Em processo de modernização há mais de um ano, o Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) pretende agora gerenciar a eficiência dos serviços prestados aos cidadãos, com economia para os cofres públicos e qualidade de atendimento. A proposta de instalação de uma ferramenta de informática – o “Sistema de Gerenciamento de Atividades por Unidade” – está em estudo pela diretoria. A solução de gestão contínua das ações foi apresentada dia 18 pela presidente do SAAE de Itabirito, Dóris Lins.
Na prática, os setores de atendimento, finanças, recursos humanos e jurídico do SAAE local forneceriam dados para analisar e rastrear o andamento de todas as ações da autarquia, desde o pedido de licitação até o serviço prestado para a população, permitindo que os diretores e gestores da prefeitura saibam indicadores como o quanto se perde de receita ao reparar uma rede de esgoto em dois dias e não em horas.
Desenvolvido há 14 anos, o programa de computador apresenta resultados positivos em cidades que optaram por essa forma de gestão contínua, como Uberaba, Poços de Caldas e Olímpia (SP), diz Dóris. “Recurso público é um recurso escasso e deve ser aplicado da melhor forma possível”, ressalta a presidente do SAAE de Itabirito.
O programa de computador não é restrito a autarquias de abastecimento de água e esgoto. Caso a prefeitura adotasse a ferramenta, seria possível conhecer informações como o custo de um aluno da Rede Municipal de Ensino e possíveis desperdícios de mão-de-obra e tempo nos serviços realizados pela administração municipal. E todos os resultados estariam disponíveis para a consulta do prefeito e gestores dos recursos.
A troca de experiências com outras autarquias de abastecimento de água e esgoto faz parte das estratégias do SAAE para a modernização da instituição, que vive reestruturação física, de equipamentos e capacitação dos servidores.
VALORIZAÇÃO DOS PROFISSIONAIS
Um Núcleo Especial de Modernização Administrativa foi criado para que os funcionários de carreira levem à frente os conhecimentos adquiridos durante os cursos ao lado da experiência do dia a dia no ambiente de trabalho. Em 2009, funcionários aprenderam informática básica para operarem o sistema de atendimento 195, novas técnicas de recuperação de ruas e avenidas com massa de asfalto a quente, assim como a identificar de perdas de água tratada por vazamentos, furtos na rede de abastecimento ou ligações clandestinas. Segundo a diretora-financeira Sandra Nogueira, o Plano de Cargos e Salários, em discussão, acompanha o investimento nos profissionais.
Fonte: Comunicação Saae
Nenhum comentário:
Postar um comentário