terça-feira, 26 de abril de 2011

SAAE INICIA ESTUDO HIDROGEOLÓGICO



No último dia 14, foi realizado no escritório central do SAAE, o primeiro encontro para divulgação do inicio dos trabalhos de elaboração do Estudo Hidrogeológico no município de Sete Lagoas.

Para este primeiro encontro foram convidados algumas pessoas e instituições que podem efetivamente colaborar com o SAAE no levantamento de dados existentes no que se refere a diagnósticos ambientais já existentes, licenciamentos, dados de hidrogeologia em geral.

O diretor presidente do SAAE, Dr. Ronaldo de Andrade, abriu a reunião pontuando a importância deste Estudo Hidrogeológico para Sete Lagoas e que o resultado do mesmo será decisivo para o desenvolvimento e crescimento urbano da cidade em função da nossa dependência total da agua subterrânea para o abastecimento público e da fragilidade do nosso solo. A realização deste Estudo é uma necessidade antiga e que só agora esta administração consegue com recursos próprios orçamentários fazer frente a licitação contratar empresa especializada. O Dr. Ronaldo apresentou a empresa vencedora: SERVMAR Ambiental & Engenharia, e passou a palavra para os representantes da empresa, geólogos Mateus Delatim Simonato, Saulo Santos e o Professor da USP, Dr. Ricardo Hirata.

A empresa apresentou seu histórico profissional e alguns trabalhos similares já realizados no Brasil e esclareceu como será executado este Estudo em todo o território de Sete Lagoas. Apresentou também o cronograma das ações e informou que o prazo para a execução é de 660 dias.

Os principais objetivos do Estudo são a caracterização do potencial dos aquíferos municipais, a avaliação qualitativa e quantitativa das aguas subterrâneas que abastecem a cidade, identificar fontes de poluição, zonas de recarga, áreas de risco geológico e elaboração de um Plano de Regularização das captações, bem como melhorias no sistema de gestão da água. O resultado do Estudo será o fornecimento de elementos para o planejamento futuro das ações e investimentos do SAAE, e de um modelo de uso econômico e ambientalmente sustentável dos recursos hídricos. Outra meta é a geração de dados relevantes para uma futura gestão integrada dos recursos hídricos subterrâneos e superficiais (captação de agua no Rio das Velhas) e maior segurança em relação a sensibilidade geotécnica, dado este de grande importância na revisão e atualização da Lei de Parcelamento, Uso e Ocupação do Solo.

A SERVMAR informou ainda que os serviços foram contratados para serem executados em duas etapas: A Primeira Etapa, dividida em três fases a saber: levantamento de dados existentes (em andamento), geração e compilação dos dados, ensaios de campo, monitoramento e elaboração de um banco de dados dos poços, bem como plotagem de base de dados em meio digital.

Nesta primeira etapa, já em execução, foi destacado a importância das colaborações externas no que se refere a dados já existentes e a disponibilização de informações técnicas importantes para o enriquecimento do diagnóstico, sendo que este é o momento para as citadas colaborações.

O SAAE está providenciando o envio de ofícios aos órgãos e instituições que se propuseram a colaborar nesta primeira etapa e espera contar com o apoio já empenhado neste primeiro encontro. As informações técnicas encaminhadas serão compiladas e devolvidas a sociedade e aos órgãos parceiros na forma final do Estudo Hidrogeológico.

A Segunda Etapa prevê o detalhamento geológico e elaboração de mapas temáticos com a definição da caracterização hidrogeológica do município.

PRESENÇAS

A reunião contou com as presenças dos geólogos de Sete Lagoas Jaime Paulino e Wagner Munaier, com a presença importante do Promotor do Meio Ambiente, Dr. Ernane, dos professores da UNIFEMM: Dr. Lairson Couto e Gisela Avellar, o pesquisador Sr. João Herbert da EMBRAPA, geólogas Maricene e Adriana do IGAM, funcionários do SAAE e algumas secretarias municipais.

Na próxima reunião, que será aberta ao público e já prevista para o mês de agosto, o objetivo principal será a apresentação do andamento dos trabalhos.

Com a execução do Estudo Hidrogeológico o SAAE espera responder a todas as questões referentes ao conhecimento do nosso subsolo e assim acompanhar o crescimento urbano do município, atendendo com qualidade o consumidor.


Fonte: Saaeemfoco.blogspt Assessoria de Comunicação / SAAE

Um comentário:

  1. Este estudo foi exigencia dos orgãos reguladores
    Nada é feito por vontade própria, mas sim sob pressão. Apagando incendios.
    Até parece!!
    Mas de qualquer forma é válido e importante.

    ResponderExcluir