quarta-feira, 15 de junho de 2011

PROPOSTA DE AUMENTO VAI POR ÁGUA ABAIXO

Ontem na reunião da Câmara de Vereadores estava em pauta o projeto enviado de autoria do executivo pedindo um aumento de 19,45%, projeto esse que gerou muita polêmica quando foi apresentado.

Não precisamos ser nenhuma mãe Diná para sabermos que tal projeto não seria aceito pelos vereadores. Na verdade o SAAE está há mais de três anos sem aumento nas tarifas de água, aí o motivo de um pedido de aumento de 19,45%, o que assustou os vereadores justamente às vésperas de uma eleição municipal.

É preciso que o SAAE busque outros caminhos para que o aumento de água não fique nas mãos do legislativo. Sempre que algum projeto que propõe aumento de água é enviado para a Câmara o problema é o mesmo. De um lado o SAAE tentando buscar um maior poder de investimento, e do outro lado, vereadores com receio de perdas de votos no futuro.

Alguns acham que faltou diálogo e jogo de cintura entre direção do SAAE, executivo e vereadores. Um diálogo que aconteceu momentos antes de começar a reunião, onde o prefeito Maroca conversou com os vereadores e posteriormente o projeto foi retirado de pauta para ser apresentado em outra oportunidade com outra formatação de reajuste onde atenderá o SAAE, a população e diminuindo o desgaste dos vereadores diante da população. Um diálogo que deveria ter acontecido antes para que o projeto fosse aprovado imediatamente.

A direção do SAAE juntamente com os cargos de confiança que estavam na reunião, ouviram duras críticas do vereador Caio Dutra. Na oportunidade o vereador culpou a direção pela má gestão de falta de hidrometração e fiscalização de águas clandestinas na cidade. O vereador também fez duras críticas sobre o pagamento de 60 mil reais pagos a uma empresa para elaborar o Plano de Carreiras que nunca teria chegado até a Câmara para ser votado.
Depois da fala do vereador, a direção do SAAE juntamente com os cargos de confiança, abandonaram a reunião possivelmente desconfortáveis com a situação.

Uma grande tropa de elite foi convocada pela direção do SAAE para apoiar o projeto. Dezenas de cargos de confiança estiveram presentes na reunião da Câmara.

Esperamos que o projeto retorne a Câmara de vereadores para que o SAAE tenha mais poder de investimento e que os vereadores tenham consciência na hora do voto.

33 comentários:

  1. Como uma direção omissa e aprendiz dessa o prefeito não precisa de nenhuma oposição, é só vexame.

    ResponderExcluir
  2. A CÃMARA AJUDA O PREFEITO MAS A RECÍPROCA NÃO É VERDADEIRA.
    OBSERVE A MAUDADE DA EQUIPE DO PREFEITO MANDAR UM ÍNDICE DE 19,45% ACUMULADO INRESPONSÁVELMENTE PELA DIREÇÃO DO SAAE, MAS A DIREÇÃO É AAAAAAAAAUUUUUUUUUUSSSSSSSSSEEEEENNNNTTTTEEEE- AUSENTE.
    ISSO É ACHAR QUE OS VEREADORES SÃO BURROS, MAS FELIZMENTE A REALIDADE NA CÂMARA É OUTRA, MOSTRADO NA REUNIÃO DO DIA 14/06/2011.

    ResponderExcluir
  3. Essa direção não dá uma dentro.

    ResponderExcluir
  4. O que me espanta é que cada dia a sociedade fique a margem ,com esse tipo de atitude dos vereadores que não tem coragem de fazer aquilo que tanto falavam as vesperas de suas eleições,ficam jogando um xadres mesquinho para não "queimar o filme" com os eleitores que na verdade seram os mais prejudicados por essa "bondade" idiota a agua custa caro, a falta dela mais ainda,sempre ficaremos reféms da proxima eleição.Não seria hora de se pensar de forma coletiva? Afinal de contas o povo não é tão obtuso como pensam algums de nossos edis!

    ResponderExcluir
  5. Câmara de vereadores15 junho, 2011

    Uma autarquia que tem um conselho sem a participação dos movimentos sociais da cidade e também sem a participação dos próprios servidores,assim, fica impossível de deixar a responsabilidade de qualquer aumento para este conselho fictício que somente atende o que o presidetente do Saae exige.

    ResponderExcluir
  6. Imaginaram que iriam passar como um rolo compressor diante da câmara de vereadores, quebraram a cara.

    ResponderExcluir
  7. E AGORA???

    ESSES VEREADORES ESTÃO QUERENDO É COPASA.

    ResponderExcluir
  8. QUE BAGUNÇA !!!

    SO SEI QUE ENQUANTO ISSO O SAAE ESTÁ SENDO SUACATEADO, IRESPONSABILIDADE DOS POLÍTICOS.

    O PARTIDO DE MARCIO REINALDO (PP) E PARTIDO DO VICE GOVERNADOR DE MINAS, SINALIZAM PARA A VINDA DA COPASA.

    LEONE JÁ É COISA DO PASSADO, ATÉ O FORASTEIRO LEONARDO BARROS, PASSOU A PERNA NO EX PREFEITO, O PSD DE KASAB É DE LEONARDO. CLARO QUE LEONE NÃO VAI MAIS QUERER FILIAR AO PSD.

    DUILIO MUDO E CEGO, VIRA PAU MANDADO DO GOVERNADOR DE MINAS, AGORA SO PENSA NAS QUESTÕES REGIONAIS, DEIXA O CIRCO PEGAR FOGO EM SETE LAGOAS.

    DEPOIS DE FRITAR LEONE, MARCIO REINALDO PENSA QUEM SERÁ O VICE NA CHAPA DO PSDB, OS ENTENDIDOS DIZEM QUE SERÁ ELE MESMO.

    EMILIO PROCURA UM VICE QUE TENHA DINHEIRO PRA CAMPANHA. HEHEHE .... DIFICIL SEU EMILIO, TEMOS AI RAGOSINO , AROLDO, MAS MESMO ASSIM SERÁ QUE ELES TÊM CACIFE PARA ENFRENTAR O FORTISSIMO PSDB?

    EH NAMORO OU AMIZADE? PT E PMDB. SERÁ QUE MUCIO DEPOIS DE TRANCOS E BARRANCOS VIROU UM CARA DE IDEIAIS DE ESQUERDA? SE ALGUEM SABE DE ALGUM EMPEDIMENTO FALE AGORA OU CALE-SE PARA SEMPRE.
    HEHEHEH ANASTACIA TA DE OLHO, VAI FALAR ALGO????

    ResponderExcluir
  9. É tanta burrice junta e falta de desconfiômetro da direção do SAAE, enviar uma sandice dessas ao aéreo prefeito para que este, envie a câmara. É isto que me mata. Quanta idiotice. Estavam querendo era um banho desses mesmo do vereador Caio. Quanto tapa na cara em diretora aprendiz? Voltou ao trono do SAAE rindo para não chorar. Minha filha, não basta querer, tem que saber. Se toca! Vai enfeitar jardim.

    ResponderExcluir
  10. A incompetencia está ai. Ou melhor o acúmulo dela através desse índice de reajuste nas tarifas. Um gestão que chegou no SAAE em 2009 com um tom obsecado da iniciativa privada que não depende de opinião alheia para tocar seu novo negócio, o SAAE. Agora a esta altura, depois de tanto voltar atrás nas mancadas generalizadas, se veem com um atraso administrativo sem precedentes, prejudicando a administração do município e principalmente aumentando o risco de um colapso no fornecimento de água em detrimento dos investimentos necessários. Acharam que tinham tudo, quando não tinham e não terão o principal, a proximidade dos servidores, vereadores, e consumidores. UM FIASCO, é o resumo deste acontecido na câmara e uma chibatada no ego desses gestores soberbos do SAAE.

    ResponderExcluir
  11. O SAAE NECESSITA DE INVESTIMENTOS.
    PRECISA DE UMA POLÍTICA TARIFÁRIA ADEQUADA.
    MAS:
    A POPULAÇÃO NÃO É OBRIGADA A PAGAR POR UMA INGERÊNCIA DE DOIS ANOS E MEIO.
    A POPULAÇÃO NÃO PODE ARCAR COM A INSEGURANÇA DE UMA MÁ ADMINISTRAÇÃO GARGANTA ABAIXO.
    OS DIRETORES FAZEM AS ASNEIRAS DELES E DEPOIS QUEREM EMPURRAR A SUGEIRA DEBAIXO DO TAPETE E SAIREM LIMPOS. QUANDO QUEM TERÁ QUE LIMPAR DEPOIS OS PREJUÍZOS É A POPULAÇÃO COM GRANDE IMPACTO NA CONTA DE ÁGUA.
    ESTÃO CERTOS OS VEREADORES DE NÃO PERMITIREM E ASSIM MOSTRAREM A CARA DESSA GESTÃO HORRENDA, MAL PREPARADA E OMISSA DO SAAE. NÃO PERMITIRAM E NÃO O FARÃO PELO SIMPLES FATO DE QUE UMA ATITUDE DESSAS SER EMPURRAR A IRRESPONSABILIDADE DOS GESTORES DO SAAE NO COLO DO CONSUMIDOR.
    MAROCA ESTÁ APRENDENDO A DURAS PENAS A RECEBER TANTOS NÃOS NECESSÁRIOS PARA QUE TOME CONCIENCIA QUE SUA ESCOLHA OU INDICAÇÃO DOS DIRETORRES DO SAAE NÃO FOI E NÃO SERÁ APROVADA NEM PELA POPULAÇÃO, NEM PELOS SERVIDORES, NEM PELOS VEREADORES E TEEM MOTIVOS CLAROS PARA ISTO.

    ResponderExcluir
  12. Até quando prefeito, o Sr. fará política contrária ao Sr mesmo?
    Até quando vai queimar o filme do partido?
    Quantos ainda estão te apoiando? Nem meia duzia.
    Está havendo uma debandada generalizada.
    E os que ainda não declararam estão apenas fazendo linha, mas estão costurando por trás e no momento exato o Sr. vai perder até o chão. Ficará sozinho, sozinho.

    ResponderExcluir
  13. Faltou inteligencia da diretoria do SAAE.
    Faltou humildade.
    Faltou diplomacia.
    Faltou diálogo.
    Faltou compromisso.
    Faltou experiência.
    Faltou parceria.
    Faltou planejamento.
    Faltou transparência.
    Faltou interlecutor.
    Faltou cronograma.
    Faltou confiança.
    Faltou confiança??
    FALTOU TUDO!!

    ResponderExcluir
  14. Muito influente16 junho, 2011

    Os vereadores estavam cientes que o presidente Ronaldo de Andrade não teria o apoio dos servidores, somente cargos de confiança estiveram na reunião e muitos revoltados pela obrigatoriedade imposta por ele. Eis um dos motivos da não aprovação. Sem o apoio dos servidores fica muito difícil até a permanência dessa diretoria que esta com os dias contados pelo que apurei.

    ResponderExcluir
  15. O presidente achou que sua prepotência também daria resultado aquí na Câmara e quebrou a cara.
    Maroca perde outra batalha e sua fragilidade política é visível.

    ResponderExcluir
  16. Eu fiquei sabendo que o novo sem diploma Chefe da Informática do SAAE é filho da chefe do almoxarifado, aquela que balança o envelope de dinheiro doado ou lobismo das empreiteiras, na verdade essa direção é imoral, incompetente, ilegal. A situação está ficando descarada.

    ResponderExcluir
  17. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  18. Diário do Saae16 junho, 2011

    Caros leitores, pedimos que moderem seus comentarios para que eles sejam publicados. Continuem participando.

    ResponderExcluir
  19. ATENÇAO DIRETORIA, PRESTE ATENÇAO:

    Os vereadores estão do nosso lado por um simples motivo:
    Ano que vem tem eleiçoes e ja começaram as articulaçoes, alianças.Nos somos a grande maioria e totalmente irados com esta diretoria nojenta, CERTO?
    A grande jogada são os vereadores do nosso lado e contra o prefeito(ja bastante desgastado, enfraquecido e morto). Ja pensou se os vereadores se virassem contra nos?????? Seria suicidio numa altura desta do campeonato. E o que os diretores fazem o tempo todo??????Batem de frente contra nos, e agora contra a camara e a favor do morto prefeito.
    RACIOCINEM, MEU DEUS,É MUITA PRECISÃO DE DINHEIRO!!!!!!SANTO CRISTO, MISERICORDIA, ATE QUANDO????????????? E AINDA COMEMORAM MAIS QUATRO ANOS?????????
    ENQUANTO VIDA EXISTIR E ESTE BLOG, CAES DE GUARDA QUE LEEM ESTE TODOS OS DIAS, BOTAREMOS SIM, A BOCA NO TROMBONE!!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  20. A diretoria do SAAE agiu certo e mandou propostas de reajustes em 2009, 2010 e 2011 que foram negadas pelos vereadores. O que faltou foi apoio do prefeito que é um covarde que tem medo de desgastes, dos deputados Márcio Reinaldo e Duilio que bajulam os funcionários do SAAE para terem votos e são irresponsáveis na hora que deveriam ser responsáveis e dos funcionários do SAAE inclusive deste Diário do SAAE que só se manifestou depois que o aumento foi por água abaixo. Depois os vereadores Caio Dutra e Marcelo Coperselta que armaram todo esse jogo aparecem na garagem do SAAE e são recebidos de braços abertos. É só esperar.

    ResponderExcluir
  21. Comunicação SAAE17 junho, 2011

    •Projeto de Lei 194/2009 de 18 de dezembro de 2009, requerido o reajuste de 14,50%;
    •Projeto de Lei 196/2009 de 28 de dezembro de 2009 que alterava o artigo 128 da Lei 5.749/98 com o objetivo de transferir ao Conselho Municipal de Água e Esgoto - CMAE a prerrogativa de referendar reajustes;
    •Projeto de Lei 76/2010 de 14 de abril de 2010 que alterava o artigo 128 da Lei 5.749/98 com o objetivo de transferir ao Conselho Municipal de Água e Esgoto - CMAE a prerrogativa de referendar reajustes;
    •Projeto de Lei 87/2010 de 12 de maio de 2010, requerido o reajuste de 13,00%.
    •Mensagem 27/2011, em 01 de junho de 2011 que referenda resolução nº 01/2011 do Conselho Municipal de Água e Esgoto – CMAE, autoriza o reajuste de tarifas de água e esgoto do SAAE em 19,76% a serem aplicados em duas parcelas de 9,88%, a primeira a vigorar a partir de 1º de agosto/11 e a segunda a partir de 1º de novembro de 2011. A projeção considera obrigatoriamente a data base para reajuste do funcionalismo em janeiro/2012.
    JORNAL SETE DIAS DE 17/06/2111

    ResponderExcluir
  22. Esgotadas todas as tentativas dessa diretoria de tampar o rombo da má gestão com reajuste das tarifas.
    Agora é o cúmulo do absurdo esta diretora virar e dizer que o reajuste é necessário para que o plano de cargos e salários seja viável.
    Esta senhora é um fiasco na vida do SAAE e de quem a conhece.

    ResponderExcluir
  23. Esta diretoria está insustentável.
    O objetivo do SAAE precisa dar continuidade.

    ResponderExcluir
  24. O vereador que for o responsável por cortar a cabeça da diretoria do SAAE, irá se reeleger, pois é o que os funcionários mais querem. E eles representam duas ou mais cadeiras na câmara.

    ResponderExcluir
  25. O vereador que for o responsável ou co-responsável pela exoneração da atual diretoria do SAAE, irá se reeleger, pois é o que os servidores e seus familiares mais querem. Representam duas ou mais cadeiras na câmara levando em conta que serão vinte e uma cadeiras na próxima.
    Este blog está contribuindo com a verdade.

    ResponderExcluir
  26. Uma vaia para os capachos e a diretoria sim, mas no escritório central a maioria é solidária a favor dos compromissos do SAAE com Sete Lagoas, independentemente de uma administração péssima sem perfil algum para a coisa pública.
    Estamos apenas trabalhando com o inimigo. Mesmo assim somos capazes de proceguir com o SAAE vivo e servindo o nosso povo, que é o que mais interessa. Não é nomeações equivocadas do prefeito em 2009 que derrubarão o SAAE.

    ResponderExcluir
  27. O prefeito já deve estar apurando o próximo presidente do SAAE. Esperamos que não seja alguem do conselho, membro do grupo dessa diretoria atual, ou do clube dos engenheiros que querem uma boa fatia do dinheiro do PAC água.

    ResponderExcluir
  28. Esperamos que o prefeito reflita. Respeite os técnicos, funcionários de carreira sérios que fazem o corpo do SAAE, corrigindo sua equivocada nomeação no SAAE. O SAAE está a deriva em razão de um gestor totalmente ausente com a cabeça voltada as suas empresas particulares e uma diretoria sem perfil, perdida sem conhecimento de causa e segurança de decisão alguma. Os técnicos, funcionários de carreira, colaboradores agradecem o mínimo respeito do Sr.prefeito Mario Marcio "Maroca".

    ResponderExcluir
  29. Servidor anônimo19 junho, 2011

    Diário Saae, é bom mesmo pedir para moderar no palavriado. O pessoal do escritório central trabalha muito bem e duro, merece respeito e não usam desse tipo de palavriado para dirigir aos colegas de trabalho do setor operacional, aliás são sempre muito bem tratados e respeitados. Para informação de todos tem um pessoal que veste a camisa e há anos de trabalho e dedicação. Outra coisa, os vereadores viviam lotando a recepção do SAAE/Central em busca de diversos serviços gratis para agradar eleitores. As palavras do Sr. Caio foram bastante infelizes, demonstrou não ser conhecedor dos trabalhos que o SAAE vem desenvolvendo e ainda errou bastante dizendo que a autarquia possui mais de 1.500 funcionários e etc. Pessoas inteligentes sabem que a cidade cresce e para melhorar precisa-se aplicar o aumento. Falar quando não se conhece os fatos e julgar é muito fácil. Informem-se para poder criticar não é preciso ter estudo para isso. Outra coisa, presentes na câmara estavam pessoas idôneas, que sempre vestiram a camisa do SAAE e se levantaram em protesto às más informações ditas pelo DR. Caio,e foram ali para dar apoio à empresa de onde tiram seus sustentos, no SAAE havia muito trabalho a se fazer, ouvir tanta besteira era perda de tempo e tempo é dinheiro para a autarquia melhorar e melhorar nosso salário.

    ResponderExcluir
  30. Estas palavras aí de cima é dela.. DA dita cuja que está sujando e quebrando o SAAE.
    É ela, a diretora que nunca escondeu em afirmar que nos funcionários do SAAE somos um bando sem estudo, isto é ignorantes analfabetos. Faltou simplicidade e humildade na sua educação refinada. Mas uma hora a casa vai cair.
    Com este infeliz comentario quiz reverter a situação acusando os vereadores de lotarem a recepção com pedidos de ligação gratis, isto é inverídico, deste de 2008 todos os requerimentos dos vereadores são baseados na lei e nos subsídios que são permitidos. Se a senhora não sabe , leia a legislação vigente. Que está na sua gaveta. Que tal um projetinho de decoração? uma plantinha aqui, outra ali!!!

    ResponderExcluir
  31. Servidor anônimo24 junho, 2011

    É Sr. anônimo acima, vcs julgam muito, se enganou na referida pessoa. Vcs. são de dar dó.

    ResponderExcluir
  32. Por que será que a câmara vem sistematicamente negando ao SAAE autorização para reajustar as tarifas, que logicamente estão defasadas,já são as mesmas há tres anos? Há quem diga que os vereadores temem a opinião pública. Isto não se justifica. se assim fosse não concederiam aumento de tarifa para a Turi todos os anos dentro das necessidades que a empresa alega ter. Analisando atentamente é fácil perceber que uma única pessoa paga mais em passagem de ônibus por semana do que sua família inteira paga pela água para o mês todo.Será que a sobrevivência da Turi é mais importante do que a sobrevivência do SAAE? Repito. Se UMA PESSOA sair de casa todos os dias durante o mês,pegando apenas um ônibus para ir e outro para voltar,ela gastará 123,00 em passagens de ônibus. Nesse mesmo mes para ter água para toda a famìlia, se pagar tarifa mínima ela gastará 20,00. Em pouco tempo essa situação realmente pode comprometer a sobrevivência da empresa. Porém ninguém deve se enganar. Se a Copasa vier , ela pratica economia de mercado. Não tem tarifa de 20,00 nem solução mágica para os problemas como muitos pensam. Terá falta de água da mesma forma que outras cidades atendidas por ela teem, terá tarifas muito mais altas para o consumidor, terá desemprego para os funcionáros do SAAE entre outras novidades que farão muita gente se arrepender por não lutar pelo SAAE, que é um patrimônio do município de Sete Lagoas. Tem muita gente se esquecendo disso.O SAAE não é a diretoria, nem os funcionários. É um patrimônio da cidade, precisa ser cuidado e defendido como tal e não asfixiado como vem sendo por todos os lados.

    ResponderExcluir
  33. Parabéns pelo comentário acima.

    ResponderExcluir