sexta-feira, 9 de setembro de 2011

LEGISLATIVO CRIA DISPOSITIVO E CAIXA PRETA DO SAAE FINALMENTE SERÁ ABERTA E DIVULGADA



A Câmara de vereadores demonstrou em ações concretas que defende a cada dia a permanência do SAAE. Posicionamento que vai contra declarações de várias pessoas incluindo o atual presidente do SAAE Ronaldo de Andrade onde o mesmo afirma que vereadores não estão preocupados com o futuro da autarquia quando na oportunidade não aprovaram o reajuste na tarifa de água da cidade.


Os vereadores decidiram revogar o art. 128 da Lei n°5.749 de 18 de dezembro de 1998 que regulamenta os serviços públicos de água e esgoto prestados pelo SAAE- Serviço Autônomo de Água, Esgoto e Saneamento Urbano.


Com a revogação do artigo 128, o SAAE não precisará mais depender da Câmara de vereadores para aprovação de aumento de tarifa de água na cidade. O SAAE agora irá criar uma Agência reguladora possivelmente com os próprios membros do Conselho de Água já existente na autarquia.


A Câmara de Vereadores abriu mão do art.128 condicionando parâmetros de grande importância para a vida e permanência do SAAE na cidade. Vereadores decidiram transferir a responsabilidade do aumento das tarifas de água para uma Agência Reguladora exigindo do SAAE a prestação de contas, quadrimestral, de forma sintética, analítica e discriminativa de todo orçamento da Autarquia a Câmara Municipal.


A prestação de contas de cada quadrimestre será grafada ao verso da cobrança da tarifa, para publicidade, em cada quadrimestre subsequente.


Em caso de descumprimento de qualquer um dos parágrafos anteriores suspende-se qualquer aumento de tarifa.


Com isso, a Câmara de vereadores consegue literalmente abrir a caixa preta do SAAE quando o assunto é arrecadação. A prova das dificuldades em saber quanto o SAAE arrecada e quanto ele gasta e em que ele gasta está nas contas emitidas aos usuários mensalmente. No verso das contas observamos que as prestações de contas estão ainda no exercício do ano de 2008, e já estamos em 2011 e tanto usuários como servidores não têm acesso a arrecadação da Autarquia.


A aprovação da Lei foi recebida com muita festa pelos servidores da Autarquia, servidores surpreenderam com a atitude dos vereadores. Muitos acreditam que a arrancada do SAAE está começando agora, com transparência e respeito diante do maior patrimônio do município de Sete Lagoas (SAAE).


Vereadores foram muito criticados durante anos sendo taxados de aproveitadores da Autarquia no tocante a cabide de empregos e também de vários favores para garantir votos. Devemos reconhecer que em alguns casos, o SAAE realmente foi vítima de políticos mal intencionados, mas agora, parece que a Câmara prova o contrário, criando dispositivos totalmente a favor de um Saneamento de qualidade para Sete Lagoas.


O Blog Diário do SAAE parabeniza os vereadores pela atitude e o posicionamento firme e transparente em prol do Saneamento da cidade.

31 comentários:

  1. Parabéns aos veradores por serem mais uma vez justos comos servidores do Saae e com toda a população de Sete Lagoas. Mas, infelizmente para não acredito que irão passar a realidade dos fatos, estamos tão desacreditados que só resolveria a saída do Ronaldo de Andrade e Sandra Nogueira e Cia. Mesmo assim valeu.

    ResponderExcluir
  2. TÁ LASCADO! AGÊNCIA REGULADORA COM OS PRÓPRIOS MEMBROS DO SAAE JÁ EXISTENTE. CONTINUAREMOS NA MESMA OU ATÉ PIOR. SÓ APOIARÃO O QUE FOR CONVINIENTE A DIREÇÃO, SENÃO JÁ VIU?

    ResponderExcluir
  3. Aí uma excelente notícia no meio de tantos desmandos, Parabéns senhores Vereadores.

    ResponderExcluir
  4. Agora Senhor Presidente Ausente e Irresponsável do SAAE, você terá como provar para a Cãmara Municipal de Sete Lagoas - MG, quem é íngerente, como o Senhor e sua Equipe vive falando e indimidando no SAAE.

    ResponderExcluir
  5. Aí valeu vereadores, com o fim dos pagamentos de limpeza urbana só faltava transparência no SAAE, um dos maiores patrimônio de Sete Lagoas.

    ResponderExcluir
  6. Parabéns a COMISSÃO DE CONSTITUIÇÃO E JUSTIÇA PELA BRILHANTE EMENDA COBRANDO AS PRESTAÇÕES DE CONTA DO SAAE PERIODICAMENTE.

    ResponderExcluir
  7. SOU PROFESSOR E SERVIDOR MUNICIPAL, QUERO AGRADEÇER AOS SERVIDORES DO SAAE E AOS VEREADORES PELO APOIO E UNIÃO PARA AS MELHORIAS NAS CONDIÇÕES DE TRABALHO, VAMOS CONTINUAR LUTANDO PARA UM FUTURO MELHOR EM SETE LAGOAS.

    ResponderExcluir
  8. Eu lhe ser franco, nós servidores do SAAE somos perseguidos e bastante criticado pela direção do SAAE por irmos na câmara municipal de vereadores, mas lá onde estão os representantes do povo, somos muito bem tratados e temos nossos problemas solucionados sem ludibriações. Parabéns aos 13 vereadores e aos servidores da cãmara em geral, vocês são nota máxima.

    ResponderExcluir
  9. Agora só falta a direção falar que não terá condições de prestar contas quadrimestralmente.
    Seria no mínimo ridículo. Pois a lei é clara, tem que ser cumprida.
    Uma sugestão direção: Chame alguns servidores de carreira dos quais vocês veem enfiando a espora neles. Quem sabe aceitam o convite?

    ResponderExcluir
  10. Agora o consumidor, o povo de Sete Lagoas ganhou.
    Pois a direção do SAAE inteira terá que mostrar a que veio. Terá que mostrar seus números no verso da fatura mensal.
    Ponto para a população que anda carente de informação. Assim, o presidente ausente será obrigado a ser mais presente, e a aprendiz de administrativo e financeira não poderá errar primairiamente, nem causar equívocos, transtornos..

    ResponderExcluir
  11. Valeu vereadores, vocês fizeram duas coisas dignas de aplausos, e todas duas estão em todas Lares e Famílias do povo de Sete Lagoas, as coisas que eu refiro faz a diferença para o futuro de Sete Lagoas, são elas:

    O fim da greve dos professores municipais;

    e a cobrança da prestação de conta do Serviço Autônomo de Agua e Esgoto-SAAE, que é também questão de saúde.

    ResponderExcluir
  12. Só agora, acontece isso... Quando a corja já está de saída, mas nunca é tarde. Vamos ver se as informações serão verídicas. Essa comissão do Saae também tem que ser revista... tem gente que é muito esperto. Vamos ver o que vai dar. Quanto a postura dos vereadores estão de parabéns, continuem assim, cobrando.

    ResponderExcluir
  13. Depois desta excelente notícia, como estão os membros blasoneiros:

    Diretor Presidente ausente;

    Diretora Administrativa e Financeira aprendiz;

    Diretor Comercial subserviente da aprendiz supra citada;

    Diretor Operacional que ninguem vê;

    Eles vão ter que se virarem nos trinta.

    ResponderExcluir
  14. Engraçado, essa cambada ficou mais de quatro anos fazendo politicagem com reajustes infla cionarios que não é aumento é simplemente correção de valores. agora, os bonzinhos liberaram uma decisão que nunca tiveram competência para decidir. agora é tarde. não é mais que obrigação. câmara é pra fiscalizar, será que tiririca sabe o que é isso?

    ResponderExcluir
  15. Como que os vereadores iriam dar algum aumento se a Direção Ausente e Aprendiz não prestava contas, só ficavam fazendo divulgações em revistas irregulares e mentirosas. A Cãmara Municipal de Sete Lagoas cansou de tanta falta de responsabilidade da administração atual em geral e resolveu agir. Parabéns aos vereadores.

    Qualquer dúvida quanto esse comentário, olhe na conta de água da sua casa, comércio e indústria, o balanço que está publicado é do ano de 2.008.

    ResponderExcluir
  16. Parabéns para a Diretoria do Saae. Todos os diretores estão de parabéns. o projeto feito pela diretoria foi aprovado pela câmara. Ningúem nunca conseguiu isso. É a melhor diretoria de todos os tempos. VALEU.....

    ResponderExcluir
  17. O QUE OS VEREADORES TEM QUE FAZER, ELES NÃO FAZEM. FISCALIZAR, INCLUSIVE O PRÓPRIO SAAE QUE FAZ APROPRIAÇÃO INDÉBITA, COBRANDO O MESMO VALOR PRÁ QUEM CONSOME 1 M3 OU 10 M3 QUE É IGUAL A 10.000 LITROS DE ÁGUA.
    DE ACORDO COM O CÓDIGO DO CONSUMIDOR, EU TENHO QUE PAGAR, O QUE EU CONSUMIR. SERÁ QUE NINGUÉM VIU ISTO ATÉ HOJE?
    O POVO CONTINUA SENDO MASSA DE MANOBRA...NINGUÉM QUER VER OU PENSAR...
    ACORDEM...

    ResponderExcluir
  18. Servidor vidente diz:

    Temos uma vitoria a caminho quanto aos reajustes das contas.Mas isto é como um a gota dágua no deserto.Ainda temos que lutar, lutar, e muiiiiito.Um dos pontos altos da luta é a retirada desta diretoria nojenta que não da tregua. Vejam so o que esta rolando nas telinhas do SAAE.
    * Lei 1031(lembram dela?) Foi publicada. So Deus sabe como pequeno principe e o resto do juridico farao para analisar isto, sera pela cara? pela amizade com a corja maldita? Pois é, esperamos ver o que da e ai, vale a pena lembrar que para o Ministerio Publico, basta dar uma cutucada.
    * Nosso Vale Mais, que o diretor pompom ficou de olhar...E eu duvido que nao ficar so olhando ou dar uma aumento de 90,00.
    * O nosso Plano de Cargos, lembram dele???? Que se fosse revisto, repaginado e aceito seria grande parte dos problemas com os funcionarios atendido.
    * A ausencia dos diretores nos recintos do SAAE é normal no nosso dia a dia, mas podre se fossemos analisar bem. Mostra o descaso e o nojo que eles tem por nos, principalmente pela cobra que fuma e decoradora de praças, que nunca mostra a cara, fica so nos bastidores, fazendo ruindades.
    * Nao temos mais o TI(CPD), eram todos cargos nojentos de confiança e agora estamos entregues a propria sorte quanto a informatica.
    * Aproxima-se a politica, os candidatos se juntam, e nos temos que ficar de olho, pois um passo em falso e craum......La vem a corja maldita por mais 4 anos.
    FIQUEMA TENTOS!!!!!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  19. O QUE OS VEREADORES TEM QUE FAZER, ELES NÃO FAZEM. FISCALIZAR, INCLUSIVE O PRÓPRIO SAAE QUE FAZ APROPRIAÇÃO INDÉBITA, COBRANDO O MESMO VALOR PRÁ QUEM CONSOME 1 M3 OU 10 M3 QUE É IGUAL A 10.000 LITROS DE ÁGUA.
    DE ACORDO COM O CÓDIGO DO CONSUMIDOR, EU TENHO QUE PAGAR, O QUE EU CONSUMIR. SERÁ QUE NINGUÉM VIU ISTO ATÉ HOJE?
    O POVO CONTINUA SENDO MASSA DE MANOBRA...NINGUÉM QUER VER OU PENSAR

    Esse é totalmente contra o saae. Más como vc é burro, toda companhia de saneamento tem a sua tabela que oferece um valor com quantidade mínima a ser consumida (veja o site da copasa). Quanto vc acha que custa, seu asno, levar água e coletar esgoto até a casa do consumidor? E tem mais,está tudo dentro da Lei.

    ResponderExcluir
  20. Direção sem prestação de contas, acabou a farra.

    ResponderExcluir
  21. É tem gente que se manifestou com nome fiquitício, mas não se preocupou ao se manifestar novamente com o mesmo tipo de concordâncias, idéias e palavras ofensivas. Ex: Asno, toloba e por aí vai. É típico de pessoas que não respeitam as opinões alheias e se escondem através do anôninato e esquece-se de que sabemos de quem se trata. Até para responder precisamos ter no mínimo educação, elegância e acima de tudo HUMILDADE, saber ouvir, respeitar as opinões e manifestações alheias. Realmente não é para qualquer um.

    ResponderExcluir
  22. A Copasa cobra em Funilândia a taxa mínima de 6 metros cúbicos e muito mais caro que o SAAE. Deus nos livre da Copasa.

    ResponderExcluir
  23. Lei 1031? Lei 144 ? Troca-se MEIA DÚZIA POR SEIS.Gratifica-se advogado por ser formado em direito, engenheiro por ser formado em engenharia,professor por ser formado na matéria que leciona e por aí vai. O pior é chamarem isso de incentivo á qualificação do servidor.Isto não é incentivo e sim PRIVILÉGIO!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  24. Como pode deixar uma direção tirana dessas em empresa importante para a população, só da fora:

    gasto de uma fortuna em plano estratégico, para inviabilizar o SAAE, e a direção sair como bonzinhos;

    gasto de uma fortuna em um plano de cargos e salários que é um verdadeiro retrocesso, arapuca, tirando direito dos servidores;

    gasto de uma fortuna em publicidades enganosas, maquiadas, desnecessárias;

    gasto de uma fortuna em uma revista completamente irregular, com mentiras em seu conteúdo, e que foi denuciada ao minitério público por um cidadão.

    gasto de uma fortuna em cargos de confinaça só para levar documentos urgentes, em empresa particular do presidente, porque o mesmo não vai ao SAAE;

    gasto de uma fortuna em indenizações determinada pala justiça, por que a direção está assediando e perseguindo os servidores;

    gasto de tempo até do prefeito municipal, porque quando vai reunir com presidente do SAAE, o prefeito tem que ir ao SAAE e aguardar muito tempo no balcão do suplício, até as cães de guardas localizarem o presidente em seus nogócios particulares, isso aconteceu várias vezes, tem base, é o fim.

    E depois dos desmandos o Diretor Presidente Ausente vive falando que os vereadores que fazem ingerência no SAAE.

    ResponderExcluir
  25. Fernando Augusto Ribeiro12 setembro, 2011

    É, pelo que estou vendo o saae tem algumas pessoas bastante competentes. Más a maioria não tem um pingo de inteligência. Além disso, o sucateamento e as famosas manias estão bem enraizadas, bem como a politicagem que já vem de anos. Enfim, estamos entregues. Prá mim não é problema de Direção, nem funcionário. É o meio político é que vai acabar com o saae. Essa praga chamada política acaba com tudo e nós estamos presos. E para aqueles que acham que copasa pode ser melhor, esqueçam, uma vez implantada manda todo mundo embora. Também acredito que os maiorais que tem o poder de decisão não querem copasa, ela tem muito apetite. Eles querem sim é uma empresa particular, dessa forma as "NEGOCIAÇÕES" a favor do bolso de terceiros ficam mais fácil.

    ResponderExcluir
  26. Li comentários em uma materia anterior sobre uma possivel troca de presidente do SAAE, lá citava os nomes de alguns servidores que poderiam ocupar o cargo. Acho bacana esta visão de aproveitamento da prata da casa que estão tendo os trabalahores do SAAE, vi também que o nome do Arnaldo figurou em um comentario posterior, gosto dele e o acho bastante competente, só que acredito que ele seria melhor aproveitado como Diretor Administrativo e Financeiro, se bem que o sonho da maioria dos servidores do operacional é que ele um dia assuma aquele setor. É esperar para ver.

    ResponderExcluir
  27. Dizer que a Câmara de vereadores demonstrou em ações concretas que defende a cada dia a permanência do SAAE é uma mentira que nem pinóquio consegue inventar. Negaram reajuste por vários anos e quando deram era micharia. Agora estão querendo reduzir taxa de esgoto que tanto faz falta pelo menos para coletar além de outros serviços. Se depender de alguns alí nós estamos perdidos.

    ResponderExcluir
  28. Li comentários em uma materia anterior sobre uma possivel troca de presidente no SAAE, lá citava os nomes de alguns servidores e não servidores que poderiam ocupar o cargo. Acho bacana esta visão de aproveitamento da prata da casa que estão tendo os trabalhadores do SAAE, vi também que o nome do Arnaldo figurou em um comentario posterior, gosto dele e o acho bastante competente, só que acredito que ele seria melhor aproveitado, por sua formação, como Diretor Administrativo e Financeiro, se bem que o sonho da maioria dos servidores do operacional é que ele um dia assuma aquele setor. É esperar para ver.

    ResponderExcluir
  29. Tem gente que tem uma visão empresarial que nem froid explica. dizer que arnaldo seria ótimo diretor administrativo ou operaional é ser cruel com nosso colega. Talvez um cargo de alto de escalão, más área jurídica que é a sua especialidade. Ele é de nível técnico, más realmente é muito bom funcionário. A lista de pessoas para presidente de um comentário só pode ser piada. Depois do geraldo magela ainda não temos um técnico com competência na área.

    ResponderExcluir
  30. Gente deixa a alma do pobre coitado descansar em paz. O que ele foi ou fêz, já foi. Descanse em paz meu amigo Geraldo Magela.

    ResponderExcluir
  31. O servidor está tão revoltado que não respeitam mais quem já não faz parte deste mundo.Fábio assuma logo está presidência do Saae e termine com esta TORTURA que foi instalada atráves da gstão de Ronaldo de Andrade, Cobra fumante e Cia. Ninguém aguenta mais. Vamos Fábio, assuma de vez o contrôle da situação, só assim terá o apoio dos servidores, atráves de suas atitudes. Vamos lá. Não demore.

    ResponderExcluir