quarta-feira, 14 de abril de 2010

GRUTA REI DO MATO RECEBE MISSÃO EXPLORATÓRIA

FOTO: Técnicos da OMT, Presidente da Seltur Luciano Lyra

O Programa de Voluntariado da Organização Mundial de Turismo (OMT) visitou, na última segunda-feira (12), as instalações da Gruta Rei do Mato para analisar a viabilidade de elaboração de um diagnóstico de potencial turístico do atrativo.
Essa é primeira vez que o Brasil recebe técnicos da agência das Nações Unidas visando um planejamento que integre a gruta à comunidade do entorno e adapte a infraestrutura para receber turistas internacionais. As missões exploratórias começaram dia 9 e seguem até o dia 19 de abril, passando pelas grutas da Lapinha (Lagoa Santa) e Maquiné (Cordisburgo), que fazem parte do roteiro Linha Lund.
Iniciado em 2006, o Programa de Voluntariado da OMT já traçou novos rumos para o turismo no Uruguai, Argentina, México e Colômbia. Para o coordenador do Programa, Luca Mannochi, como aconteceu em Chiapas, no México, o objetivo é definir uma estratégia capaz de adequar o atrativo ao que os turistas desejam ver e de que forma. “Chapas está formando uma organização para levar o plano adiante”, comenta Mannochi sobre o aproveitamento das visitas técnicas e a troca de experiências.
Segundo a analista de Turismo da Secretaria de Estado de Turismo, Marcela Pimenta, dentro do Programa da OMT, 15 profissionais e cerca de dez voluntários irão propor um planejamento de gestão para os atrativos turísticos ao longo de seis meses, entre acompanhamentos via internet e trabalho de campo. “O Voluntariado da OMT dá visibilidade para o país, além de oferecer uma gama de especialistas internacionais”, explica Marcela.
Para mostrar qual será o papel de cada cidade com a vinda da OMT, a Secretária de Estado de Turismo, Érika Drumond, reuniu com os prefeitos de Sete Lagoas, Lagoa Santa e Cordisburgo na tarde dessa segunda-feira (12), na capital mineira. Na avaliação do prefeito Mário Márcio Maroca, Sete Lagoas inicia um processo de transformação turística. “Agora está se investindo em uma política para o setor, rumo à profissionalização e ao desenvolvimento econômico”, diz Maroca.
Nesse sábado (17), durante o 3º Salão Mineiro do Turismo, a OMT divulgará se Sete Lagoas tem condições de desenvolver estrutura receptiva para estrangeiros. Caso a oportunidade seja concretizada, o Circuito das Grutas terá mais estrutura e qualidade, acredita o gestor Marcos Alain. “A vinda do Programa de Voluntariado dará respaldo mundial para as ações do Circuito”, analisa Alain.
LINHA LUND
Situados em um raio máximo de 120km de Belo Horizonte, o Parque do Sumidouro, Museu de Ciências Naturais da PUC e as Grutas de Maquiné, Lapinha e Rei do Mato passam por melhorias físicas e no entorno para serem transformados em um produto turístico. As obras fazem parte do projeto do governo estadual para promover o turismo no Vetor Norte da Região Metropolitana de Belo Horizonte, a Linha Lund, que será lançada oficialmente dia 12 de maio. A intenção é aliar preservação ambiental e turismo, explica a coordenadora da Linha Lund, Natasha Nunes. “O Governo de Minas espera mudar o modelo de visitação das grutas, fazendo com que as pessoas não só se encantem com as belezas naturais, mas também saiam com conhecimento”.

Fonte: Revista Metropolionline.com

Um comentário: