quinta-feira, 18 de março de 2010

COPASA E SAAE PROBLEMAS IGUAIS PARTE II

FOTO: Moradores na porta do escritório regional da Copasa

A comunidade do bairro São Vicente, cansada de sofrer com a má qualidade do serviço prestado pela Copasa, organizou abaixo-assinado solicitando providências quanto à constante falta d’água na região. Indignados com a situação, moradores e comerciantes realizaram uma manifestação e, com o apoio dos vereadores Anderson Pena e Geraldinho do Bar, protocolaram denúncia no Ministério Público local. De acordo com os manifestantes, hoje completaria o oitavo dia sem abastecimento de água no bairro São Vicente.

No dia 18 de fevereiro, dezenas de moradores se reuniram em frente ao escritório regional da Copasa. Diante do não atendimento pelos funcionários responsáveis, prosseguiram em direção ao pátio da Prefeitura Municipal de Santa Bárbara. Palavras de ordem e faixas fizeram parte da manifestação: “Não é possível a empresa ser tão indiferente ao nosso problema. Tem água para os turistas no carnaval, mas não tem para nossas necessidades básicas", dizia um dos cartazes.

Já na Prefeitura Municipal, os manifestantes foram recebidos pelo prefeito Toninho Timbira, ao qual entregaram cópia do abaixo-assinado com quase 200 assinaturas e solicitaram apoio neste momento de grande dificuldade. “Temos passado por muitos problemas devido à falta d’água. Tenho um filho de 34 anos, deficiente físico, e estou tendo que buscar água muito longe para poder dar banho nele. Estamos sem água para dar descarga, cozinhar, lavar roupa e tomar banho. Sempre tivemos dificuldades com relação ao abastecimento de água, mas na última semana o problema se agravou. Há oito dias não ouvimos água caindo na caixa. Se acontecesse na casa do senhor prefeito será que ficava esse tempo todo sem água?”, desabafa uma das moradoras.
Descaso total
“É um absurdo o descaso da Copasa com algumas comunidades. Além do bairro São Vicente, regiões situadas em pontos altos da cidade sempre sofreram com a falta d’água. Temos que aproveitar o momento para exigir uma melhoria na qualidade dos serviços prestados em todo o município”, disse Major Roberto Guedes, secretário do Grupo Ambiental de Santa Bárbara (GASB).
Para os manifestantes, faltou respeito por parte do prefeito Toninho Timbira. Além de não resolver o problema, classificou as reclamações de mesquinharia e deixou a reunião ignorando a população. Como não podia ser diferente, saiu sob protestos e vaias.
Contrato faraônico

Em 2006, Toninho Timbira foi responsável por conceder o direito de uso da antiga estrutura do SAAE à Copasa. Para administrar todo o serviço urbano de abastecimento de água, a empresa e a Prefeitura Municipal firmaram o Contrato Nº 196-A, no valor de R$ 1,5 milhão. Apesar da quantia milionária, é de conhecimento público (e sofrimento pessoal de pobres e ricos) que a Copasa não vem cumprindo todas as cláusulas estabelecidas. Está faltando água nas torneiras dos santabarbarenses, principalmente em épocas festivas.
Cláusulas não cumpridas, contrato desfeito. Pelo menos é o que deveria ser. Se a Copasa não está dando conta do recado, que passe adiante. Se atitude tão drástica não é a mais certa para o momento, que pelo menos o prefeito municipal cobre medidas dos responsáveis e dê ao povo de Santa Bárbara o que é de direito (já que não é de graça e sim muito bem pago): água nas torneiras.
Reportagem e fotos: Assessoria de Imprensa GASB

Um comentário:

  1. Para aqueles que queriam entregar o SAAE para a Copasa, aí está mais uma verdade da toda poderosa. Ao sr Leone que só queria lucro na venda do SAAE,agora não ganha eleição nem para síndico de prédio.

    ResponderExcluir