sábado, 21 de abril de 2012

MUNICÍPIO DEVE 100 MILHÕES AO INSS E AINDA QUER IMPLANTAR PREVIDÊNCIA PRÓPRIA PARA OS SERVIDORES

veja matéria do gazetasetelagoana.com

A arrecadação dos servidores públicos municipais estaria acontecendo normalmente. A ilegalidade estaria no não repasse à previdência, de responsabilidade da Prefeitura


Um fato preocupante que envolve o orçamento do município de Sete Lagoas foi debatido durante audiência pública para prestação de contas do executivo realizada no início da semana, e ganhou notoriedade na Câmara Municipal na reunião ordinária dessa terça-feira, 17 de abril.

Segundo consta, os cofres municipais têm uma dívida de cerca de 100 milhões de reais para com o INSS, referentes ao funcionalismo público. Isso acontece, mesmo havendo a arrecadação do INSS do funcionário, o que aparentemente não tem sido feito, é o repasse correto à previdência. Outro ponto alarmante é que dívida existe embora a arrecadação do município seja considerada boa, inclusive com projeções positivas anuais.

O primeiro a citar caso foi o vereador Claudinei Dias (PT), que em sua comunicação pessoal alarmou: “Uma dívida de mais de 100 milhões de reais é de fato preocupante. O Secretario da Fazenda, Túlio Avelar, mostrou-se cauteloso com o fato, sugerindo inclusive que parte da dívida já tenha sido quitada. Mas o que nos chama atenção, além do valor, é que não houve se quer uma auditoria ou uma equipe técnica escalada para apurar e apresentar o montante da dívida. O executivo precisa se manifestar!” Afirmou.

O presidente da Câmara, Toninho Rogério (PMDB) também se posicionou: “O legislativo devia ao INSS, nas a dívida já foi quitada. O pagamento e os esclarecimentos são de extrema importância, pois todos sabem o cuidado que precisamos ter já que o INSS é o plano de saúde que mais funciona na cidade. Por isso é muito pertinente essa preocupação. Fiquei surpreso com o número de 100 milhões de reais!” Disse.

Reginaldo Tristeza (PSol) pediu empenho da mesa diretora em solicitar respostas do Prefeito: “O papel do vereador é legislar em favor do povo e cobrar do executivo ações e respostas. Mas em nossa cidade tornou-se comum ao prefeito não atender nossas solicitações. Enviamos algumas dúvidas que envolvem o funcionalismo público ao Prefeito, em que inclusive pedíamos esclarecimento do número de funcionários da Prefeitura, mas mais uma vez não tivemos respostas. Há mais de um ano questionamos assuntos do SAAE e nada! Quero lembrar que é crime de responsabilidade, desatender as convocações ou pedidos de explicações da Câmara Municipal. Por isso, peço à presidência que cobre com veemência o atendimento aos nossos pedidos para que melhor possamos entender cada caso que envolve os funcionários públicos.”

Caio Dutra (PMDB) também cobrou soluções: “Essa dívida é acarretada pela má administração do município. Não justifica culpar a previdência, pois se não há competência tudo fica mais complicado mesmo. Quando um cidadão se propõe a ser Prefeito, ele assume a cidade como um todo e se elege sob promessas de resolver os problemas dos antigos gestores. O recolhimento patronal e não repasse do INSS é uma questão fiscal muito séria. Calçar essa justificativa para se criar uma previdência própria para o município é simplesmente vergonhoso” Finalizou.

Por Samara Matias Batista / GAZETA Setelagoana

7 comentários:

  1. Essa notícia é mais velha do que a serra de Santa Helena. Más é bom saber que a dívida não é de agora. Eu vi em um site que o Sr. Enio Eduardo já havia verificado na época em que era secretário que os valores não eram devidamente repassados. Então quem está na ativa deveria procurar quem foi que fez isso e colocar na jaula pra aprender a trabalhar direito e não prejudicar os outros.

    ResponderExcluir
  2. voces vereadores estão esperando o q para instaurar uma cpi, que ao meu ver tem que culminar com o impecheman deste prefeito que aí esta.

    ResponderExcluir
  3. quero saber o vale

    ResponderExcluir
  4. Operador de casa de maquina indignado.

    MUNICÍPIO DEVE 100 MILHÕES AO INSS E AINDA QUER IMPLANTAR PREVIDÊNCIA PRÓPRIA PARA OS SERVIDORES

    Servidores ajudem-nos a construir uma Sete Lagoas melhor onde políticos corruptos e pessoas que acham que podem enriquecer através do dinheiro público não fiquem impunes. Simplesmente passando a imagem para todos que a justiça não existe e que todos nos Setelagoanos somos burros o suficiente para acreditar nas mentiras, safadezas e roubalheiras que alguns políticos vêm cometendo em nossa Sete Lagoas
    Somos-nos responsáveis pela verdade e transparência de toda essa sujeira que vem assolando nossa cidade, pois colocamos estas pessoas no poder e temos o dever de retirá-las. Precisamos nos unir para cobrar a verdade, colocando todos os bandidos na cadeia e ajudando para que inocentes não sejam perseguidos por não fazerem parte de toda essa quadrilha.
    Não existe dinheiro para investir na valorização dos trabalhadores, na educação, saúde e segurança, mas sobra para deixar empresas privadas bilionárias. Está mais que na hora de nos servidores acordarem e começar fazer nossa parte. Diante disso a impressão que temos é que eles subestimam a inteligência das pessoas. Não podemos ficar inertes diante desses vereadores e prefeito e seu secretariado. Pelo amor de deus, não vamos deixar mais essas noticiais caírem no esquecimento de tanta mentira e roubalheira. E vocês professores e servidores municipais insatisfeito com o não repasse do nosso dinheiro ao INSS venha se juntar a esse movimento, afinal você também é um cidadão Setelagoano e servidor municipal. Assim que ler esse texto acrescente seu desabafo e repasse para todos seus Amigos, blogs e redes sociais,,,, Vamos mudar a situação de nos servidores municipais de Sete Lagoas.

    ResponderExcluir
  5. Aos políticos e esta imprensa venal de Sete Lagoas.

    "Quem não é apaixonado pela existência não terá amor pela humanidade, vivera apenas para cultivar as próprias vaidades. Quem é malresolvido, autopunitivo e especialista em reclamar não tolerará as falhas dos outros e não os amará apesar dos seus erros.
    O amor dessa pessoas será superficial e condicional.
    Exalarão irritabilidade, e não solidariedade, expressarão impaciência, e não tolerância. Serão agressivas com elas mesmas e com seus próximos, sejam eles esposa, marido, filhos,alunos e colegas de trabalho."

    ResponderExcluir
  6. Falou bonito.Pena ser no deserto de vaidades,egoísmo,ganância e covardia.

    ResponderExcluir