segunda-feira, 30 de abril de 2012

1º MAIO, DIA DO TRABALHADOR.


História do Dia do Trabalho

O Dia do Trabalho é comemorado em 1º de maio. No Brasil e em vários países do mundo é um feriado nacional, dedicado a festas, manifestações, passeatas, exposições e eventos reivindicatórios.

A História do Dia do Trabalho remonta o ano de 1886 na industrializada cidade de Chicago (Estados Unidos). No dia 1º de maio deste ano, milhares de trabalhadores foram às ruas reivindicar melhores condições de trabalho, entre elas, a redução da jornada de trabalho de treze para oito horas diárias. Neste mesmo dia ocorreu nos Estados Unidos uma grande greve geral dos trabalhadores.

Dois dias após os acontecimentos, um conflito envolvendo policiais e trabalhadores provocou a morte de alguns manifestantes. Este fato gerou revolta nos trabalhadores, provocando outros enfrentamentos com policiais. No dia 4 de maio, num conflito de rua, manifestantes atiraram uma bomba nos policiais, provocando a morte de sete deles. Foi o estopim para que os policiais começassem a atirar no grupo de manifestantes. O resultado foi a morte de doze protestantes e dezenas de pessoas feridas.

Foram dias marcantes na história da luta dos trabalhadores por melhores condições de trabalho. Para homenagear aqueles que morreram nos conflitos, a Segunda Internacional Socialista, ocorrida na capital francesa em 20 de junho de 1889, criou o Dia Mundial do Trabalho, que seria comemorado em 1º de maio de cada ano.

Aqui no Brasil existem relatos de que a data é comemorada desde o ano de 1895. Porém, foi somente em setembro de 1925 que esta data tornou-se oficial, após a criação de um decreto do então presidente Artur Bernardes.

Fatos importantes relacionados ao 1º de maio no Brasil:

- Em 1º de maio de 1940, o presidente Getúlio Vargas instituiu o salário mínimo. Este deveria suprir as necessidades básicas de uma família (moradia, alimentação, saúde, vestuário, educação e lazer)

- Em 1º de maio de 1941 foi criada a Justiça do Trabalho, destinada a resolver questões judiciais relacionadas, especificamente, as relações de trabalho e aos direitos dos trabalhadores.

4 comentários:

  1. Nao podemos ficar no esquecimento

    Um juritíco venal e uma medica incompetente


    JURÍDICO DO SAAE ENCAMINHA SERVIDOR EM

    TRATAMENTO DE DEPRESSÃO PARA CORREGEDORIA

    O Jurídico do SAAE tão questionado pelos servidores que provocou um desgaste enorme para o ex-presidente Ronaldo de Andrade, parece não ser diferente com o novo presidente Fábio Nepomuceno. Com várias ações equivocadas, onde um servidor do SAAE, meses atrás recebeu R$ 15.000,00 ( quinze mil reais) proveniente de uma ação de assédio moral, graças a má atuação do setor.
    Agora o Jurídico foi longe demais! Um servidor do SAAE com mais de vinte anos de serviços prestados à autarquia sem nenhum problema que o desabonasse nesse período, foi mais uma vítima da atuação do Jurídico do SAAE.

    O servidor está com problemas de saúde física e psicológica e nem assim foi perdoado pelos nobres membros do setor jurídico. Além de um problema na coluna, o servidor que preferimos não citar o nome aqui no blog pelo menos por enquanto, está há meses se tratando de uma depressão que está o afetando psicologicamente.

    No mês de dezembro, o servidor acompanhado de seu filho, foi até a perícia do município carimbar um atestado e a Médica teria negado o atestado por falta do CID. Na ocasião, o servidor teria desentendido com a médica diante de um surto causado pela depressão em que se encontra. A médica teria feito uma ocorrência através da Guarda Municipal e enviado ao SAAE.

    Sem procurar se inteirar do assunto, sem nenhuma comunicação aos coordenadores do setor onde o servidor trabalha e também ao departamento de segurança ou o Médico do Trabalho, o Jurídico do SAAE encaminhou o servidor diretamente para a Corregedoria do Município. Mesmo o servidor estando com problemas de saúde e com uma ficha funcional limpa a decisão do Jurídico foi a pior possível.

    Os familiares afirmam ter em suas mãos vários laudos médicos onde provam os problemas de saúde do servidor. A família não descarta impetrar uma ação contra o SAAE diante do descaso e postura da autarquia em relação ao fato.

    Em conversa com o servidor, é possível perceber a situação delicada em que se encontra.

    O Jurídico do Sindágua foi acionado e irá acompanhar o caso bem de perto e também não descarta uma ação contra o SAAE.

    O assunto, caiu como uma bomba em todos os setores da autarquia. Servidores estão revoltados com a decisão do Jurídico do SAAE.

    Chegamos a colocar uma enquete aqui no blog para avaliar o setor. Na enquete, o Jurídico teve mais de 60% de rejeição dos servidores. Agora mais uma prova do porque o índice de rejeição do setor é tão alto.

    O novo presidente do SAAE Fábio Nepomuceno parece apostar fichas no setor, chegou a cogitar mudanças do setor em janeiro, mas, Fábio parece não se preocupar com tudo isso, provando sua declaração em um jornal da cidade onde o mesmo declara ser destemido diante de qualquer desgaste

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esse negócio de caiu como uma bomba nos setores é mentira, não ví ninguém comentando isso. parem de inventar. Agora, se o cara arrumou confusão com o perito, ele está lascado. O médico pode perfeitamente falar que a doença não tem nada haver com o destrato. É simples, basta entrar na justiça, se tiver direito ficará tudo normalizado.

      Excluir
  2. há 126 anos os trabalhadores lutaram pela redução de carga horária nos estados unidos. Hoje para não ter a carga aumentada pelo P$DB.Isso é brasil, é selagoas.As trocas de favores vão bem nesse campo.

    ResponderExcluir
  3. Há presidente do Saae... pega a viola e vai tocar em outra freguisia junto com o prefeito, com o PSDB, etc.... Vocês estão desacreditados, desmoralizados.... esses meses que faltam para a nova eleição, está sendo uma tortura... chega logo, final de ano!

    ResponderExcluir