domingo, 3 de abril de 2011

AUDIÊNCIA PÚBLICA COM A COPASA: MUITO BATE-BOCA E NENHUMA SOLUÇÃO EM LAGOA SANTA

A comunidade saiu frustrada ao ser informada pela estatal que o problema de falta d?água em Lagoa Santa só será resolvido no meio do ano que vem. Nem mesmo a recomendação do Ministério Público foi acatada.
Com a presença de 200 pessoas, foi realizada no auditório da Escola Professora Claudomira a esperada Audiência Pública com a COPASA para tratar da falta de fornecimento de água em muitos bairros da cidade.Os trabalhos foram presididos pelo prefeito Rogério Avelar e a mesa composta pelo secretário de planejamento Breno Salomão Gomes, o diretor superintendente da COPASA Cleber Antônio Batista e o vereador Robertinho. Os outros vereadores também compunham a mesa, mas em cadeiras laterais.

O prefeito Rogério Avelar com falou com veemência informando ao público presente das iniciativas tomadas pela prefeitura que alertou o Estado e a Copasa para a necessidade de medidas urgentes a respeito do abastecimento de água para a cidade, fato este de pleno conhecimento de todos. O crescimento populacional de Lagoa Santaas, várias obras por todos os lados, não servem como explicação pela falta d?água..Iinclusive, que, caso não fosse dada explicações plausíveis, a prefefeitura. iria mover uma ação judicial contra a Copasa. O prefeito. Informou ainda que pensou inclusive em fechar escolas públicas e postos de saúde pela falta de água.explicar à imprensa

Superintendente da Copasa tenta explicar à imprensa O dir. da Copasa Cleber Antônio Batista demonstrou o desenvolvimento das obras em vídeo, as dificuldades encontradas inclusive no trecho da linha verde onde houve problemas técnicos junto ao DNER/ DENNIT, aumento do custo de obras anteriormente programado, trabalhos que estão sendo realizados nas 3 fontes ?Rio Acima, Céu Azul e Confins.

Entretanto, foi bombardeado por perguntas a respeito da falta de planejamento da Copasa, pois todos tinham ciência da necessidade urgente de dar uma Presidente da Câmara vereador Rufino cobrou providências imediatas solução em função da demanda que veio a acontecer. Foi contestado também o aumento no valor das contas de água de toda a população, aumentos significativos, apesar do menor consumo, péssimo atendimento dos funcionário da Copasa para prestar esclarecimentos, falta de telefones com pessoal bem orientado, além da água de péssima qualidade afetando inclusive a saúde das pessoas.e também pelo fato da Copasa não informar ( é lei ) aos consumidores os dias, horários e motivo da falta de abastecimento d?água.Uma conclusão possível: como a Copasa é empresa de economia mista e tem ações negociadas em bolsa de valores, a entidade que informa sempre a excelência de seus serviços e evitou, ou tentou evitar, que essa situação de Lagoa Santa e adjacências prejudicasse a imagem da empresa no mercado com consequente baixa no valor de suas ações, trazendo com isso prejuízos financeiros e de marketing da estatal. O diretor da Copasa tentou, dentro do que lhe foi possível, esclarecer a situação, mas não convenceu ninguém.Informou que solução definitiva (? ) somente no meio do próximo ano e que as medidas no momento que estão sendo tomadas darão para amenizar o problemaimaginem.a Copasa colocou se não me engano 10 caminhões pipas a disposição dos bairros mais afetadosmas estes caminhões têm causado transtorno em alguns locais e inclusive danificando ruascalçamentosquebrando asfalto.

ACIAS: Ou o povo está louco, ou as torneiras das casas estragadas E o pior não reparando estas ocorrências o diretor informou que a empresa se viu obrigada durante as obras a lançar mão de alguns outros produtos manganês (Elemento metálico branco-acinzentadoordinariamente duro e quebradiçousado em diversas ligas. Símbolo Múmero atômico 25massa atômica 5493) entre outros e que segundo ele escureceu a agua, mas que não tem influencia nociva a saúde das pessoas. Inacreditável !!!Foi solicitado que a Copasa arcasse com as despesas de instalação de controladores de entrada de ar na tubulação porém o diretor da empresa não deu resposta disse apenas que aquele que se interessar em instalar o aparelho poderia fazê-lo. Foi vaiado. Questionado por que o poder público não tomou providências, o vereador Robertinho Doce Veneno respondeu que ninguém do Poder público sabia que estava faltando água, desmentindo o que o próprio prefeito disse na abertura a reunião.

200 moradores estiveram presentes O presidente da ACIAS/CDL Carlos Alberto, se posicionou quando o superintendente Cleber Antônio Batista e o vereador Robertinho Doce Veneno disseram que não sabiam que havia falta de água. Aliás, o superintendente disse que não existiu racionamento e que a água não faltou. Carlos Alberto questionou: ou o povo está doido ou tem defeito nas torneiras de todas as casas da cidade.

O presidente da Câmara Municipal, vereador Rufino perguntou diretamente quais as medidas imediatas a serem tomadas. O superintendente Cleber Antônio Batista respondeu que em duas semanas a cidade vai ter água de qualidade (?) Mais uma contradição: ou no meio do ano que vem ou daqui a duas semanas ?.Alguns comerciantes presentes vão propor uma ação publica contra a Copasa por tudo que está acontecendo e foi solicitado aos vereadores que aprovassem medidas mais rápidas e enérgicas para a solução destes problemas, inclusive a Prefeito falando à Super FM respeito da instalação dos controladores de entrada de ar nas tubulações, responsável pela elevação das contas cobradas da população, mesmo com a falta de água.Não entra água, mas entra vento e o hidrômeto marca assim mesmo..Além da falta de água, a maior reclamação foi o valor das contas. Se não tem água como elas dobraram de preço? Como as contas aumentaram se a água só entrava de meia noite às 6h da manhã?Sempre muito atenta ao que acontece na cidade, a Promotora Janaini Keilly Brandão Silveira, da 2ª Promotoria de Justiça de Defesa do Consumidor de Lagoa Santa, já havia emitido uma RECOMENDAÇÃO à Companhia de Saneamento de Minas Gerais ?COPASA.:...?Considerando por fim que o intuito da recomendação é um dos úteis instrumentos de autuação do Ministério Público este órgão expede a presente RECOMENDAÇÃO nos termos e condições abaixo fixados: 1-Que sejam tomadas providências no sentido de se regularizar o fornecimento de água límpida em todo o município no prazo de 15 dias.2-Que sejam instalados eliminadores de ar em todas as residências tendo em vista as inúmeras reclamações existentes no prazo de 60 dias.

Fonte: www.redemomento.com.br
CENTRAL DE JORNALISMO/APURAÇÃOColaboração: Paulo LyrioJornal Folha Metropolitana

3 comentários:

  1. Já se sabe que copasa em Sete Lagoas, nem pensar. Jamais.
    Agora vamos voltar nossas atenções ao SAAE por favor.
    Vamos investigar quem está prejudicando o SAAE.
    Quem está causando todo este transtorno ao SAAE.
    A câmara se posicionou a anos quando exclui qualquer tentativa de aprovar realinhamento de tarifas. A câmara é contra a diretoria do SAAE.
    Sabem por que? Ela não tem participação efetiva no quadro de indicações de cargos no SAAE.

    ResponderExcluir
  2. Tudo que esta administração do SAAE se propos em executar não foi pra frente..
    Planejamento estratégico.
    Plano de Cargos e Salários.
    Melhorar a arrecadação.
    Modernizar o atendimento.
    Nenhum projeto foi concluido.
    tem mais de dois anos e nada.
    Quem está matando o SAAE?
    a falta de experiência, de preparo, de tato.
    e ainda se dão ao luxo de dizer que está tudo bem.
    E o prefeito prefere dizer que tem um grupo de funcionários politicos que estão contra ele.
    Por que o prefeito não usa a inteligência e identifica este "grupo" e os convence a trabalhar em prol do SAAE, se tal "grupo", influencia tão negativo e tem força. Se não pode contra eles, junte-se a eles.
    É fácil né. hehehe, agora prefeito, este "gupo" pode estar na casa dos quase quinhentos viu. hehehe.

    ResponderExcluir
  3. OBSERVADOR DISTANTE,

    ME COLOCO NO LUGAR DESSA DIRETORIA.
    LENDO TUDO ISTO QUE COLOCAM DE COMENTARIOS NESSE BLOG.
    EU NEM DORMIRIA.
    EU NÃO TERIA FORÇAS PARA ENCARAR AS PESSOAS NESTA EMPRESA SAAE
    COMO JUSTIFICAR TANTOS ATAQUES?
    COMO SE DEFENDER COM TANTAS ACUSAÇÕES?
    COMO TER FORÇAS PARA TOCAR O SAAE?
    HÁ DINHEIRO QUE PAGUE TODA ESTA DOR DE CABEÇA?
    EU NÃO DESEJO UMA DIRETORIA DESSAS NEM PARA MEU PIOR INIMIGO.
    ESSE POVO DEVE ESTAR A PESO DE REMÉDIOS, ANSIOLÍTICOS, ANTI-DEPRESSIVOS ETC.
    E DEVEM ESTAR CORRENDO RISCOS DE INTREGRINIDADE FÍSICA TAMBÉM.
    ELES ESTÃO SUPORTANDO, MAS ATÉ QUE PONTO? A TROCO DE QUÊ? JÁ QUE SÃO PESSOAS BEM SUCEDIDAS SEGUNDO INFORMEI.

    ResponderExcluir