais uma licitação que envolve muita grana.

Só para lembrar, o caminhão do SAAE ainda está parado no pátio esperando somente pneus para trabalhar. Enquanto isso, caminhão de aluguel está recebendo um absurdo por hora trabalhada.
Diante do fato, seremos insistentes nessa pergunta: Será que o valor pago a empreiteiras é mais em conta que a troca dos pneus do caminhão do SAAE?

quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

MÉRITO PRÓPRIO

Israel Barbosa


Comunicação e Marketing

PROMOVE

Graduação em Comunicação Social com habilitação em Publicidade e Propaganda

A comunicação e o marketing são hoje ferramentas de negócios aplicáveis a todos os campos de trabalho, aproximando pessoas, fazendo circular informações e assegurando a profissionalização do relacionamento das organizações com seus diferentes públicos.
Assim, há uma crescente demanda por profissionais que compreendam e apliquem essas ferramentas estratégicas no contexto empresarial e que saibam utilizar as novas tecnologias. Em um mercado em que produtos, marcas e serviços ficam cada vez mais parecidos, faz sentido um profissional capaz de fazer a diferença, propondo ações inovadoras e com foco em resultados.

E foi pensando nisso, que nosso colega do SAAE, Israel Barbosa, optou por aprimorar seus conhecimentos na área e com isso levantando e defendendo cada dia mais a bandeira do SAAE.

O DIÁRIO DO SAAE EM NOME DOS SERVIDORES DESEJAMOS BOA SORTE NESSA NOVA EMPREITADA. PARABÉNS PELO ESFORÇO E DEDICAÇÃO.

terça-feira, 30 de novembro de 2010

JUSTA HOMENAGEM !

Um momento de muita emoção hoje pela manhã no Setor de Operações do SAAE no bairro Padre Teodoro.

Servidores organizaram uma justa homenagem ao servidor ‘José baixinho’ como é chamado carinhosamente por todos. Uma vida totalmente dedicada à Autarquia, o servidor se despede dos companheiros de serviço depois de 31 anos de muito trabalho.

Diante de tanta dedicação, os servidores prestaram uma homenagem simples, mas que comoveu todos. Até um certificado de agradecimento foi entregue ao Sr José, momento em que as lágrimas caíram emocionando todos os presentes.

Outro momento marcante foi quando todos servidores deram as mãos e em oração pediram melhoras para o companheiro de serviço Cirus que se encontra enfermo no Hospital.

Os servidores demonstraram de forma simples, com muito afeto e sinceridade, como um ser humano deve ser tratado.

VEJA FOTOS
FOTO: Francisco e José Baixinho
FOTO: José Augusto e José Baixinho
FOTO: Café da manhã organizado pelos servidores

FOTO: Momento de fé entre os servidores
FOTO: Emiliano outro patrimônio do SAAE e José Baixinho
FOTO: José baixinho recusando beijo no rosto de Padre
FOTO: As meninas do SAAE com José Baixinho
FOTO: José baixinho chorando de emoção

segunda-feira, 29 de novembro de 2010

DEP. MÁRCIO REINALDO CRITICA COPASA E DEFENDE REVITALIZAÇÃO DO SAAE


Em entrevista a rádio Cultura esta semana no programa Sem Censura, o Deputado Federal Márcio Reinaldo, maior liderança da política setelagoana deixou claro o seu posicionamento em relação à possível vinda da Copasa para Sete Lagoas.

O Deputado disse que vários municípios de Minas Gerais sofrem com os serviços da Copasa: “A Copasa é como um ‘angu’, e que no fundo desse angu há muita carne de primeira, se referindo aos diretores da Copasa que recebem salários absurdos. É preciso revitalizar o SAAE, não podemos deixar que o patrimônio de Sete Lagoas seja entregue para Copasa;” disse o Deputado Márcio Reinaldo.

Márcio Reinaldo afirmou que Sete Lagoas já está incluído no PAC II, e que o SAAE poderá receber muitos recursos para o saneamento da cidade.

O deputado Márcio Reinaldo sempre defendeu a permanência do SAAE, e disse que quem defende a Copasa não conhece a fundo a realidade da empresa.
Ele disse ainda que é preciso ter responsabilidade para tratar desse assunto, pois, são 510 servidores da Autarquia,e a folha do município não suportaria esta trasnferência para a Prefeitura.

Palavras do maior líder político de Sete Lagoas, com uma vasta experiência na política, vários anos de dedicação ao município, e mais uma vez deixando claro seu posicionamento em relação ao SAAE.

O Diário do SAAE parabeniza o Deputado Márcio Reinaldo pela querência e o seu posicionamento firme a favor do maior patrimônio do Município.

LUCROS PARA EMPREITEIRAS

FOTO: Pneu do caminhão estourado
FOTO: Único caminhão báscula do SAAE parado por falta de pneus

Em matéria divulgada há alguns meses aqui no Diário do SAAE, mostramos a dura realidade dos investimentos em veículos na Autarquia. Justamente os setores onde o SAAE gasta uma fortuna em aluguéis de veículos, não tivemos investimentos.

Agora o que vemos, é o único caminhão báscula do SAAE parado desde a semana passada por falta de pneus. O pedido de troca dos pneus foi feito meses atrás, o que não foi atendido. Como o caminhão estava rodando com os pneus precários, agora foi obrigado a parar, pois, um dos pneus estourou deixando o caminhão parado há dias por falta do mesmo.

Será que a troca dos pneus fica mais caro de que as horas dos caminhões alugados? Ainda querem colocar a culpa nos servidores! Servidores não podem assumir a culpa por erros em questões administrativas. Servidores são pagos para executar serviços, e não para administrar o SAAE.

quinta-feira, 25 de novembro de 2010

SAAE E COPASA, OS PROBLEMAS SÃO IGUAIS

PATOS DE MINAS SOFRE COM ESGOTO DA COPASA
FOTO: Vereador Batista Miúdo revoltado com a Copasa


Os integrantes da Comissão de Meio Ambiente da Câmara Municipal de Patos de Minas, Isaías Martins e Batista Miúdo compareceram no bairro Cidade Nova, onde puderam conhecer a vergonha do esgoto correndo a céu aberto, gerando indignação por parte dos moradores.

O vereador Batista Miúdo chegou a entrar na mata e comparecer bem ao lado do esgoto que corre a céu aberto e demonstrou indignação com a situação. O membro do legislativo garantiu providências imediatas junto a Prefeita Béia Savassi, ao secretário Jair Valadão e também a COPASA.

Os vereadores Batista Miúdo e Isaías Martins garantiram que vão exigir providências urgentes, principalmente da COPASA, com base na Taxa de Esgoto
Os moradores aproveitaram a presença dos vereadores e reclamaram do mau cheiro constante e do excesso de pernilongos.

A Sra. Maria de Fátima (dona de casa) está inconformada com o mau cheiro e pernilongos. Os insetos não permitem nem que ela faça comida. As panelas e pratos ficam infestados, dificultando a alimentação.

A Sra. Valdirene (dona de casa) tem uma criança de 1 ano e 3 meses que está com várias picadas de pernilongos. Ela tem gastado com medicamentos e espera providências para amenizar ou resolver a situação.

A Sra. Terezinha (dona de casa) alega que as visitas acham que a sua casa está suja e fedendo, desconfiando que ela não é uma boa dona de casa, devido ao mau cheiro do local.
O morador Bruno (segurança) está preocupado com a desvalorização das residências que foram adquiridas. Além do mau cheiro, pernilongos e esgoto, ele também aponta a falta de segurança como um problema sério no bairro.

Os moradores acreditam que a situação chegou nesse ponto devido a um descaso das autoridades responsáveis e esperam que algo seja feito de maneira urgente.
Os vereadores foram apresentados aos problemas do bairro e agora todos aguardam pelas providências.

Autor: Lindomar Tavares. Patosurgente.com.br

quarta-feira, 24 de novembro de 2010

VETO DO PREFEITO É DERRUBADO E PROCEDIMENTO ADOTADO PELA CEMIG E COPASA SERÁ IMPLANTADO NO SAAE

Agora SAAE poderá passar o nome na conta de água para locatários
A Câmara Municipal derrubou na Reunião Ordinária realizada dia 23 de novembro, o veto do prefeito Maroca ao Projeto de Lei 122/2010, que dispõe sobre a transferência da responsabilidade de contas de consumo de água para o locatário de imóvel no Município de Sete Lagoas, de autoria do vereador Caio Dutra.

Agora, portanto, fica garantido ao proprietário de imóvel urbano, sob locação residencial, não residencial e comercial o direito de transferir a titularidade das contas de consumo de água e coleta de esgoto ao locatário (Art. 1º).

De acordo com o parágrafo 1º, o proprietário locador, de posse do contrato de locação e dos documentos do locatário, requererá ao SAAE a transferência da responsabilidade pelo pagamento das contas referentes ao imóvel locado.

O parágrafo 2º lembra que, a final do prazo de contrato de locação, a titularidade retornará, automaticamente ao proprietário do imóvel sob locação, salvo se novo contrato escrito for firmado entre as partes.

O vereador Claudinei Dias (PT) justifica seu voto, lembrando que esse é um procedimento já adotado, por exemplo, pela CEMIG e pela COPASA. De acordo com ele, a Lei é de grande importância porque garante ao proprietário locador não ficar assumindo contas em atraso de responsabilidade do locatário.

Fonte: Blog Prosapetista

terça-feira, 23 de novembro de 2010

DIRETORIA APRESENTA BOAS NOTÍCIAS PARA OS SERVIDORES

Fonte: Comunicação do Saae

Uma antiga reivindicação dos servidores do Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Sete Lagoas (SAAE) acaba de ser atendida. A psicóloga Aline Donato, graduada no Centro Universitário Newton Paiva, foi contratada para realizar o atendimento psicológico itinerante, com agendamento, a todos os colegas de empresa.

No princípio de seus trabalhos, a psicóloga atenderá na sala de Recursos Humanos do escritório central da autarquia, de segunda-feira a sexta-feira, das 8h às 17h. Os servidores do SAAE poderão agendar suas consultas pelo telefone 31 2106-0100 (ramal 101 ou 114).

Num segundo momento, Aline Donato iniciará as consultas itinerantes, também por meio de agendamento. A presença de um profissional de Psicologia permitirá que o SAAE ofereça aos seus servidores uma estrutura de apoio, além do ambiente acolhedor e confortável, para o suporte humano.

A psicóloga Aline Donato explica que deve priorizar em suas consultas metas de desenvolvimento de pessoas, suporte de desenvolvimento de carreira, melhoria da comunicação interna, integração para os servidores recém-contratados, além do objetivo de, em parceria com o Grupo SOMAR, ampliar a união entre os servidores.

A PROVA DO DESGASTE

Não é novidade para ninguém o desgaste que atual diretoria conseguiu gerar durante estes quase dois anos. Várias atitudes da direção fizeram com que este desgaste acontecesse.

Hoje foi mais uma prova de que a diretoria não tem crédito com os servidores. Uma reunião com os coordenadores que deveria ser convocada pelo diretor de operações Maiston Viana, acabou sendo convocada por um servidor bastante querido entre todos, e que faz o papel de um diretor no dia a dia, o senhor Antônio Pacheco, ex-diretor de operações apostilado como diretor e homem que administra todos os serviços do setor de operações.

Perante o fato, o que percebemos é uma distância e a falta de sintonia entre diretoria e servidor, o que agrava o bom andamento dos trabalhos na Autarquia.

Preocupado com a situação, Antônio Pacheco homem que sempre defendeu o SAAE e nunca a COPASA, diferente do atual diretor que sempre afirmou ser defensor da COPASA e amigo íntimo de Leonardo Barros, resolveu convocar uma reunião com todos os encarregados na data de hoje, reunião que aconteceu às 13hs. Em pauta, um pedido de comprometimento de todos em vários setores.

Segundo Antônio Pacheco, ainda acontecerão várias reuniões em todos os setores com os servidores pedindo mais comprometimento de todos, um papel que deveria ser do diretor de operações.

A verdade é que este desgaste se torna cada dia mais flagrante e diante da situação, esperamos que o pedido de Toninho como é chamado, seja atendido por todos, uma missão quase impossível com essa diretoria.

sexta-feira, 19 de novembro de 2010

"A MÃO QUE BATE EM JOÃO NÃO BATE EM ADÃO"


Não é a primeira vez que ouvimos este ditado popular entre servidores e usuários do SAAE.
Esta semana, fomos atrás de algum fato que comprovasse este ditado que tanto ouvimos no dia a dia, missão que não foi difícil para o Diário do Saae.

Um imenso galpão situado na avenida boqueirão ao lado de um bombeamento de água do SAAE no bairro Santo Antônio, desde o início da obra o que se vê é uma caixa onde deveria ter um hidrômetro está somente uma torneira podendo assim utilizar água à vontade. O galpão pertence a um empresário muito conceituado na cidade.


FOTO: Caixa do galpão sem hidrômetro

FOTO: Galpão na avenida Boqueirão

Em contra partida, deparamos com vários barracos de um cômodo, alguns ainda nem moram no local como exemplo o barracão da foto no bairro Cidade de Deus. O barracão já possui hidrômetro novo pronto para contabilizar os gastos do pequeno usuário.
Não estamos defendendo a não colocação de hidrômetros, muito pelo contrário, é preciso instalar hidrômetros de forma sistemática para coibir o abuso em relação ao consumo e aumentando a arrecadação melhorando assim os investimentos. Somente estamos questionando a falta de critério utilizada no SAAE, para os menos favorecidos, as ações são imediatas, já para quem tem um poder aquisitivo elevado, existe uma morosidade extrema.

FOTO: Barracão de um cômodo ainda sem morador já com hidrômetro

Alguns bairros de classe média alta, parece ter um escudo protetor contra a fiscalização. O setor de fiscalização é o que menos recebe investimentos; várias motos estão paradas há meses no Mucuri devido à falta de servidores.

quinta-feira, 18 de novembro de 2010

LAMENTÁVEL

Conversando com alguns companheiros de trabalho, ficamos sabendo que depois que cortaram uma pena de água clandestina e terem emitido uma multa de mais de R$1.000,00 (mil reais) em um condomínio de luxo da cidade, os mesmos alegam que depois do serviço executado, as horas extras de toda a turma de fiscalização que executaram o corte da água clandestina, foram cortadas por determinação da diretoria do SAAE.

Segundo informações, a atual diretora financeira do SAAE, mora neste condomínio e já gerenciou o mesmo. Segundo informações, a diretora “deu uma dura” nos coordenadores do setor de hidrômetros por causa do serviço.

Não é a primeira vez que servidores são vítimas de represálias por pessoas da alta cúpula do SAAE e até de políticos que sempre usaram o SAAE para angariar votos. Não podemos deixar que isso ainda aconteça em nosso meio, agora com este espaço, os servidores tem vez e voz para denunciar possíveis fatos lamentáveis como este; uma possível represália contra quem estava somente trabalhando de forma correta.

O certo é que depois da retirada do ‘gato’ no clube do condomínio, os servidores foram proibidos de fazer horas extras.

quarta-feira, 17 de novembro de 2010

SERVIDOR INDIGNADO

Hoje recebemos uma carta escrito de próprio punho de um servidor que afirma ser vítima de uma injustiça envolvendo sua pessoa. Como este espaço é democrático e livre para qualquer manifestação de servidores, estamos publicando na íntegra a carta do Sr Sidirley Nunes mat: 1677.

Eu, Sidirley Geraldo Nunes, Funcionário concursado sob mat. 1667, venho mostrar toda minha indignação contra a pessoa do Sr Luciano, chefe do departamento pessoal do SAAE, no qual me reprovou no curso de reabilitação profissional, contradizendo com a avaliação feita pelos coordenadores do setor de hidrômetros, não cabendo à sua pessoa minha avaliação, pois, creio eu que falta a ele competência e autoridade para tal.
LUCIANO, NÃO SOU LOUCO E NEM BOBO.


Sete Lagoas 17/11/2010


Sidirley Geraldo Nunes


sexta-feira, 12 de novembro de 2010

ELEVATÓRIA DE ESGOTO RECÉM CONSTRUÍDA COM PROBLEMAS

A elevatória de esgoto que foi construída meses atrás, já está com problemas. Uma construção que gerou um alto custo para o SAAE, parece não ter resolvido as grandes quantidades de esgoto que corre em direção do córrego dos tropeiros no final do bairro Belo Vale.

O sistema começou operar há poucos dias, e o que vemos é uma obra que ainda não deu uma resposta imediata no tocante ao problema de esgoto naquela região.

Gostaríamos de obter uma resposta da Engenharia do SAAE sobre o assunto.

As fotos mostram o esgoto transbordando pelo pasto, o mesmo problema de antes da construção da elevatória.

VEJA FOTOS:



quinta-feira, 11 de novembro de 2010

IDEALIZADORA DO PCCV DO SAAE IRÁ PARA EUROPA E BOMBA FICA NAS MÃOS DO PREFEITO

Segundo informações de vários servidores, a Diretora Financeira do SAAE irá fazer uma viagem em suas férias para Europa. Uma das idealizadoras do tão falado e polêmico (PCCV) Plano de Cargos Carreiras e Salários do SAAE.

O PCCV está sendo motivo de muita discórdia entre os servidores e diretoria, pois, informações dão conta de que o plano está pronto para ser entregue ao prefeito.

Na verdade o prefeito estará recebendo uma bomba preste a explodir em suas mãos. Um PCCV onde a maioria dos servidores não tem conhecimento de nenhuma linha do mesmo já está a caminho do prefeito Maroca.

Agora é só esperar o próximo capítulo de uma novela que parece não ter fim...

quarta-feira, 10 de novembro de 2010

ETE DAS AREIAS RECÉM REFORMADA JÁ COM PROBLEMAS

A ETE - Estação de Tratamento de Esgoto - que atende o bairro Cidade de Deus, foi inaugurada há meses atrás e já está dando muito trabalho para o SAAE. A ETE das Areias não possui operador, ficando todo o tempo sem uma manutenção preventiva causando vários problemas.

Com o entupimento, o esgoto está sendo lançado fora da ETE formando um rio de esgoto escorrendo pelo pasto de uma fazenda em direção a um córrego. São milhares de litros de esgoto por minuto afetando o Meio Ambiente.

Esta ETE foi apelidada por alguns servidores de “coador de esgoto”; segundo informações, a mesma trabalha somente coando o esgoto, e não existe nenhum tratamento eficaz para os dejetos.

Agora nos resta perguntar, onde estão as nossas autoridades? E os representantes do povo para fiscalizar quanto foi gasto na reforma? E a Comissão de Meio Ambiente da Câmara de vereadores? Foi criada pra quê?

A verdade é que, o “coador de esgoto” como foi apelidado a ETE das Areias está em erupção, e mais uma ETE com problemas na cidade.

Vale salientar que estes problemas acontecem devido à política de economia praticada pela direção do SAAE em não utilizar operadores em vários sistemas da cidade.

FOTOS DA ETE DAS AREIAS





segunda-feira, 8 de novembro de 2010

PRODUTORA CONTRATADA PARA MELHORAR IMAGEM DO SAAE

Segundo informações, a diretoria do SAAE estaria investindo alto para melhorar a imagem da Autarquia perante a população Setelagoana. No mesmo dia da solenidade de entrega dos veículos, depois da conversa com o prefeito o que mais chamou a atenção de todos foram os trabalhos de uma produtora de vídeo contrata pelo SAAE. Vários equipamentos foram usados e os veículos circularam várias vezes pelo pátio para que os produtores captassem a melhor imagem para um vídeo institucional.

No dia anterior, um aviso foi afixado pelo setor de RH pedindo para que todos os servidores estivessem uniformizados para uma filmagem, mas, depois da confusão instalada devido ao PCCV, a diretoria percebendo o descontentamento da maioria, decidiu não tentar convencer os servidores a participarem do vídeo.

Este vídeo pode ter custado muito caro para os cofres da Autarquia, mas o prefeito já deve estar visando às eleições de 2012, e com certeza as imagens deverão ser utilizadas em programas eleitorais.

VEJA FOTOS:

quinta-feira, 4 de novembro de 2010

O PREÇO DA INGERÊNCIA ADMINISTRATIVA NO SAAE

Hoje fomos procurados por alguns servidores pedindo que fosse publicado neste blog a vontade de expor uma verdade que em hora nenhuma qualquer servidor sem a utilização deste espaço, livre e democrático, jamais teria a coragem de mostrar a grande verdade que afronta cada vez mais a indignação do servidor.

Uma grande quantidade de conexões em ferro que foram adquiridos pelo SAAE já estão sendo relacionado para leilão no próximo dia 05/11 como sucata. Segundo informações, as conexões chegaram há uma semana através de um pedido da diretoria de operações, e agora o que presenciamos, são várias peças compradas sem nenhum conhecimento sendo leiloadas como sucata.

Gostaríamos de saber através da assessoria de comunicação do SAAE que tanto responde matérias deste blog, nos informe o valor de compra dessas peças que estão sendo leiloadas como sucata sem nunca ter sido utilizada pela Autarquia.

Aí está mais uma prova da falta de conhecimento e planejamento por parte da diretoria de operações, desperdiçando de forma irresponsável o dinheiro público que sai do bolso do contribuinte Setelagoano.

VEJA FOTOS DA INGERÊNCIA PÚBLICA NO SAAE






FOTO: Peças que nunca foram utilizadas no SAAE sendo leiloadas como sucatas

FALTA DE BOMBA RESERVA DEIXA COMUNIDADE DAS AREIAS HÁ DIAS SEM ÁGUA

A comunidade rural das areias esta há dias sem o fornecimento de água. Informações dão conta de que a bomba do poço que atende aquela região está queimada, e o SAAE não tem bomba reserva para colocar no local. A bomba teve que ser retirada do poço, e o mesmo está fora de funcionamento a espera da bomba que foi retirada para o conserto.

Vários sistemas de bombeamento de grande importância na cidade, também não possui bombas reservas, como exemplo divulgado há meses por esse Blog; o sistema Tiro de Guerra ficou vários dias parado afetando o abastecimento de água em grande parte da cidade.
Agora, é rezar para que nenhum sistema de bombeamento estrague, pois, sem bombas reservas os usuários ficarão dias sem água.

O poço da comunidade das areias está dando um sinal de alerta para a direção do SAAE. Agora é só pagar as empreiteiras horas de caminhão pipa e está tudo resolvido.

segunda-feira, 1 de novembro de 2010

SAAE REALIZA LEILÃO DE VEÍCULOS E MÁQUINAS

O SAAE estará realizando leilão de bens no dia 05/11/2010 ás 10h no prédio da Acisel, av: Lassance Cunha 111 centro, Sete Lagoas.

Lote 1- Pálio Wekkend stile, placa GXJ 3856, cor cinza, ano/modelo1998/1999, a gasolina.DUT 1010 Avaliação: R$ 18.000,00 desp. Adm: R$194,33

Lote 2- Caminhonete cabine dupla GM D-20 custon s, placa GTC 4196, cor vermelha, ano/modelo 1991/1991, a diesel, DUT 2010, avaliação: R$ 19.000,00 desp. Adm R$ 580,00

Lote 3- Caminhonete cabine dupla GM D-20 custon, placa GTF 1598, cor verde ano/modelo 1990/1991 a diesel DUT 2010 avaliação: R$18.000,00 desp adm: R$583,00

Lote 4- Caminhonete cabine dupla GM D-20 custon, placa GPX 0632, cor vermelha, ano/modelo 1990/1991, a diesel DUT 2010, avaliação: R$18.000,00 desp. Adm: R$583,00

Lote5- Fiat Pálio EL, placa GVS 2755, cor cinza , ano/modelo 1996/1997, a gasolina DUT 2010 avaliação: R$ 2.800,00 desp.adm: R$90,69

Lote 6- Fiat Pálio ELX, placa HMM 5198, cor cinza, ano/modelo 2000/2000 a gasolina DUT 2010 avaliação: R$ 5.100,00 desp.adm: R$ 165,18

Lote 7- VW Santana Quantum GLS, placa GUI 9127, cor branca ,ano/modelo 1996/1997, a gasolina DUT 2010 avaliação: R$ 4.200,00 desp.adm: R$ 136,03

Lote 8- VW Santana Quantum CL, placa MOX 1391, cor cinza ano/modelo 1995/1996, a gasolina, DUT 2010 avaliação: R$ 1.000,00 desp. Adm: R$ 32,39

Lote 9- Cosa Wind 1.0, placa HMM 6937, cor branca, ano/modelo 2001/2001, a gasolina,DUT 2010 avaliação: R$ 800,00 desp.adm: R$ 25,91

Lote 10- Motocicleta Honda CG Today, placa GPO 1452, cor vermelha, ano/modelo 1993/1993, a gasolina, DUT 2010 avaliação: R$300,00dep. Adm: R$ 9,72

Lote 11- Retro Escavadeira CASE 580H 08 cor amarela ano 1986, série 6982937 avaliação: R$ 24.000,00 desp. Adm: R$ 777,33

Lote 12- Retro Escavadeira CASE 580H 11 cor amarela avaliação R$ 24.000,00 desp.adm: R$ 777,33

Lote 13- Abraçadeira de ferro, flange de ferro 150 e flange de ferro de 200, 40 redução PVC esgoto branco 15x100, excêntrica, 40 redução PVC esgoto branco 150x100, concêntrica, 04 curva defofo de fibra 250 90, 1 junção defofo 300 45, avaliação: R$ 300,00desp.adm: R$9,72

Lote 14- Ferro velho, impressora xérox phaser Pat. 1995, impressora Lexmark e 230 pat 1795, impressora oki data b 4100 pat. 1923. No Break BST Pat. 0773, computador duron 1.6 Ghs Pat 1755, Switch marca Encore 16 portas, fogão industrial 04 bocas , mesa de escritório e mesas de impressoras, avaliação: R$ 300,00desp.adm:R$ 9,72

Lote 15-Carroceria de madeira para caminhão largura 2,30 metros e trinta centímetros , comprimento 5Mts carretinha de transporte de 01 eixo largura 1,70 comprimento 3,90Mts avaliação: R$ 700,00desp.adm R$22,68

O Leilão esta marcado para o dia 05/11/2010, os veículos estão no pátio do setor operacional, Av. Padre Teodoro 421 bairro Aeroporto- Sete Lagoas. Mais informações no link www.mgleiloes.com.br

quarta-feira, 27 de outubro de 2010

PREFEITO FOI PEGO DE SURPRESA EM SOLENIDADE NO SAAE



Fotos: Blog A gota 2010


Hoje pela manhã, o prefeito Mário Marcio (Maroca), foi surpreendido na solenidade de entrega de veículos adquiridos pelo SAAE, o que era para ser uma festa acabou em muita discurssão. A solenidade aconteceu nesta manhã no setor de operações da Autarquia no bairro Aeroporto.


Tudo estava como a diretoria esperava, mas, quando o prefeito chegou ao setor de operações, o mesmo foi surpreendido por vários servidores indignados com a postura da direção do SAAE em conduzir os trabalhos sobre o PCCV - Plano de Cargos Carreiras e Salários.


Na oportunidade os servidores alegaram ao prefeito que a comissão escolhida em assembléia por servidores foi totalmente ignorada e destituída pelo Diretor Presidente Ronaldo de Andrade. Os servidores foram categóricos em dizer ao prefeito que o plano está pronto sem a participação dos mesmos.


Os servidores foram até o prefeito depois de ficarem sabendo que o PCCV já estava pronto e seria entregue ao prefeito para que fosse enviado para votação na Câmara de Vereadores.
O que surpreendeu o prefeito foi quando os servidores afirmaram não conhecer nenhuma linha do plano.


Em matéria publicada a meses atrás aqui no Diário do Saae, chegamos a afirmar que o PCCV do SAAE parece "cabeça de bacalhau", todo mundo ouve falar, mas nunca vê.


"Não queremos somente veículos novos, queremos ser respeitados, não vamos aceitar ser tratados com tanta indiferença por parte dessa diretoria."Disse um servidor.


É muita ingenuidade imaginar que um assunto de tamanha importância na vida funcional dos servidores seia apresentado sem a participação dos mesmos e também do SINDÁGUA, sindicato que representa a categoria.


Não é a primeira vez que o prefeito passa por situações desconfortáveis perante os servidores por erros causados por parte da direção do SAAE.


Depois de muita conversa, o prefeito Maroca prometeu consertar o equívoco da diretoria do SAAE e voltar a comissão que foi destituída pelo diretor presidente Ronaldo de Andrade.
Depois do fato, o clima de entrega dos veículos ficou pesado entre todos que estavam presentes.

terça-feira, 26 de outubro de 2010

SERRA SE ENTERROU NO METRÔ!!!



RICARDO FELTRIN



DE SÃO PAULO



A Folha soube seis meses antes da divulgação do resultado quem seriam os vencedores da licitação para concorrência dos lotes de 3 a 8 da linha 5 (Lilás) do metrô.



O resultado só foi divulgado na última quinta-feira, mas o jornal já havia registrado o nome dos ganhadores em vídeo e em cartório nos dias 20 e 23 de abril deste ano, respectivamente.



A licitação foi aberta em outubro de 2008, quando o governador de São Paulo era José Serra (PSDB) –ele deixou o cargo no início de abril deste ano para disputar a Presidência da República. Em seu lugar ficou seu vice, o tucano Alberto Goldman.



O resultado da licitação foi conhecido previamente pela Folha apesar de o Metrô ter suspendido o processo em abril e mandado todas as empresas refazerem suas propostas. A suspensão do processo licitatório ocorreu três dias depois do registro dos vencedores em cartório.



O Metrô, estatal do governo paulista, afirma que vai investigar o caso. Os consórcios também negam irregularidades ou “acertos”.



O valor dos lotes de 2 a 8 passa de R$ 4 bilhões. A linha 5 do metrô irá do Largo 13 à Chácara Klabin, num total de 20 km de trilhos, e será conectada com as linhas 1 (Azul) e 2 (Verde), além do corredor São Paulo-Diadema da EMTU.



VÍDEO E CARTÓRIO



A Folha obteve os resultados da licitação no dia 20 de abril, quando gravou um vídeo anunciando o nome dos vencedores.


Três dias depois, em 23 de abril, a reportagem também registrou no 2º Cartório de Notas, em SP, o nome dos consórcios que venceriam o restante da licitação e com qual lote cada um ficaria.



O documento em cartório informa o nome das vencedoras dos lotes 3, 4, 5, 6, 7 e 8. Também acabou por acertar o nome do vencedor do lote 2, o consórcio Galvão/ Serveng, cuja proposta acabaria sendo rejeitada em 26 abril. A seguir, o Metrô decidiu que não só a Galvão/Serveng, mas todas as empresas (17 consórcios) que estavam na concorrência deveriam refazer suas propostas.



A justificativa do Metrô para a medida, publicada em seu site oficial, informava que a rejeição se devia à necessidade de “reformulação dos preços dentro das condições originais de licitação”.
Em maio e junho as empreiteiras prepararam novas propostas para a licitação. Elas foram novamente entregues em julho.



No dia 24 de agosto, a direção do Metrô publicou no “Diário Oficial” um novo edital anunciando o nome das empreiteiras qualificadas a concorrer às obras, tendo discriminado quais poderiam concorrer a quais lotes.



Na quarta-feira passada, dia 20, Goldman assinou, em cerimônia oficial, a continuidade das obras da linha 5. O nome das vencedoras foi divulgado pelo Metrô na última quinta-feira. Eram exatamente os mesmos antecipados pela reportagem.



OBRA DE R$ 4 BI


Os sete lotes da linha 5-Lilás custarão ao Estado, no total, R$ 4,04 bilhões. As linhas 3 e 7 consumirão a maior parte desse valor.



Pelo edital, apenas as chamadas “quatro grandes” Camargo Corrêa/Andrade Gutierrez e Metropolitano (Odebrecht/ OAS/Queiroz Galvão) estavam habilitadas a concorrer a esses dois lotes, porque somente elas possuem um equipamento específico e necessário (shield). Esses dois lotes somados consumirão um total de R$ 2,28 bilhões.



OUTRO LADO



Em nota, o Metrô de São Paulo informou que vai investigar as informações publicadas hoje na Folha.


A companhia disse ainda que vai investigar todo o processo de licitação.



“É reconhecida a postura idônea que o Metrô adota em processos licitatórios, além da grande expertise na elaboração e condução desses tipos de processo. A responsabilidade do Metrô, enquanto empresa pública, é garantir o menor preço e a qualidade técnica exigida pela complexidade da obra.”



Ainda de acordo com a estatal, para participação de suas licitações, as empresas precisam “atender aos rígidos requisitos técnicos e de qualidade” impostos por ela.



No caso da classificação das empresas nos lotes 3 e 7, era necessário o uso “Shield, recurso e qualificação que poucas empresas no país têm”. “Os vencedores dos lotes foram conhecidos somente quando as propostas foram abertas em sessão pública. Licitações desse porte tradicionalmente acirram a competitividade entre as empresas”, diz trecho da nota.



O Metrô afirmou ainda que, “coerente com sua postura transparente e com a segurança de ter conduzido um processo licitatório de maneira correta, informou todos os vencedores dos lotes e os respectivos valores”.



Disse seguir “fielmente a lei 8.666″ e que “os vencedores dos lotes foram anunciados na sessão pública de abertura de propostas”. “Esse procedimento dispensa, conforme consta da lei, a publicação no ‘Diário Oficial’”.



Todos os consórcios foram procurados, mas só dois deles responderam ao jornal.



O Consórcio Andrade Gutierrez/Camargo Corrêa, vencedor da disputa para construção do lote 3, diz que “tomou conhecimento do resultado da licitação em 24 de setembro de 2010, quando os ganhadores foram divulgados em sessão pública”.



O consórcio Odebrecht/ OAS/Queiroz Galvão, vencedor do lote 7, disse que, dessa licitação, “só dois trechos poderiam ser executados com a máquina conhecida como ‘tatu’ e apenas dois consórcios estavam qualificados para usar o equipamento”.



“Uma vez que nenhum consórcio poderia conquistar mais que um lote, a probabilidade de cada consórcio ficar responsável por um dos lotes era grande”, diz.



O consórcio Odebrecht/ OAS/Queiroz Galvão diz ter concentrado seu foco no lote 7 para aproveitar “o equipamento da Linha 4, reduzindo o investimento inicial”.

segunda-feira, 25 de outubro de 2010

PEDRO BIAL AFIRMA: SERRA É UM COVARDE

Fonte: bocaquefala.blogspot.com

"O Hino Nacional diz em alto e bom tom (ou som, como preferir) que “um filho seu não foge à luta”. Tanto Serra como Dilma eram militantes estudantis, em 1964, quando os militares, teimosos e arrogantes, resolveram dar o mais besta dos golpes militares da ...desgraçada história brasileira. Com alguns tanques nas ruas, muitas lideranças, covardes, medrosas e incapazes de compreender o momento histórico brasileiro, “colocaram o rabinho entre as pernas” e foram para o Chile, França, Canadá, Holanda. Viveram o status de exilado político durante longos 16 anos, em plena mordomia, inclusive com polpudos salários. Foi nas belas praias do Chile, que José Serra conheceu a sua esposa, Mônica Allende Serra, chilena. Outras lideranças não fugiram da luta e obedeceram ao que está escrito em nosso Hino Nacional. Verdadeiros heróis, que pagaram com suas próprias vidas, sofreram prisões e torturas infindáveis, realizaram lutas corajosas para que, hoje, possamos viver em democracia plena, votar livremente, ter liberdade de imprensa. Nesse grupo está Dilma Rousseff. Uma lutadora, fiel guerreira da solidariedade e da democracia. Foi presa e torturada. Não matou ninguém, ao contrário do que informa vários e-mails clandestinos que circulam Brasil afora. Não sou partidário nem filiado a partido político. Mas sou eleitor. Somente por estes fatos, José Serra fujão, e Dilma Rousseff guerreira, já me bastam para definir o voto na eleição presidencial de 2010. Detesto fujões, detesto covardes!" Pedro Bial, jornalista.*

sexta-feira, 22 de outubro de 2010

DIREÇÃO DO SAAE DESCUMPRE DETERMINAÇÃO E CIPA INTERDITA OFICINA "NO PEITO"

FOTO: Membros da CIPA Israel e Glaydson
Fonte: Blog A Gota 2010

A CIPA, JUNTAMENTE COM O SETOR DE SEGURANÇA DO SAAE, NO USO DE SUAS ATRIBUIÇÕES, MEDIANTE DESCUMPRIMENTO DE TRATO POR PARTE DA DIRETORIA OPERACIONAL E PERIGO EMINENTE DE DESABAMENTOS COLOCANDO EM RISCO A VIDA DOS SERVIDORES QUE ATUAVAM NAQUELE LOCAL, RESOLVEM INTERDITAR A OFICINA E LAVADOR (RAMPA) DO SAAE QUE FUNCIONAVA NA ANTIGA INSTALAÇÃO DO DNER (DENIT), SITUADO NA RUA TUPINIQUINS.
TÃO LOGO FOMOS INFORMADOS QUE, POR ORDEM DO DIRETOR OPERACIONAL, ALGUNS SERVIDORES (LAVADORES E ELETRICISTA) FORAM ENVIADOS DE VOLTA AO LOCAL PARA A EXECUÇÃO DE SERVIÇOS, PROCURAMOS A DIRETORA ADMINISTRATIVO E FINANCEIRO (SANDRA NOGUEIRA) DO SAAE E A COLOCAMOS CIENTE DOS FATOS E FIZEMOS A COMUNICAÇÃO DA INTERDIÇÃO DO LOCAL.
A MESMA SE MOSTROU SURPRESA COM O DESCUMPRIMENTO POR PARTE DA DIRETORIA OPERACIONAL E NA MESMA HORA ENTROU EM CONTATO COM O DIRETOR MAISTON VIANA QUE, AO MEU VER, QUERIA SAIR FORA DIZENDO QUE, NÃO TINHA NINGUÉM TRABALHANDO NO LOCAL E QUE ELES ESTAVAM SÓ BUSCANDO ALGUMAS PEÇAS.

quinta-feira, 21 de outubro de 2010

RENÚNCIA DE RECEITA

FOTO: Caminhão da empresa de reciclagem abastecendo água potável para molhar pátio

FOTO: Caminhão pipa da Via Solo abastecendo água potável para lavar ruas


Fotos recebidas por email de um servidor do SAAE


É comum deparar com vários caminhões pipas de empresas particulares abastecendo água potável no sistema de bombeamento Cidade de Deus. Mas o estranho, é que algumas empresas não pagam pela água. “Algumas empresas como a empreiteira Prefissan que presta serviços na obra do PAC, abastece até três vezes por dia sem apresentar nenhuma nota de pagamento”. Disse um operador de casas de máquinas.
Outras empresas que tem acesso livre a água potável e de graça, é a Via Solo e a empresa de reciclagem Acícia, as mesmas nunca apresentaram nota de pagamento. A Via Solo utiliza água para lavar ruas, e a Acícia faz o uso da água potável para molhar o pátio da empresa.
Segundo um operador de casas de máquinas, com o aumento de abastecimento de caminhões pipas, várias ruas do bairro Cidade de Deus já estão sentindo a falta de água em locais mais auto.

terça-feira, 19 de outubro de 2010

DILMA ABRE 14 PONTOS DE FRENTE SOBRE SERRA

Do R7 publicado em 19/10/2010, às 5h19:



A candidata do PT à Presidência, Dilma Rousseff, aparece 14 pontos à frente de José Serra (PSDB) na disputa do segundo turno. Pesquisa Vox Populi divulgada na madrugada desta terça-feira (19) mostra Dilma com 57% dos votos válidos (quando os votos brancos e nulos são descartados), contra 43% de Serra.Quando são consideradas as intenções de voto, Dilma tem 51%, e Serra aparece com 39%. Votos brancos e nulos, neste caso, somam 6%, e indecisos, 4%. A margem de erro da sondagem é de 1,8 ponto percentual, para mais ou para menos.
Na pesquisa mais recente para o segundo turno, divulgada no dia 15, Dilma aparecia oitos pontos à frente de Serra. O Datafolha mostrou a petista com 54% dos votos válidos, contra 46% do adversário.
O Vox Populi ouviu 3.000 eleitores do dia 15 ao dia 17 de outubro. A sondagem foi feita a pedido do portal iG. O registro no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) foi feito com o número 36193/2010.

segunda-feira, 18 de outubro de 2010

CRIME AMBIENTAL

Esgoto volta a castigar lagoa José Félix

Uma das lagoas mais tradicionais da cidade está sofrendo com a poluição causada pelo esgoto que está sendo lançado de uma galeria próximo ao viaduto da avenida Norte Sul. Este problema já foi denunciado aqui no Diário do Saae meses atrás. Na época, o problema foi solucionado, no dia seguinte onde na oportunidade elogiamos a rapidez do atendimento. Mas agora, a situação está ainda pior, um grande volume de esgoto está sendo despejado no leito da lagoa. Como a comporta está fechada, o esgoto fica sem saída invadindo ainda mais o leito da lagoa.
Um mau cheiro insuportável para quem passa pelo viaduto próximo ao clube Náutico; agora a água da lagoa está com uma coloração bastante escura devido a quantidade de esgoto que está sendo lançado na lagoa.
Esperamos uma ação rápida do SAAE, mas, que não seja um paliativo, é preciso resolver de forma que o problema não se repita.

VEJA UMA SÉRIE DE FOTOS QUE TIRAMOS DO LOCAL:




quinta-feira, 14 de outubro de 2010

FUNCIONÁRIOS DE EMPREITEIRA QUE PRESTA SERVIÇOS PARA O SAAE CRUZAM OS BRAÇOS POR FALTA DE PAGAMENTO


Hoje pela manhã, os funcionários da WC Pavimentação empreiteira que presta serviços para o SAAE e também prefeitura de Sete Lagoas cruzaram os braços por falta de pagamento. Os funcionários alegam que desde o dia 08/10 estão recebendo a promessa de pagamento. Como a empresa é de Belo Horizonte e os funcionários de Sete Lagoas, a comunicação com a empresa acontece apenas por telefone, o que dificulta ainda mais o contato.
O caminhão com cerca de 10 toneladas ficou parado por horas na porta do Setor de Operações do SAAE. A empresa prometeu demitir todos os funcionários e deslocar outra equipe para o local. Segundo os funcionários, não irão deixar outra turma trabalhar enquanto não receber os seus salários.
Enquanto isso, a população fica a espera dos serviços de tapa buracos na cidade, sem contar com as 10 toneladas de asfalto que corre risco de ser desperdiçado por ser um produto que exige um tempo rápido para aplicação por ser usinado a quente.
Os funcionários afirmam também que há meses as carteiras de trabalho estão na empresa, e nem sabem se estão registrados.
É preciso ter mais critérios para contratações de empresas, os serviços do município não podem ser prejudicados por empreiteiras que não cumprem com suas obrigações trabalhistas.

quarta-feira, 13 de outubro de 2010

SAAE ADIQUIRE NOVOS VEÍCULOS


O SAAE vem trocando sua frota gradativamente, realizando leilões da frota antiga e comprando novos veículos diminuindo assim os gastos com manutenção.
Esta semana, chegaram quatro caminhões Iveco, um veículo utilitário Fiat e um mini caminhão Kia. Segundo informações, ainda estão para chegar três Fiats Uno e um caminhão báscula.
Há muito tempo, o SAAE esperou para ser contemplado com um investimento tão alto em sua frota; desde a administração Múcio José Reis, onde também foram comprados vários veículos.
É louvável a atitude da direção. Com equipamentos de qualidade a tendência é melhorar ainda mais a prestação de serviços para a população.
Agora é preciso estancar a sangria que afeta diretamente os cofres da Autarquia: investir em caminhões pipas, máquinas, caminhões básculas e caminhões limpa fossa. Justamente onde a demanda de aluguel é grande, não foram realizados investimentos consideráveis. Em média, 80% da frota pesada entre caminhões e máquinas, são de empreiteiras que prestam serviços, onde recebem por hora trabalhada causando uma sangria enorme nos cofres do SAAE.