quarta-feira, 13 de abril de 2011

PROPOSTA DO PLANO DE CARREIRAS DO SAAE GERA MUITA POLÊMICA

Foto: Juventino Pereira de Souza, assessor vereador Claudinei Dias e servidor do SAAE
Reflexão sobre a proposta de Plano de Cargos e Salários do SAAE

Prezados colegas servidores,

Em uma análise geral e preliminar, faço as seguintes observações em relação à proposta elaborada pela direção do SAAE, assim chamada de reorganização administrativa:

Primeiro, na questão do conselho administrativo não está claro no Plano como será sua constituição e papel, se consultivo ou deliberativo, e mais ainda, sua forma de eleição; ou se será indicativo. A meu ver, essa é uma questão de suma importância na estrutura administrativa do SAAE. Na minha opinião, a direção do SAAE precisa convocar uma Conferência Municipal de água e saneamento urbano, ocasião em que será eleito o conselho.;

Segundo, o SAAE conta hoje com um excesso de cargos de confiança que, na maioria das vezes, são utilizados apenas para melhorar os baixos salários de alguns servidores privilegiados pela diretoria ou por indicação política, como é o caso das chamadas coordenadorias. Aí encontra-se a grande questão administrativa do SAAE. E o Plano não deixa claro a extinção de todos os cargos comissionados e como será a nova estruturação dos referidos cargos: quantos serão de recrutamento amplo e quantos serão de recrutamento restrito. Em relação aos servidores efetivos (concursados), o Plano deixa uma enorme lacuna à medida em que extingue vários benefícios destinados aos mesmos, tais como: abono natalício, férias-prêmio, triênios, etc. Por outro lado, em nenhum momento, o Plano deixa claro quais seriam as compensações em relação aos benefícios extintos.;

Terceiro, quanto a redenominação de cargos de provimento efetivo, ou seja, os concursados, a meu ver, o Plano erra no momento em que generaliza tudo em detrimento das funções específicas. Ex.: Um mecânico não é agente especializado de saneamento; O carpinteiro também não é agente especializado de saneamento; Igualmente, a telefonista não é agente especializada de saneamento; da mesma forma o técnico de contabilidade, o motorista, o assessor administrativo e assim por diante. Isso não quer dizer que tais profissionais não possam conhecer algo a respeito de saneamento. Não se trata disso, mas creio que este é um aspecto do Plano que precisa ser rediscutido sob uma ótica mais adequada. No setor administrativo do SAAE, as funções são administrativas. No setor operacional cabe a função de agente especializado de saneamento, além de outros.

Para concluir, vejo que o Plano ainda que tenha a intenção de reformular a empresa, precisa passar por uma ampla discussão para que os servidores, de maneira geral, e pessoas interessadas, possam opinar e apresentar sugestões no sentido de melhorá-lo no que tange a seus diversos aspectos. Assim, a diretoria atual, de forma mais democrática conseguirá obter um produto final com ampla discussão e aprovação da maioria dos servidores do SAAE.

Juventino Pereira de Souza

Servidor do SAAE

12 comentários:

  1. CARO SERVIDOR E ASSESOR PARLAMENTAR,

    O PCCV, Plano de cargo, carreira e vencimento não é estatuto ele é submetido ao estatuto do servidor (vale lembrar que sua revisão ta engavetada); o estatuto sim que irá comtemplar vantagens pessoais, gratificações, férias prêmio e outros beneficios e direitos. O Plano cuida apenas da carreira do servidor deverá conter sim acessos na horizontal e vertical, por tempo de serviço e mérito, este é o verdadeiro plano. Equivocado está quando diz que não fala do conselho de augua e saneamento, caro amigo conselheiros não são servidores de carreira, ah e mais o plano deverá abrigar somente os efetivos (concursados) pois os contratados são temporários para atender uma emergencia ( ta na Constituição Federal). Olha o que precisa ser feito é uma capacitação para todas as pessoas envolvidas no processo, para que possam conhecer a dinâmica de PCCV. comentários sem fundamentos só irão contribuir para emperar o processo. se o PCCV apresentado não está bom para o servidor, que o servidor lance suas propostas, mas com fundamentos e conhecimentos técnicos.
    Sei que é um processo muito dificil, pois sabemos que muitos não irão entender, mas se os formadores de opiniões emitirem pareceres sem um estudo profundo do assunto complicará muito mais. Hoje temos na internet milhares de PCCV da uma olhadinha, estude com carinho, só assim poderemos contribuir com este dificil, mas certamente vantajoso processo.
    Peço que o sindicado publique o PCCV na internet para que possamos ajudar e emitir o nosso parecer.

    Obrigado.

    ResponderExcluir
  2. Saae Opera14 abril, 2011

    O Plano de Carreiras proposto é uma vergonha,já nasceu morto com vários benefícios nosso sendo cortado favorecendo somente os salários de grande escalão como os apostilados por exemplo. Devemos aprimorar o Plano atual que não é tão ruim assim. Estamos só esperando a proposta ir para a Câmara e aí sim, mostraremos o Prefeito Maroca que ele mente ao afirmar que estamos a favor do Plano. Aguardem!

    ResponderExcluir
  3. Servidor de carreira

    Colega Joventino,
    Você tem razão quando mensiona o conselho. Parece que são fictícios, é boa pergunta consultivo ou deliberativo? Qual a representatividade gráfica no organograma, vai ficar subordinado ao presidente? é o que está parecendo.

    ResponderExcluir
  4. O Plano foi elaborado por uma empresa fraudulenta de São Paulo, a prova de falta de credibilidade do Plano, da Direção do Saae e também da empresa contratada para acabar com os nossos direitos.

    ResponderExcluir
  5. Warliton Santana tavares14 abril, 2011

    Caro Joventino.
    Você está de parabens pelo tempo dispensado para analisar o proposto plano de cargos, vencimentos e salários.
    Eu concordo com você, nós servidores ficaremos a mercê de sabalternos do presidente, muitas vezes sem conhecer do assunto mas com muitos poderes.
    Essa proposta de plano é um lei delagada dado à direção. E um atraso em matéria carreira na autarquia, pois o atual plano 82/2003 é bom só precisa fazer ajustes. O plano de 82/2003 respeita o estatuto do servidor.

    ResponderExcluir
  6. Esse plano tem coisas muito pior do que você escreveu. Tipo reibaixamento de nível de servidor, 460 servidores entram perdendo no salário, acabam muitos direitos.

    ResponderExcluir
  7. Salve este BLOG. Ao idelializador sucesso.

    ResponderExcluir
  8. João L. Pereira14 abril, 2011

    Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  9. Não mainifesto mas sou companheiro14 abril, 2011

    Um espaço democrático onde nós servidores podemos opinar,e desabafar mesmo que seja como anônimo para não sermos vítimas dos prepotentes que estão hoje no Saae. Eles esquecem que somos livres também quando votamos de quatro em quatro anos nas eleições municipais. Caro Maroca, tenho dó de você se for candidato nas próxomas eleições, o que não acredito que seja, não seria tão cara de pau para chegar ao extremo.
    Já os que estão nop poder do Saae e acham que isso irá durar para sempre, estão muito enganados, o praso de validade de vocês já venceu á muito tempo e só o prefeito omisso Maroca não percebeu isso até agora.
    Estou ancioso a espera de novas eleições, e veremos quem tem mais força, se é a prepotência ou a democracia com nossos votos na urna. Estou muito a vontade em participar desse espaço que conhecia em comentários, mas agora serei um leitor desse Blog e sempre utilizando a assinatura de anônimo o que nos da mais liberdade em nossas opiniões, pois trabalho ao lado dos prepotentes e eles nunca irão saber quem sou eu na verdade. Abraços aos amigos servidores do SAAE, com a certeza que somos maiores que eles!

    ResponderExcluir
  10. O SAAE está cheio de desvio de função, servidores apadrinhados em outras função do cargo de origem, e agora quer detonar com os 500 servidores que prestou um concurso de igual condição com cada cidadão, concurso público, como é definido na constituição federal.

    Isso detona o SAAE por que esse tipo manobra favorece os malditos desvios de dinheiros, por que a pessoa fica obrigado a assinar qualquer planilhas, e ficar calados, por que se não perde o privilégio.

    Isso é muuito imoral.

    ResponderExcluir
  11. As manobras dos desvios de função como está no cometário não só imoral, é também conivência e roubo, roubalheira.

    Tomem cuidados seus servidores coniventes ou oportunistas a polícia federal está pegando até assessores de deputados em gabinetes.

    ResponderExcluir
  12. Fernando F. dos Santos17 abril, 2011

    Eu acho é que temos de ter o plano e ponto final. É só cada grupo fazer a sua parte e propor as alterações. Agora dizer que esse plano antigo é bom??? se fosse bom não precisaria de alterações. Esses caras que estão comentando também não entendem muito disso não.

    ResponderExcluir