sábado, 25 de fevereiro de 2012

ESTUDO HIDROGEOLÓGICO DO SAAE: ENTENDA UM POUCO.

Estudo hidrogeológico

O território do município Sete Lagoas está em uma área drenada pelas bacias hidrográficas do Rio das Velhas e do Rio Paraopeba, dois dos mais importantes afluentes da margem direita do Rio São Francisco. Sete Lagoas é uma cidade de porte médio que tem um parque industrial considerado como importante polo industrial e comercial de Minas Gerais e com tendência de crescimento acelerado a curto prazo.

Desta forma fica evidente que a demanda pelo uso da água no município acompanhará esse ritmo de crescimento, porém devemos lembrar que dependemos única e exclusivamente da água subterrânea, pois não temos em nosso território recurso hídrico superficial com vazão suficiente para o abastecimento público. O desconhecimento da real disponibilidade hídrica deste nosso manancial subterrâneo, o risco iminente de contaminação desses mananciais e a suscetibilidade alta de um aquífero cárstico são os principais motivos para a realização desse estudo. No entanto, a questão da fragilidade do nosso solo é assunto para um geólogo, já que para continuar dependendo da água subterrânea é preciso conhecer bem o nosso subsolo, pois a ação do homem pode acelerar uma situação de risco que nem ao menos conhecemos. Pode, ao mesmo tempo, colaborar para um melhor planejamento e parcelamento do solo, assim esse Estudo Hidrogeológico é tão importante para o nosso abastecimento público quanto para um maior controle do crescimento urbano. Ou seja, ele interessa a todos nós, moradores da cidade, empresários, defensores do meio ambiente e legislativo e executivo municipais.

O objetivo principal é caracterizar o potencial hidrogeológico dos aquíferos municipais de forma tal que esta exploração de água seja econômica e ambientalmente sustentável. Teremos um mapeamento hidrogeológico do município facilitando informações confiáveis a empreendedores e administradores municipais, garantindo água de qualidade suficiente para todos.

O SAAE, por sua vez, necessita desse estudo por motivos óbvios, e um deles é a regularização de seus poços existentes perante o IGAM, órgão estadual responsável pela gestão das águas em Minas Tentou-se iniciar esse estudo hidrogeológico de várias formas, mas todas esbarraram na falta de recursos para implementação do mesmo. O SAAE agora avança com recursos próprios e terceiriza a execução do mesmo, por meio da empresa Servmar, ganhadora de processo licitatório.

Fonte: saaesetelagoas.com.br

2 comentários:

  1. Vocês esqueceram de dizer que esse estudo é pioneiro aqui na região. Empresas de grande porte não fazem nem em grandes metrópoles. A gestão das águas atualmente não é igam e sim supram. Na verdade é tudo uma enganação só. Esses órgãos não fiscalizam bulufas de nada. só arrecadam cadastro de poços e um dinheiro vai pra onde todo mundo sabe.

    ResponderExcluir
  2. EU CONCORDO COM VOCÊ CARECA. IGAM E SUPRAM PARA QUEM PAGA BEM R$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$ ESTÁ APROVADO.

    ResponderExcluir