sexta-feira, 26 de agosto de 2011

EDUCAÇÃO DE SETE LAGOAS ESTÁ DE LUTO

EDUCAÇÃO DE SETE LAGOAS ESTÁ DE LUTO

Na tarde do dia 23/08, a Câmara Municipal de Sete Lagoas protagonizou uma tarde de horrores para os trabalhadores(as) em educação. Depois de várias reuniões entre o Sind-UTE e prefeitura, onde as negociações avançavam, a secretaria de educação enviou projeto de reajuste salarial totalmente diferente do que havia sido apresentado na última reunião de negociação. O grande problema do projeto apresentado foi a distribuição desigual do percentual de reajuste entre as funções e o aumento da carga horária para PEB 1 e PEB 2. Enquanto as diretoras e vices, podem ter um aumento de 50%, chegando a R$ 2.680,00 os auxiliares de serviço e setor administrativo não terão nenhum reajuste salarial pela proposta do governo municipal. A categoria, legalmente representada pelo Sind-UTE, se reuniu ontem na Câmara cobrando dos vereadores uma posição contrária ao que pretendia o projeto enviado àquela casa.

Sabemos que o poder Legislativo não tem poder em ordenar despesa orçamentária do município. A categoria reivindicava que os vereadores exigissem do governo uma distribuição justa do recurso destinado ao reajuste salarial da categoria e o cumprimento da Lei Federal nº 11.738 aprovada pelo Governo Lula em 2008, que estabelece o piso salarial de R$ 1.187,00 para os educadores e que já foi julgada pelo STF como constitucional.

Representantes do sindicato conversaram com os vereadores, inclusive os do PT, e conseguiram de alguns a garantia do voto contrário ou de utilização de instrumento jurídico para protelar a decisão e as negociações serem reabertas. O que se viu nos corredores da Câmara foram companheiros do próprio PT fazendo o papel de articulador do governo municipal para a aprovação do projeto que prejudicava a categoria. Telefonemas e mais telefonemas dados e recebidos, e repassados aos vereadores. Foi possível imaginar o teor das conversas e “negociações”. Restava esperança por parte de todos e todas presentes, por uma atuação forte, incisiva, contundente e esclarecedora da oposição no Legislativo, principalmente da bancada petista. Ledo engano. O que vimos foi uma tragicomédia em palco. Como atores principais nossos edis, que votaram contra a valorização dos profissionais em educação. Resolveram ficar a favor de uma minoria e ao lado do governo do PSDB, partido que já demonstrou no governo FHC e nos governos Aécio e agora Anastasia, que não valorizam o servidor público. Resultado final: 11 votos favoráveis e um contrário com pedido de vistas feito pelo vereador Lico ( PMN ). Em vez de aplausos do público, o que se ouviu foram vaias e gritos de revolta.

A boa notícia viria depois do tumulto. A votação foi anulada em conseqüência do pedido de vistas do vereador Lico do PMN, que saiu do plenário como herói da educação.

O projeto deve ser votado na próxima semana no plenário da Câmara, lugar e palco de uma nova “batalha” para os educadores(as) de Sete Lagoas.

De fato uma tarde pra não ser esquecida por todos os trabalhadores(as) em educação de Sete Lagoas.

Luciano Lyra

Professor, pai de aluno quer estuda em escola pública e militante do PT

6 comentários:

  1. Todos os profissionais que escolhem a profissão de professor já entra sabendo do salário que vai ganhar!
    Depois que passa o estagio probatório vem que o salário não esta compatível ou sei la o que. A verdade e que, se hoje um professor sair tem 1000 querendo seu ligar...

    ResponderExcluir
  2. É assim mesmo Luciano, sempre será uma batalha, mas um dia venceremos de um jeito democrático ou fazendo igual Cuba, aonde a educação e saúde vão bem, sem democracia.
    Mas os burros não enxergam nem um plano a frente do nariz, poderiam contar com infindáveis votos de agradecimento por uma educação boa, preferem o massacre escolar, que é passar aluno sem saber por decreto.
    É um Brasil de contrastes, onde um presidente analfabeto gabou-se de chegar lá sem estudar.
    E nossa cidade vai cada vez mais para o buraco... Também para cavar buraco não se precisa de doutorado.

    Prof. Chicão

    ResponderExcluir
  3. Quando o assunto é dinheiro e poder é preciso estar atento ás negociatas.Se as coisas aconteceram como o descrito acima é só investigar. Quem sabe encontrem cargos no executivo, ocupados por parentes de vereador em troca de votos? A condição de parente de político não é qualificação para ninguem ocupar cargo remunerado pelo dinheiro público.Muito menos sem a devida formação acadêmica que o justifique.Investiguem e denunciem. O ano que vem tem eleições.Este blog por exemplo é um excelente canal. Parece incurruptível. Espero que continue assim, pois está construindo uma reputação muito positiva como canal de informação e denúncia de abusos e desmandos por parte de quem detem o poder. Apesar do nome não é direcionado somente a funcionários do Saae. Mostra-se bem informado, atuante e democrático sempre aberto a todos que queiram se manifestar com civilidade.Parabenizo o blog pela postura adotada.

    ResponderExcluir
  4. Uma vergonha estes vereadores do PT,Dalton Andrade, Claudinei Dias E Celso Paiva. Traidores dos trabalhadores em educação!!!

    Marlene Lemos professora

    ResponderExcluir
  5. Arnaldo Avelar27 agosto, 2011

    DEPOIS DA VOTAÇÃO...


    Foi publicado no Diário Oficial do Município, no dia 24 de agosto de 2011, a nomeação da Sra. Creuza Pires Rodrigues, mat. 21.344 para o cargo de confiança e de Recrutamento limitado de Assessora de Departamento II , a partir do dia 01 de agosto do corrente ano.

    A Sra. Creuza é nada menos que mãe do então vereador Marcelo da Cooperselta.

    Diante desses fatos, podemos concluir que realmente não sobra dinheiro para pagar o funcionalismo devido às atitudes ilegais e imorais cometidas por membros do legislativo. O Projeto de reajuste salarial votado pelos vereadores na última terça-feira (23/08) estipulava 0% de reajuste para o Quadro Administrativo da Educação, comprovando que os vereadores fazem barganha nos bastidores da política setelegoana às custas do suor do trabalhador.

    Mas como a verdade sempre prevalece, descobrimos o nepotismo e vamos denunciar.

    Lembramos que 2012 vem chegando e nossa lista dos vereadores traidores, está prontinha e será lembrada nas urnas.

    A justiça será feita

    ResponderExcluir
  6. O comentário que está escrito, "se hoje um professor sair tem 1000 querendo seu ligar... , é muito infeliz e com uma visão unilateral dos burqueses doentes, pois em qualquer profissão o formando começa ganhando pouco e apartir vai se aperfeiçoando, fazendo extensão de curso. Entretanto requer investimetno na sua carreira, e com isso vai agregando valor e experiência, por isso não deve justificar a visão de o salário está baixo tem que ficar. O país que não investi em educação está fadado ao fracasso. E outra coisa os cidadãos tem que querer uma juventude mais esclarecida para acabar com as corrupções. Parabéns a essa Blog.

    ResponderExcluir