terça-feira, 26 de abril de 2011

SAAE INICIA ESTUDO HIDROGEOLÓGICO



No último dia 14, foi realizado no escritório central do SAAE, o primeiro encontro para divulgação do inicio dos trabalhos de elaboração do Estudo Hidrogeológico no município de Sete Lagoas.

Para este primeiro encontro foram convidados algumas pessoas e instituições que podem efetivamente colaborar com o SAAE no levantamento de dados existentes no que se refere a diagnósticos ambientais já existentes, licenciamentos, dados de hidrogeologia em geral.

O diretor presidente do SAAE, Dr. Ronaldo de Andrade, abriu a reunião pontuando a importância deste Estudo Hidrogeológico para Sete Lagoas e que o resultado do mesmo será decisivo para o desenvolvimento e crescimento urbano da cidade em função da nossa dependência total da agua subterrânea para o abastecimento público e da fragilidade do nosso solo. A realização deste Estudo é uma necessidade antiga e que só agora esta administração consegue com recursos próprios orçamentários fazer frente a licitação contratar empresa especializada. O Dr. Ronaldo apresentou a empresa vencedora: SERVMAR Ambiental & Engenharia, e passou a palavra para os representantes da empresa, geólogos Mateus Delatim Simonato, Saulo Santos e o Professor da USP, Dr. Ricardo Hirata.

A empresa apresentou seu histórico profissional e alguns trabalhos similares já realizados no Brasil e esclareceu como será executado este Estudo em todo o território de Sete Lagoas. Apresentou também o cronograma das ações e informou que o prazo para a execução é de 660 dias.

Os principais objetivos do Estudo são a caracterização do potencial dos aquíferos municipais, a avaliação qualitativa e quantitativa das aguas subterrâneas que abastecem a cidade, identificar fontes de poluição, zonas de recarga, áreas de risco geológico e elaboração de um Plano de Regularização das captações, bem como melhorias no sistema de gestão da água. O resultado do Estudo será o fornecimento de elementos para o planejamento futuro das ações e investimentos do SAAE, e de um modelo de uso econômico e ambientalmente sustentável dos recursos hídricos. Outra meta é a geração de dados relevantes para uma futura gestão integrada dos recursos hídricos subterrâneos e superficiais (captação de agua no Rio das Velhas) e maior segurança em relação a sensibilidade geotécnica, dado este de grande importância na revisão e atualização da Lei de Parcelamento, Uso e Ocupação do Solo.

A SERVMAR informou ainda que os serviços foram contratados para serem executados em duas etapas: A Primeira Etapa, dividida em três fases a saber: levantamento de dados existentes (em andamento), geração e compilação dos dados, ensaios de campo, monitoramento e elaboração de um banco de dados dos poços, bem como plotagem de base de dados em meio digital.

Nesta primeira etapa, já em execução, foi destacado a importância das colaborações externas no que se refere a dados já existentes e a disponibilização de informações técnicas importantes para o enriquecimento do diagnóstico, sendo que este é o momento para as citadas colaborações.

O SAAE está providenciando o envio de ofícios aos órgãos e instituições que se propuseram a colaborar nesta primeira etapa e espera contar com o apoio já empenhado neste primeiro encontro. As informações técnicas encaminhadas serão compiladas e devolvidas a sociedade e aos órgãos parceiros na forma final do Estudo Hidrogeológico.

A Segunda Etapa prevê o detalhamento geológico e elaboração de mapas temáticos com a definição da caracterização hidrogeológica do município.

PRESENÇAS

A reunião contou com as presenças dos geólogos de Sete Lagoas Jaime Paulino e Wagner Munaier, com a presença importante do Promotor do Meio Ambiente, Dr. Ernane, dos professores da UNIFEMM: Dr. Lairson Couto e Gisela Avellar, o pesquisador Sr. João Herbert da EMBRAPA, geólogas Maricene e Adriana do IGAM, funcionários do SAAE e algumas secretarias municipais.

Na próxima reunião, que será aberta ao público e já prevista para o mês de agosto, o objetivo principal será a apresentação do andamento dos trabalhos.

Com a execução do Estudo Hidrogeológico o SAAE espera responder a todas as questões referentes ao conhecimento do nosso subsolo e assim acompanhar o crescimento urbano do município, atendendo com qualidade o consumidor.


Fonte: Saaeemfoco.blogspt Assessoria de Comunicação / SAAE

segunda-feira, 25 de abril de 2011

DESCOMPASSO!

SAAE CORTA ÁGUA DE USUÁRIO COM AS CONTAS EM DIA

Hoje fomos informados por servidores que ficaram indignados com tal situação. O SAAE teria cortado uma ligação de água de um usuário no bairro Jardim Primavera mesmo com suas contas em dia.

Segundo informações de servidores, o usuário mostrou todas as contas em dia e mesmo assim os servidores foram obrigados acatar ordens superiores mesmo sabendo que as contas estavam em dia o que deixou o usuário muito revoltado. Depois de ter cortado o fornecimento por volta das 9:00h da manhã, o usuário foi até a unidade central do SAAE. Revoltado com a situação, o usuário teria jogado todas as contas na mesa do responsável pelo setor onde o mesmo foi obrigado ouvir até o que não devia. Depois de todo o transtorno, a água foi religada por volta das 17:00h.

Aí está um problema que não pode acontecer de forma alguma, o usuário não merece um tratamento assim. Faltou comunicação e mais confiança nos servidores que informaram aos seus superiores que as contas estariam em dia, um fato lamentável.

PROJETO DE LEI QUE PROÍBE ANIMAIS EM CIRCOS NA CIDADE PARECE TER SIDO IGNORADO

Hoje flagramos vários animais de um circo que está instalado perto do colégio Sinhá Andrade pastando a beira do córrego da avenida Renato Azeredo. Uma atração para quem passava pelo local, lhama e pôneis chamaram a atenção.

O projeto de lei de autoria do vereador Claudinei Dias do PT, proíbe na cidade Circos com animais, o que parece ter sido ignorado pelo poder público autorizando alvará ao circo.
Não sabemos o conteúdo de toda matéria que rege esta lei, mas, uma coisa é certa, animais são proibidos em circos na cidade.

O Circo já está de partida juntamente com seus lindos animais.
VEJA FOTOS:



domingo, 24 de abril de 2011

PROTESTO DA POPULAÇÃO CONTRA A COPASA NA CÂMARA MUNICIPAL DE SÃO FRANCISCO

Depois de ser encontrado uma ossada humana em um reservatório da Copasa, população da cidade de São Francisco decidiram invadir a Câmara de vereadores no último dia 11 pedindo providências contra a Copasa.

Veja fotos da manifestação.



Fonte: agitominas.com.br



Prefeito Solicita providências junto ao Presidente da Copasa
Publicado por ascom dia 18/04/2011


O Prefeito Luiz Rocha Netto esteve em Belo Horizonte esta semana com o Diretor Presidente da Copasa Dr. Ricardo Augusto Simões Campos, a fim de solicitar providências a respeito da ossada humana que foi encontrada em um dos compartimentos do reservatório de água da Copasa.


Como o fato tem causado muita indignação a população, o que gerou inclusive manifestações públicas, é necessário que a empresa dê uma explicação convincente a população, para que possamos voltar a usufruir dos serviços da Copasa sem o receio de que algo pior nos aconteça futuramente.


O Prefeito expôs ainda ao Presidente o imenso constrangimento da administração e da população diante da ampla exposição do fato na mídia, explicando os transtornos e perdas que isso irá causar ao nosso município.


Foi solicitado também que seja instituída a vigilância dos reservatórios e do sistema de tratamento de água, 24 horas e outros sistemas de proteção das áreas, inclusive alarme eletrônico. Limpeza e desinfecção de todas as caixas d’água das residências da cidade, ligadas à rede de distribuição da Copasa e disponibilização de mídia oral, escrita e falada, á nível nacional (em conjunto com a de Assessoria de Comunicação da Prefeitura), num período de três meses, descrevendo a qualidade de vida do nosso município, para que seja procedido reparo diante de um fato que desgastou a imagem da nossa cidade.


O Prefeito Luiz Rocha, concluiu dizendo que: “Tomamos todas as providências possíveis entre elas a notificação da COPASA e do Ministério Público e agora visitei pessoalmente a direção da COPASA em BH, para que sejam tomadas todas as providências necessárias para que nossa população volte a ter a sua vida normal. Temos que ficar atentos com certos oportunistas que muitas vezes aproveitam um fato, transformando-o em bandeira política. As ações que tomei perante este caso, são as mais sensatas, agora nos resta, olhar para o Futuro e pensarmos em tempos melhores, onde a nossa cidade venha a ter o seu destaque como uma cidade boa de se viver, de população hospitaleira”.


segunda-feira, 18 de abril de 2011

SAAE AUTORIZA 243 LIGAÇÕES DE ÁGUA SEM HIDRÔMETROS

O bairro Jardim dos Pequis onde foram construídas 243 casas com verba do PAC do governo Federal, já estão sendo entregues aos moradores de áreas de risco da cidade. O SAAE autorizou 243 ligações de água no bairro por falta de hidrômetros, comprometendo e muito a arrecadação da Autarquia. Moradores estão utilizando a água em abundancia sem os medidores instalados nas casas. FOTO: Bairro Jardim dos Pequis

A falta de hidrômetros está afetando também o setor de fiscalização, sendo que o mesmo depende de novos hidrômetros para trocas e novas ligações. Os bairros Verde Vale, Quintas das Varginhas e Cidade de Deus, estão na mira da fiscalização onde existe uma grande demanda de novos hidrômetros, e o setor nada pode fazer sem os mesmos. Bombeiros, estão sendo direcionados para outros serviços, como o corte de água por falta de hidrômetro.


FOTO: Caixas sem os hidrômetros


Por ironia do destino, encontramos com a Cemig no bairro instalando medidores de energia em todas as casas. Uma prova de eficiência e exemplo de gestão pública. FOTO: Cemig instalando os medidores Será que esqueceram que o SAAE atende hoje uma cidade com mais de 211 mil habitantes? É inadmissível uma Autarquia como o SAAE não ter um hidrômetro se quer para atender o usuário e principalmente o SAAE que depende diretamente de arrecadação para investimentos. Uma postura no mínimo suspeita quando o assunto é SAAE ou Copasa. Ainda temos que ouvir da direção que os setores de fiscalização, hidrômetros e corte de água precisam ser terceirizados caso os servidores não cumprirem suas metas. Aí fica muito na cara né?


Assim, não tem SAAE que agüente! Com a Copasa seria assim?

domingo, 17 de abril de 2011

SENADOR DO PSDB AÉCIO NEVES É PEGO EM BLITZ COM SUSPEITA DE EMBRIAGUÊZ


O senador Aécio Neves (PSDB-MG) teve a carteira de habilitação apreendida por estar com o documento vencido e por se recusar a fazer o teste do bafômetro numa Operação Lei Seca na Avenida Bartolomeu Mitre, no Leblon, na Zona Sul do Rio de Janeiro. Aécio foi parado na blitz na madrugada deste domingo (17). As informações são da Secretaria de Estado de Governo do Rio.

De acordo com a Secretaria de Governo, Aécio Neves foi multado. O senador não teve o carro apreendido, pois apresentou um condutor habilitado, e foi liberado.

A assessoria de imprensa de Aécio Neves informou que o senador não sabia que a carteira de habilitação estava vencida. De acordo com a assessoria, o tucano tinha saído da casa de amigos e voltava para sua residência, no Leblon, com a namorada.

Ainda segundo a assessoria, os policiais reconheceram o senador e solicitaram a documentação, que foi imediatamente apresentada. Quando os policiais alertaram que a habilitação estava vencida, Aécio Neves disse que não sabia que estava vencida. A assessoria informou que um taxista habilitado conduziu o carro para a casa do senador. A recusa do teste de bafômetro é considerada uma infração gravíssima, representa 7 pontos na carteira e vale multa de R$ 957. Dirigir com a carteira de habilitação vencida também é uma infração gravíssima e representa 7 pontos. A multa de R$ 191,54.

Fonte: folha.com

sexta-feira, 15 de abril de 2011

DEPUTADO DUÍLIO DE CASTRO TAMBÉM DEFENDE PERMANÊNCIA DO SAAE


Publicado em: Qui, 14 de Abril de 2011 16:45

A Copasa já vinha se manifestando a bastante tempo e isso se faz por necessidade da Copasa, que já esta em quase 100% das cidades da AMAV e precisa de entrar em Sete Lagoas para captar água de superfície para distribuir para estas cidades. Sem contar os quase 70 mil clientes de Sete Lagoas.

É bom deixar claro que o SAAE é um patrimônio do povo e que é inadmissível aceitar que Sete Lagoas não tem capacidade de administrar um serviço de água e esgoto.

O lugar de onde a Copasa pode captar recursos para as obras na cidade é o mesmo de onde o SAAE retira verbas para as reformas que estão sendo feitas na cidade. Que é o Governo Federal. A verba esta sendo buscada e o problema esta sendo resolvido.

O PAC água esta sendo implementado em Sete Lagoas como projeto de 32 milhões de reais. O SAAE ainda é viável. Hoje a tarifa cobrada em Sete Lagoas é a metade do que a Copasa cobra. Automaticamente a Copasa sacrificaria muito a população. Se pudéssemos oferecer um serviço de qualidade com um preço menor, nada mais justo que deixar a população melhor servida e pagando menos.

Quem quiser conhecer a Copasa pode ir em algumas das cidades onde ela se instalou, nelas a Copasa só se preocupa com o que eu chamo de "o file", que é a questão da água. Nos lugares onde a Copasa entrou não existe tratamento de 100% de esgoto.

Nós precisamos entender que a entrada da Copasa não vai fazer um milagre na cidade, com busca de água de superfície, tratamento de esgoto e investimentos milionários. A Copasa não tem este dinheiro todo e vai buscar este dinheiro onde? No Governo Federal, no BNDS, no Banco Internacional do Desenvolvimento (BID) e isso o SAAE também pode fazer.

Por isso, minha defesa é do patrimônio público e da autarquia, onde possa ser feita uma gestão plena, mais responsável e severa. Tem que parar com a politicagem dentro do SAAE.

Fonte: setelagoas.com

quinta-feira, 14 de abril de 2011

PT ENVIARÁ PROJETO INOVADOR PARA O LEGISLATIVO SETELAGOANO



A direção executiva do PT encaminhou para a bancada do partido o Projeto Transparência na Câmara. Projeto tem objetivo de mostrar para a população os gastos da Câmara, seja com salários de servidores e vereadores, como a utilização da verba de Gabinete a que todo mandato tem direito, e também as votações de cada parlamentar em todos os projetos apreciados na casa como também a presença ou não, dos vereadores nas reuniões ordinárias.

Os vereadores do PT, juntamente com seus assessores preparam a redação do Projeto, que pode vir a incluir também a transparência no executivo municipal.

Projeto visa dar transparência aos atos do Legislativo e do Executivo. A transparência é nossa bandeira.

DIREÇÃO DO SAAE SUSPENDE PAGAMENTO DE VINTENÁRIO AOS SERVIDORES, O JEITO PSDB DE GOVERNAR!


SERVIDORES REFÉNS DO NOVO PLANO DE CARREIRAS

Mais uma possível manobra da diretoria do SAAE deixa servidores revoltados e sem receber seus direitos adquiridos por lei.
Os Servidores do SAAE receberam esta semana mais uma notícia ruim por parte da diretoria do SAAE. Ao fazerem o pedido de requerimento do Vintenário, os mesmos foram informados que está suspenso o pagamento do benefício, benefício este garantido por lei, e mesmo assim desrespeitado pela diretoria do SAAE.

Um servidor afirmou que ao procurar o departamento de RH do operacional, o mesmo teria sido informado que está suspenso até que o Plano de Carreiras seja aprovado. Com essas informações fica fácil de descobrir a possível manobra da direção do SAAE para prejudicar vários pais de família. Como o Vintenário não está previsto no novo Plano de Carreiras, os servidores ficarão sem o benefício para sempre.

Um servidor que dedicou toda sua vida, com dezenas de anos de trabalho prestado na Autarquia, agora sendo vítima de uma gestão dura, insensível, desumana desrespeitando vários servidores veteranos do SAAE.

O governo do prefeito Maroca, está a cada dia mostrando para os trabalhadores municipais o jeito PSDB de administrar, sempre prejudicando a classe trabalhadora, cortando direitos e benefícios adquiridos pelos servidores ao longo de suas carreiras.

Com esta ação de suspensão de pagamento do Vintenário, o Plano de Carreiras fica ainda mais difícil de ser aprovado na avaliação dos servidores.

quarta-feira, 13 de abril de 2011

PROPOSTA DO PLANO DE CARREIRAS DO SAAE GERA MUITA POLÊMICA

Foto: Juventino Pereira de Souza, assessor vereador Claudinei Dias e servidor do SAAE
Reflexão sobre a proposta de Plano de Cargos e Salários do SAAE

Prezados colegas servidores,

Em uma análise geral e preliminar, faço as seguintes observações em relação à proposta elaborada pela direção do SAAE, assim chamada de reorganização administrativa:

Primeiro, na questão do conselho administrativo não está claro no Plano como será sua constituição e papel, se consultivo ou deliberativo, e mais ainda, sua forma de eleição; ou se será indicativo. A meu ver, essa é uma questão de suma importância na estrutura administrativa do SAAE. Na minha opinião, a direção do SAAE precisa convocar uma Conferência Municipal de água e saneamento urbano, ocasião em que será eleito o conselho.;

Segundo, o SAAE conta hoje com um excesso de cargos de confiança que, na maioria das vezes, são utilizados apenas para melhorar os baixos salários de alguns servidores privilegiados pela diretoria ou por indicação política, como é o caso das chamadas coordenadorias. Aí encontra-se a grande questão administrativa do SAAE. E o Plano não deixa claro a extinção de todos os cargos comissionados e como será a nova estruturação dos referidos cargos: quantos serão de recrutamento amplo e quantos serão de recrutamento restrito. Em relação aos servidores efetivos (concursados), o Plano deixa uma enorme lacuna à medida em que extingue vários benefícios destinados aos mesmos, tais como: abono natalício, férias-prêmio, triênios, etc. Por outro lado, em nenhum momento, o Plano deixa claro quais seriam as compensações em relação aos benefícios extintos.;

Terceiro, quanto a redenominação de cargos de provimento efetivo, ou seja, os concursados, a meu ver, o Plano erra no momento em que generaliza tudo em detrimento das funções específicas. Ex.: Um mecânico não é agente especializado de saneamento; O carpinteiro também não é agente especializado de saneamento; Igualmente, a telefonista não é agente especializada de saneamento; da mesma forma o técnico de contabilidade, o motorista, o assessor administrativo e assim por diante. Isso não quer dizer que tais profissionais não possam conhecer algo a respeito de saneamento. Não se trata disso, mas creio que este é um aspecto do Plano que precisa ser rediscutido sob uma ótica mais adequada. No setor administrativo do SAAE, as funções são administrativas. No setor operacional cabe a função de agente especializado de saneamento, além de outros.

Para concluir, vejo que o Plano ainda que tenha a intenção de reformular a empresa, precisa passar por uma ampla discussão para que os servidores, de maneira geral, e pessoas interessadas, possam opinar e apresentar sugestões no sentido de melhorá-lo no que tange a seus diversos aspectos. Assim, a diretoria atual, de forma mais democrática conseguirá obter um produto final com ampla discussão e aprovação da maioria dos servidores do SAAE.

Juventino Pereira de Souza

Servidor do SAAE

PRESIDENTE DO SAAE RONALDO DE ANDRADE “DEU BOLO” NO PROGRAMA O POVO NO RÁDIO.

Foto: Presidente do SAAE Ronaldo de Andrade
A presença do então presidente do SAAE Ronaldo de Andrade no programa o Povo no Rádio foi anunciada durante toda semana pelo apresentador Geraldo Padrão. Mas, como já era previsto por vários servidores, o presidente não apareceu no programa de hoje dia 13/04/2011.

Com vários assuntos polêmicos envolvendo a Autarquia como: Obras do PAC, Plano de Carreiras e também a declaração do vereador Caio Dutra na reunião da Câmara onde o mesmo afirmou que a confecção dos materiais de publicidade do SAAE seria uma roubalheira.

O tão falado “pinga fogo” proposto por Geraldo Padrão do programa o povo no rádio, acabou sendo apagado com um balde de água fria pelo presidente do SAAE Ronaldo de Andrade.

Servidores ficaram frustrados com a notícia da não participação do presidente. Com os telefones coorporativos que possui o sistema de rádio FM, todos estavam preparados com os fones de ouvido para ouvir a fala do presidente Ronaldo de Andrade.

Segundo o locutor Douglas Melo, várias perguntas foram feitas por telefone de usuários e servidores na secretaria da rádio, todas sem resposta.

Agora é esperar outra data, se é que vai acontecer. E estamos de olho!!!

terça-feira, 12 de abril de 2011

CENAS FORTES: FALTA DE ÁGUA NO MUNDO

ÁGUA: EM ALGUNS LUGARES ELA JÁ NÃO EXISTE MAIS Aquele que foi o quarto maior lago do mundo, agora é um cemitério poeirento de embarcações que nunca mais zarparão... Aldeões na ilha de Coronilla, Kenya, cavam poço profundos em busca do precioso líquido, a apenas 300 metros do mar. A água é salobra.
Água suja em torneiras residenciais, devido ao avanço indiscriminado do desenvolvimento.
As águas do delta do rio Níger são usadas para defecar, tomar banho, pescar e despejar o lixo.
Glaciares que abastecem a Europa de água potável perderam mais da metade do seu volume,no século passado. Na foto, trabalhadores da estação de esqui do glaciar de Pitztal, na Áustria, cobrem o glaciarcom uma manta especial para proteger a neve e retardar o seu derretimento, durante os meses de Verão…
Dois Sudaneses bebem água dos pântanos, com tubos plásticos, especialmente concebidos para este fim,com filtro para filtrar as larvas flutuantes, responsáveis pela enfermidade da lombriga da Guiné.O programa distribuiu milhões de tubos e já conseguiu reduzir em 70% esta enfermidade debilitante.
Deli, Índia. Todos querem, apenas, um pouco de água…
VALORIZE A ÁGUA!EM ALGUNS LUGARES ELA NÃO EXISTE MAIS...


'Fala-se tanto da necessidade de deixar um planeta melhor para os nossos filhos e, esquece-se da urgência de deixarmos filhos melhores para o nosso planeta.

'http://www.hong.com.br

sábado, 9 de abril de 2011

OSSADA HUMANA ACHADA EM RESERVATÓRIO DE ÁGUA DA COPASA


Luiz Ribeiro Publicação: 08/04/2011 06:00 Atualização: 08/04/2011 09:30

Foi encontrada, na tarde dessa quinta-feira, ossada humana dentro de um dos principais reservatórios de água do sistema de abastecimento de São Francisco, a 575 quilômetros de Belo Horizonte, no Norte de Minas. O corpo não foi identificado e ainda não se sabe se é de homem ou de mulher. O caso está sendo considerado um verdadeiro mistério, tendo em vista que, de acordo com a Copasa, a caixa d'água sempre esteve coberta com uma tampa fechada com o uso de um cadeado. Além disso, o acesso ao local também é restrito a funcionários da empresa.


O reservatório tem capacidade para cerca de 600 mil litros e água sai dele e vai direto para a tubulação que chega a casa dos moradores. No entanto, a Copasa garante que são feitas análises da água semanalmente, seguindo os procedimentos recomendados pelo Ministério da Saúde e que jamais foi verificado qualquer tipo de contaminação. "Adotamos um rígido controle de qualidade. O cloro que lançamos na água mata as bactérias e desinfeta completamente a água", afirmou, ontem à noite, o superintendente regional da Copasa em Montes Claros, Daniel Antunes. Hoje, ele viaja a São Francisco para verificar o problema. Um técnico vai ao local para avaliar a situação do reservatório, mas o superintendente adianta que não houve contaminação na água. A população, muito preocupada, ligou para a PM em busca de explicações.


O corpo foi localizado no início da tarde de ontem por funcionários que faziam a inspeção de rotina no reservatório, que fica rente ao solo, em formato retangular, com 16 metros de cumprimento, 10 metros de largura e 4,5 metros de altura. Daniel Antunes disse que ficou perplexo com o fato, tendo em vista que, além da tampa da caixa d'água ser trancada com cadeado, o acesso ao local também é restrito aos funcionários da Copasa e não houve nenhuma noticia de acidente ou de desaparecimento de algum deles. "De fato, é algo muito misterioso. Estou perplexo", afirmou.


De acordo com a Polícia Militar de São Francisco, a delegada da cidade, Carine Aparecida Maia Costa, autorizou o sepultamento do corpo em cova rasa para um posterior exame de DNA, visando à sua identificação. Ontem à tarde, a PM recebeu vários telefonemas de moradores, assustados com a notícia de que foi encontrado um corpo dentro da caixa-d'água.

Fonte: Estado de Minas

sexta-feira, 8 de abril de 2011

O QUE É BOM DEVE SER COPIADO


Presidente da Câmara, Léo Burguês (c ) acredita na aprovação rápida da proposta que veta os fichas-sujas

O projeto que instaura a Lei da Ficha Limpa na capital mineira pode sair do papel ainda este mês. Na próxima sessão da Câmara Municipal, marcada para quinta-feira, será constituída uma Comissão Especial para analisar a proposta. Depois de entregue à comissão, os cinco parlamentares integrantes terão cinco dias para enviá-la para votação em plenário

É a representação de uma vontade da sociedade, que já mostrou o interesse de colocar em prática essa medida nas esferas estaduais e na federal. Por isso esperamos que os vereadores também aprovem a ideia e que ela possa passar a valer o mais rápido possível”, disse Léo Burguês, presidente da Câmara.

Proposta de Emenda à Lei Orgânica proíbe a nomeação ou designação de pessoas condenadas em tribunais de segunda instância para cargos e empregos de chefia na administração pública municipal. A proibição valerá tanto para as administrações direta e indireta do Poder Executivo, como para o Legislativo da capital, incluindo os cargos de secretários das regionais e os diretores da Câmara.

O projeto já foi publicado no Diário Oficial do Município (DOM) no dia 17 de fevereiro, e vai tramitar em dois turnos, sendo necessário quórum qualificado – no mínimo dois terços dos vereadores – para aprovação em plenário. Anteriormente, uma proposta semelhante, porém mais restrita, já tinha sido discutida pelos vereadores em 2010, mas não chegou a ser votada em plenário.

Fonte: Estado de Minas

quarta-feira, 6 de abril de 2011

CARTA DE FLÁVIO DE CASTRO AO PT

Sete Lagoas, 02 de abril de 2011. Caros amigos do Partido dos Trabalhadores, Ao saudá-los, gostaria de justificar a minha ausência no Seminário ‘o SAAE e o saneamento básico de Sete Lagoas’, neste domingo. Infelizmente, eu só soube da data do evento na última quinta-feira, quando já havia assumido compromissos familiares em Belo Horizonte. De toda forma, gostaria de manifestar meu interesse por esse tema e manifestar, desde já, minha posição inteiramente favorável a manutenção do SAAE na gestão do saneamento de nossa cidade, com algumas condicionantes. Sobre a manutenção do SAAE, analisando alternativas em diversos municípios brasileiros, entendo que não há nada que permita afirmar, categoricamente, que soluções privadas ou que envolvem companhias públicas estaduais são, por si, superiores a soluções de gestão municipal. Pelo contrário, contam-se inúmeros exemplos de autarquias ou empresas públicas municipais com padrões de excelência nessa matéria. Entendo que tudo depende do esforço gerencial empregado e do ambiente político construído. Nesses termos, não me parece razoável admitir que não temos capacidade de atribuir ao SAAE níveis elevados de eficiência, o que, indiretamente, a meu ver, significa admitir a falência tácita do Poder Público sete-lagoano. Por outro lado, é irrefutável que companhias municipais preservam maior governabilidade local sobre o assunto. Daí minha convicção de que o PT deve defender a manutenção do SAAE, mas deve fazê-lo de forma condicionada, com ações que ’blindem’ a autarquia. Nesse caso, sugiro pelo menos três: a ampliação do controle social, a definição de regras de estabilidade econômica e financeira e a instituição de bases para uma gestão estratégica e transparente, por metas e resultados. Acredito que a ampliação do controle social pode ser alcançada através da reformulação do Conselho de Administração, composto, hoje, por apenas sete membros. No passado, esse conselho esteve marcado por excessiva subalternidade ao Poder Executivo e por um papel apenas homologatório. Acho que devem ser revistos: a sua instituição, a sua formação, os critérios de representatividade social, os critérios de acesso, os critérios de avaliação de atributos de seus membros, além dos níveis de competência legal para que se torne, de fato, uma instância diretiva estratégica e de controle social, acima da diretoria executiva. Sobre regras de estabilidade econômica e financeira, quero lembrar que qualquer processo de concessão aventado, seja para iniciativa privada, seja para companhia estadual, pressupõe prévia definição de regras dessa natureza, especialmente, da instituição de uma regra de reajuste tarifário que seja socialmente justa, mas que garanta estabilidade contratual, sobretudo com a ampliação da capacidade de investimento do sistema. Ora, se essa regra pode ser criada para o caso de concessão, porque não criá-la para o SAAE, que tem ficado, há tempos, à mercê de decisões políticas imponderáveis? Sobre a gestão por metas e resultados, entendo que a autarquia deve avançar na direção de se guiar, cada vez mais, por objetivos socialmente pactuados, aprovados por um Conselho de Administração ampliado, após amplo debate com a sociedade, com planejamento de metas claras, de médio e curto prazos, especialmente, aquelas relacionadas, por exemplo, a acordos ambientais de despoluição de bacias. Por último, embora já seja de conhecimento público, gostaria de comunicar, formalmente, a todos os membros do partido que requeri ao Senhor Prefeito a minha exoneração do cargo de secretário de Planejamento, Orçamento e Gestão, a partir do dia 1º de abril passado, deixando de fazer parte, desde esta data, da administração municipal. Com votos de que o Seminário alcance o resultado esperado, deixo a todos meu abraço fraterno.

segunda-feira, 4 de abril de 2011

MANIFESTAÇÃO DE POSIÇÃO SOBRE O SAAE

Eu acredito em Sete Lagoas Caros amigos e amigas, nestes últimos tempos venho refletindo profundamente sobre Sete Lagoas, seu povo e principalmente sobre seu futuro. Temos visto diversas discussões sobre SAAE e COPASA, entretanto gostaria de aprofundar neste debate uma vez que o problema é muito mais sério do que enxergamos. Em primeiro lugar o debate não está entre SAAE x COPASA, mas fundamentalmente sobre o seguinte questionamento.O povo Setelagoano tem capacidade de cuidar do serviço de água e esgoto do município? A minha resposta é "SIM". Aqui na nossa terra tem a mais ampla e qualificada gama de profissionais de todos os setores. Temos administradores, temos engenheiros, temos geólogos, temos bombeiros, temos centros de pesquisa, enfim, temos todos os profissionais que o SAAE precisa para reformular-se e dar conta do serviço O grande questionamento que devemos fazer é: s problema estruturais do SAAE, são culpa da empresa ou das pessoas que deram o direcionamento de seus rumos? Temos todas as condições de reestruturar o SAAE. A baixa hidrometração e eficiência, dão margem para uma reorganização que aumente a arrecadação e consequentimente a capacidade de investimento da autarquia. Outro ponto que devemos questionar é que defendo a transferência do reajuste da tarifa, da discricionariedade do poder legislativo, para a atuação técnica de uma agência reguladora, como já faz a própria COPASA. Penso que não devemos desistir do SAAE. Desistir de nossa empresa é o mesmo que o povo Setelagoano atestar a sua incapacidade de resolver seus problemas. Perder o SAAE, porque não existem condições de prestar o serviço (não existisse lençol freático ou rios na região o que não é o caso) é aceitável, porém perder a empresa porque não temos coragem de "fazer o que tem que ser feito" é INACEITÁVEL! Caros amigos, liberdade não é poder "fazer o que se quer", mas sim poder "fazer o que SE DEVE SER FEITO!". Sete Lagoas nasceu livre e independente. Hoje abrimos mão do SAAE? Amanhã abriremos mão da saúde ? (Fechar o municipal e contratar a Unimed). Depois abriremos mão da educação? (Fechar as escolas e contratar bolsas nas escolas particulares). E por fim, seremos anexados por Prudente de Morais, por que não temos capacidade de resolver nossos próprios problemas? JAMAIS. Meu avô Hélcio Ribeiro, ferroviário da antiga Central do Brasil, me contava que quando viajava as pessoas perguntavam de onde ele era. Ao dizer a cidade as pessoas respondiam: "Então você é daquela cidade maravilhosa?" Esse orgulho tem que ser recuperado. Precisamos acreditar em nosso povo e principalmente voltarmos a amar nossa terra. A discussão sobre SAAE hoje é apenas a ponta de um problema sobre nossa própria identidade, sem a qual nosso futuro ficará prejudicado. Eu como Setelagoano apaixonado por essa terra continuo defendendo que temos que acreditar sempre no nosso povo, pois é ele que acorda cedo e dar seu sangue por essa terra. Não quero ser um protetorado de Belo Horizonte, sendo o meu direito a "água e esgoto" administrado de uma salinha em BH. Forte abraço a todos e que Deus abençoe Sete Lagoas. Cláudio Busu

MAIS UMA MANIFESTAÇÃO NA CIDADE

Mais uma manifestação aconteceu na manhã de hoje. Dezenas de moradores do bairro CDI II organizaram uma manifestação em frente à empresa OMR atrás da escola Técnica. Revoltados com o descaso do poder público, moradores formaram uma barricada colocando fogo em vários pneus. Segundo os moradores, a prefeitura estava realizando uma obra de escoamento de águas pluviais, mas a obra foi paralisada. Segundo os moradores, algumas ruas do bairro, só permite trafegar de escada devido ao problema, com buracos de até dois metros de profundidade. Nas ruas mais afetadas, não é possível o tráfego de veículos e em alguns casos nem pedestres passam pela rua. As rua 9 e 14 do bairro CDI II são as mais afetadas com grandes crateras.

domingo, 3 de abril de 2011

AUDIÊNCIA PÚBLICA COM A COPASA: MUITO BATE-BOCA E NENHUMA SOLUÇÃO EM LAGOA SANTA

A comunidade saiu frustrada ao ser informada pela estatal que o problema de falta d?água em Lagoa Santa só será resolvido no meio do ano que vem. Nem mesmo a recomendação do Ministério Público foi acatada.
Com a presença de 200 pessoas, foi realizada no auditório da Escola Professora Claudomira a esperada Audiência Pública com a COPASA para tratar da falta de fornecimento de água em muitos bairros da cidade.Os trabalhos foram presididos pelo prefeito Rogério Avelar e a mesa composta pelo secretário de planejamento Breno Salomão Gomes, o diretor superintendente da COPASA Cleber Antônio Batista e o vereador Robertinho. Os outros vereadores também compunham a mesa, mas em cadeiras laterais.

O prefeito Rogério Avelar com falou com veemência informando ao público presente das iniciativas tomadas pela prefeitura que alertou o Estado e a Copasa para a necessidade de medidas urgentes a respeito do abastecimento de água para a cidade, fato este de pleno conhecimento de todos. O crescimento populacional de Lagoa Santaas, várias obras por todos os lados, não servem como explicação pela falta d?água..Iinclusive, que, caso não fosse dada explicações plausíveis, a prefefeitura. iria mover uma ação judicial contra a Copasa. O prefeito. Informou ainda que pensou inclusive em fechar escolas públicas e postos de saúde pela falta de água.explicar à imprensa

Superintendente da Copasa tenta explicar à imprensa O dir. da Copasa Cleber Antônio Batista demonstrou o desenvolvimento das obras em vídeo, as dificuldades encontradas inclusive no trecho da linha verde onde houve problemas técnicos junto ao DNER/ DENNIT, aumento do custo de obras anteriormente programado, trabalhos que estão sendo realizados nas 3 fontes ?Rio Acima, Céu Azul e Confins.

Entretanto, foi bombardeado por perguntas a respeito da falta de planejamento da Copasa, pois todos tinham ciência da necessidade urgente de dar uma Presidente da Câmara vereador Rufino cobrou providências imediatas solução em função da demanda que veio a acontecer. Foi contestado também o aumento no valor das contas de água de toda a população, aumentos significativos, apesar do menor consumo, péssimo atendimento dos funcionário da Copasa para prestar esclarecimentos, falta de telefones com pessoal bem orientado, além da água de péssima qualidade afetando inclusive a saúde das pessoas.e também pelo fato da Copasa não informar ( é lei ) aos consumidores os dias, horários e motivo da falta de abastecimento d?água.Uma conclusão possível: como a Copasa é empresa de economia mista e tem ações negociadas em bolsa de valores, a entidade que informa sempre a excelência de seus serviços e evitou, ou tentou evitar, que essa situação de Lagoa Santa e adjacências prejudicasse a imagem da empresa no mercado com consequente baixa no valor de suas ações, trazendo com isso prejuízos financeiros e de marketing da estatal. O diretor da Copasa tentou, dentro do que lhe foi possível, esclarecer a situação, mas não convenceu ninguém.Informou que solução definitiva (? ) somente no meio do próximo ano e que as medidas no momento que estão sendo tomadas darão para amenizar o problemaimaginem.a Copasa colocou se não me engano 10 caminhões pipas a disposição dos bairros mais afetadosmas estes caminhões têm causado transtorno em alguns locais e inclusive danificando ruascalçamentosquebrando asfalto.

ACIAS: Ou o povo está louco, ou as torneiras das casas estragadas E o pior não reparando estas ocorrências o diretor informou que a empresa se viu obrigada durante as obras a lançar mão de alguns outros produtos manganês (Elemento metálico branco-acinzentadoordinariamente duro e quebradiçousado em diversas ligas. Símbolo Múmero atômico 25massa atômica 5493) entre outros e que segundo ele escureceu a agua, mas que não tem influencia nociva a saúde das pessoas. Inacreditável !!!Foi solicitado que a Copasa arcasse com as despesas de instalação de controladores de entrada de ar na tubulação porém o diretor da empresa não deu resposta disse apenas que aquele que se interessar em instalar o aparelho poderia fazê-lo. Foi vaiado. Questionado por que o poder público não tomou providências, o vereador Robertinho Doce Veneno respondeu que ninguém do Poder público sabia que estava faltando água, desmentindo o que o próprio prefeito disse na abertura a reunião.

200 moradores estiveram presentes O presidente da ACIAS/CDL Carlos Alberto, se posicionou quando o superintendente Cleber Antônio Batista e o vereador Robertinho Doce Veneno disseram que não sabiam que havia falta de água. Aliás, o superintendente disse que não existiu racionamento e que a água não faltou. Carlos Alberto questionou: ou o povo está doido ou tem defeito nas torneiras de todas as casas da cidade.

O presidente da Câmara Municipal, vereador Rufino perguntou diretamente quais as medidas imediatas a serem tomadas. O superintendente Cleber Antônio Batista respondeu que em duas semanas a cidade vai ter água de qualidade (?) Mais uma contradição: ou no meio do ano que vem ou daqui a duas semanas ?.Alguns comerciantes presentes vão propor uma ação publica contra a Copasa por tudo que está acontecendo e foi solicitado aos vereadores que aprovassem medidas mais rápidas e enérgicas para a solução destes problemas, inclusive a Prefeito falando à Super FM respeito da instalação dos controladores de entrada de ar nas tubulações, responsável pela elevação das contas cobradas da população, mesmo com a falta de água.Não entra água, mas entra vento e o hidrômeto marca assim mesmo..Além da falta de água, a maior reclamação foi o valor das contas. Se não tem água como elas dobraram de preço? Como as contas aumentaram se a água só entrava de meia noite às 6h da manhã?Sempre muito atenta ao que acontece na cidade, a Promotora Janaini Keilly Brandão Silveira, da 2ª Promotoria de Justiça de Defesa do Consumidor de Lagoa Santa, já havia emitido uma RECOMENDAÇÃO à Companhia de Saneamento de Minas Gerais ?COPASA.:...?Considerando por fim que o intuito da recomendação é um dos úteis instrumentos de autuação do Ministério Público este órgão expede a presente RECOMENDAÇÃO nos termos e condições abaixo fixados: 1-Que sejam tomadas providências no sentido de se regularizar o fornecimento de água límpida em todo o município no prazo de 15 dias.2-Que sejam instalados eliminadores de ar em todas as residências tendo em vista as inúmeras reclamações existentes no prazo de 60 dias.

Fonte: www.redemomento.com.br
CENTRAL DE JORNALISMO/APURAÇÃOColaboração: Paulo LyrioJornal Folha Metropolitana

PT DEFENDE PERMANENCIA DO SAAE




Um seminário foi realizado hoje pela manhã no auditório do colégio Dom Silvério com a presença de vários filiados. O seminário atendeu um pedido do vereador do PT Dalton Andrade para que o assunto Saneamento e SAAE fossem debatidos entre os filiados.

O vereador Claudinei Dias em sua fala defendeu a permanência do SAAE e disse que é preciso urgentemente de um reajuste nas tarifas de água já que a mais de três anos o SAAE não consegue este reajuste. O vereador também cobra mudanças no conselho do SAAE, com uma participação mais efetiva da sociedade Setelagoana.

O presidente do PT Silvio do Sá, disse que o SAAE como uma empresa de saneamento tem que ser tratada com mais seriedade, o que não aconteceu em várias administrações. Segundo ele, o problema do SAAE é de responsabilidade do Executivo, Legislativo e também do Ministério Público do Estado. Silvio de Sá defende a revitalização do SAAE com muitas cobranças de responsabilidade dos três poderes da cidade. Segundo o presidente todos tem uma parcela de culpa.

“Devemos trazer a população de Sete Lagoas para as discussões sobre o assunto, a sociedade não pode ficar de fora”, disse o professor Tchó, militante histórico do PT.

O militante Flávio de Castro não pode estar presente, mas, enviou uma carta que foi lida a todos os presentes onde demonstrou seu posicionamento favorável à permanência do SAAE. Na oportunidade, várias propostas foram apresentadas na carta principalmente em relação ao conselho do SAAE propondo mudanças no mesmo.

O servidor do SAAE e delegado do Sindágua Hugo Lyra, foi categórico em afirmar que o SAAE está há anos refém da câmara de vereadores sem uma aprovação de reajuste que se arrasta há anos, e que sempre quando o reajuste é enviado a Câmara, os vereadores evitam o máximo votar a matéria com medo de desgaste político deixando o SAAE a cada dia sem poder de investimentos. Hugo Lyra também defende uma mudança no conselho do SAAE, segundo ele, um documento elaborado por servidores de vários setores da Autarquia foi entregue ao prefeito Maroca antes mesmo de assumir a prefeitura. O documento que foi entregue teria várias propostas incluindo a participação de servidores no conselho já que o atual não contempla a participação do servidor. Na oportunidade o prefeito disse que abriria o espaço para os servidores, mas até a data de hoje o prefeito não cumpriu com a palavra.

O seminário terminou com uma decisão quase unânime em que o PT - Partido dos trabalhadores - defende a permanência do SAAE, contra a possível vinda da Copasa ou de qualquer outra empresa privada na cidade.

Vários encaminhamentos foram aprovados e uma comissão será formada para que sejam elaboradas diretrizes para o bem do Saneamento de Sete Lagoas.

sábado, 2 de abril de 2011

FUNCIONÁRIOS FANTASMAS NO SAAE?


Esta semana, servidores do SAAE perceberam algo diferente no setor de operações. Na fila de entrega dos contra-cheques, várias “caras” diferentes nunca vistas na Autarquia apareceram para buscar a folha de pagamento nesta sexta feira dia 01/04/2011.

Servidores queriam saber onde os mesmos estariam lotados, mas, não descobriram. Alguns servidores afirmaram que um trabalha em horário integral em uma barbearia e que fica a disposição do SAAE quando necessário.

Servidores ficaram surpresos com tantas caras novas na fila de entrega de folha de pagamento. Vamos ficar de olho neste caso, se realmente existem servidores fantasmas recebendo sem trabalhar no SAAE.


Como já não bastasse o SAAE ter que assumir o ônus de alguns cargos assumidos por pessoas que não alcançaram o sucesso na vida profissional no setor privado e vieram parar no SAAE, agora uma suspeita de servidor fantasma. Assim fica difícil!

CIDADÃOS FAZEM NOVOS PROTESTOS CONTRA BURACOS

Na foto, um trabalhador aponta um dos buracos que se espalha pela via.
O fotógrafo Henrique Iglesias fez mais um flagrante durante a manhã de segunda feira (13), este foi na rua Diamantina com Rio Pará – bairro Progresso.


Mais uma vez, os buracos espalhados por ruas da cidade tornaram-se motivo de protesto e revolta dos moradores, que traduziram toda a indignação de maneira sarcástica.


O grande buraco foi sinalizado com um belíssimo sofá, TV e balões. A decoração combinou, pois este é o máximo que tal absurdo merece.


A moda já pegou! Recentemente registramos dois protestos desta natureza


Moradores do centro afixaram placas em buracos com o dizer “Proibido pescar e nadar”, e também no Bairro Progresso, um boneco foi colocado dentro de outro buraco no meio da via e segurava a plaquinha com o dizer “Nosso voto foi para o buraco”.


Antigamente plantavam-se pés de banana para sinalizar e aproveitar a terra irrigada dos buracos, agora colocam-se placas, bonecos, sofás, etc.


Até quando o setelagoano irá conviver com tal situação?


Por: Samara Matias Batista

Fonte: Gazeta Setelagoana