quinta-feira, 29 de abril de 2010

PREFEITO MAROCA ANTECIPA PAGAMENTO DE SERVIDORES E DIA DO TRABALHADOR SERÁ COM DINHEIRO NO BOLSO


O prefeito Maroca determinou esta semana que todos os setores do município como, Fundações, Autarquias e Administração direta, antecipem o pagamento de todos os servidores do município.
A atitude beneficia mais de seis mil servidores, aquecendo cada vez mais a economia da cidade. Esta atitude é justamente visando o feriado do dia do trabalhador primeiro de maio.
O pagamento do Saae estava previsto para dia 04/05, mas por determinação do prefeito Maroca, os contra-cheques serão entregues para os servidores amanhã dia 30/04. Os servidores ficaram satisfeitos com a atitude do prefeito, pois todo trabalhador tem que passar o feriado do dia do trabalhador com dinheiro no bolso.

quarta-feira, 28 de abril de 2010

SERVIDORA DO ALMOXARIFADO PEDE EXONERAÇÃO DO CARGO E O "CRIVO DO MACHADO" PODE TER SIDO O PIVÔ


A situação do almoxarifado está ficando cada dia mais complicada. Agora, foi a vez de uma servidora, que na data de ontem saiu do local de trabalho em prantos. Na ocasião, a servidora recebeu apoio de vários servidores que se depararam com uma cena muito triste. O clima foi de revolta por parte servidores.
As informações da saída dessa servidora vai dar o que falar, pois, o Diário do Saae entrou em contato com a mesma, e prometemos aos leitores que tudo será esclarecido, pois, a mesma está disposta a desabafar e explicar sobre sua saída. Será o "CRIVO DO MACHADO" o pivô de tudo? Quem será a próxima vítima? Aguardem nossa postagem!!!

DOCUMENTO ENTREGUE POR SERVIDOR DEMONSTRA INDIGNAÇÃO POR PUNIÇAO SEVERA AO COMPANHEIRO

Esta semana recebemos um documento que foi entregue ao Diretor de Operações Maiston Viana, demosntração de indignação dos servidores em relação à punição ao companheiro de trabalho. Veja na íntegra o documento.

NOTIFICAÇÃO ORIGINADA DO BOMBEAMENTO DE ESGOTO NOVA CIDADE PARA
EXMO. SR. DIRETOR DE OPRAÇÕES MAISTON ATÔNIO VIANA GONÇALVES

Eu, Raimundo Nonato Cardoso Jr. , servidor da Autarquia, matrícula 1592, ao assumir o meu posto no Bombeamento, em retorno de férias, me tornei ciente por intermédio dos colegas, de um triste fato. Fato este, que envolveu o servidor Sr. Rosalvo de Fátima e o servidor Hélio Gomes da Silva.
Não quero que, o que vou citar, seja confundido como uma interferência na resolução do Sr. Diretor, pois, trata-se apenas de um pedido de toda equipe do referido Bombeamento de esgoto.
Os fatos a mim relatados, indicam que o Sr. Rosalvo, realmente errou, mas pode acreditar que, se o sistema estivesse pelo menos funcionando, o Sr. Rosalvo, não teria agido desta forma.
Acontece que, o Sr. Hélio Gomes da Silva pretendia de alguma forma, assessorado por determinada pessoa conseguir uma vaga no bombeamento.
Tanto é que, ele aqui apresentou-se, como um enviado especial do Sr. Diretor Presidente da Autarquia Sr. Ronaldo Andrade.
Fato este que me cientifiquei não ser verossível.
Cheguei assim à conclusão que, o Sr. Hélio Gomes da Silva assessorado por determinada pessoa, usou do pequeno subterfúgio do Sr. Rosalvo, para tentar sacá-lo do Bombeamento, e ocupar a sua vaga.Prova tanto, que ele procurou saber por várias vezes no Setor Operacional, se o Sr. Rosalvo havia assinado uma advertência.
Vale lembrar que, pelo que eu ouvi, o Sr. Rosalvo é do tempo que se abria valas para tubulações na picareta.
Coisa esta que o mesmo se submeteu durante vários anos. Lembra-se também, que são 24 longos anos de dedicação, com vontade, humildade, coragem, amor e caráter brioso e honrado do Sr. Rosalvo prestados à Autarquia.
Citações que, pelo que se é ouvido, em relação ao Sr. Hélio Gomes da Silva, são exatamente o contrário.
Em razão destas e outras, eu e meus colegas de trabalho, muito humildemente viemos solicitar à Vossa Senhoria, que reavaliasse o caso e verificasse as possibilidades de revogar a punição imposta ao Sr. Rosalvo, pois, acreditamos não ser ele o ser merecedor de tal penalidade, principalmente uma vez que o mesmo ainda não tinha assinado nem uma advertência.


Antecipadamente e atenciosamente lhe agradecemos.
Perdoe-me por citações talvez indevidas e pelos possíveis erros ortográficos.

SERVIDORES QUE ASSINARAM O DOCUMENTO:
Raimundo Nonato Cardoso Jr matrícula- 1596
João Soares de Oliveira matrícula-1520
Luciano Cesar Moreira matrícula-1453

Ficamos sabendo depois que o servidor Rosalvo com mais de 20 anos de serviço prestado ao Saae, sofreu uma suspensão de dois dias e ainda perdeu sua gratificação no valor de R$ 372.00 a menos em seu pagamento. Com certeza isso fará falta na mesa do nosso companheiro.

terça-feira, 27 de abril de 2010

SERVIDORES DO SAAE DEMONSTRAM UNIDADE E PROJETO FOI APROVADO POR UNANIMIDADE


FOTOS: SERVIDORES LOTANDO O PLENÁRIO DA CÂMARA

Mais uma vez os servidores do SAAE demonstraram na tarde dessa terça- feira dia 27/04, o poder de mobilização lotando o plenário da Câmara Municipal. Centenas de servidores compareceram à reunião onde estava em pauta a aprovação de um projeto de autoria do prefeito Maroca referente ao vale alimentação para os servidores da Autarquia.
O projeto foi aprovado por unanimidade. Para quem achava que teria votos contra o projeto, se enganou, pois, a unidade dos servidores pode ter sido fator primordial para inibir qualquer reação contrária por parte de algum vereador.
Depois da votação, a alegria estava estampada no rosto de cada um dos servidores que saíram satisfeitos com o resultado. Tivemos a presença também do Sindágua, sindicato que representa a categoria do SAAE. Sempre questionado por algumas pessoas inescrupulosas que nunca se preocuparam com o bem dos servidores, agora terá que engolir garganta abaixo o começo de muitas vitórias que ainda virão pela frente. Com a presença de Gercianísio e Nascimento sem esquecer dos dois delegados regionais do Sindágua que foram peças fundamentais no processo, Glaydson Sousa e Hugo Lyra,eles acreditam que é só o começo de uma grande caminhada em benefício dos servidores.
Parabenizamos todos vereadores pela postura digna de sempre aprovar sem restrição, qualquer benefício para os servidores públicos de Sete Lagoas. Temos que agradecer em especial o prefeito Maroca e o líder do prefeito, Marcelo da Cooperselta, pelo apoio incondicional aos servidores do SAAE.
O Diário do Saae não pode deixar de parabenizar o que há de mais importante na Aurtarquia, que são os sevidores, pela união, determinação e coragem em reivindicar seus direitos politizando a cada dia e mudando conceitos e pensamentos.
"Agora vários servidores estão entendendo o propósito do Sindágua, a prova é o grande número de operadores de casas de máquinas marcando presença na reunião, o que não acontecia antes, sempre procuro fazer o trabalho de conscientização e nunca de repressão, por isso os resultados acontecem". Disse Hugo Lyra delegado do Sindágua.

segunda-feira, 26 de abril de 2010

E O PCCS DO SAAE???


FOTO: Reunião da comissão PCCS do SAAE

Como já é de conhecimento dos servidores, a última reunião da comissão do PCCS do Saae, Plano de Cargos Carreiras e Salários, reuníram no início do fevereiro e até agora não foi marcada outra reunião.
A empresa Assessorarte, contratada pelo Saae para realizar a elaboração do Plano propõe mudança de nomenclatura criando somente quatro carreiras para toda Autarquia, proposta que não foi bem recebida pelos servidores.
Segundo informações, um dos representantes teve dengue hemorrágica, o que resultou no atraso dos trabalhos. Ficamos sabendo que os paulistas chegaram e irão fazer uma reunião secreta sem a participação dos representantes dos servidores, o intuito é enviar o mais rápido a Câmara para aprovação. Vale salientar que o Sindágua juntamente com uma comissão formada por servidores já fizeram reuniões com vários vereadores para que o Plano não seja aprovado sem uma discursão mais aprofundada, já que a proposta de mudança de nomenclatura não foi aceita pelos servidores.
Esperamos que os paulistas voltem mais calmos, pois na última reunião, um dos membros da empresa saiu muito irritado ao ser questionado por um servidor. Informações apuradas pelo Diário do Saae é que o plano chegará todo pronto e não terá mais discurções entre os representantes dos servidores. Não acreditamos nesta ipótese, uma empresa de grande conhecimento na área como dizem, não irá agir de forma ditatorial e sem ouvir os servidores.

sexta-feira, 23 de abril de 2010

SERVIDORES DO SAAE SE MOBILIZAM PARA REUNIÃO DA CÂMARA NESTA TERÇA DIA 27


Os servidores da Autarquia estão fazendo um grande trabalho de divulgação para lotar o plenário da Câmara nesta terça-feira dia 27/04 às 15hs. Vários cartazes foram espalhados em várias unidades do SAAE convocando os servidores para reunião. Mensagens no rádio amador, é o que mais funciona, dito popular entre os servidores, o "rádio pião". É impressionante o poder de comunicação dos servidores, em poucos minutos a maioria já sabiam da notícia.
Os serviores prometem lotar a Câmara para defender o projeto que propõe a criação de vale alimentação no valor de R$80 reais para os servidores do SAAE. Depois de tantas polêmicas, os servidores acreditam que agora será colocado um ponto final nesta história.
Membros do Sindágua também devem se deslocar de Belo Horizonte para marcar presença nesta reunião, juntamente com os delegados regionais Hugo Lyra e Glaydsom Sousa.

PATRUS BATE O PÉ EM MINAS: "EU QUERO SER GOVERNADOR"


Ex-ministro mantém disposição de enfrentar Fernando Pimentel nas prévias do PT em MinasFoto: Ney Rubens/Especial para Terra

Juliana Prado
Direto de Belo Horizonte

Típico apaziguador e "homem de paz" do PT, Patrus Ananias, ex-ministro do Desenvolvimento Social, é extremamente ponderado quando fala sobre a disputa ao governo de Minas Gerais. Sabe, apesar de não admitir, da pressão de Brasília para que o candidato na corrida ao Palácio da Liberdade seja o peemedebista e ex-ministro Hélio Costa. No entanto, o ex-prefeito de Belo Horizonte está rodando Minas e mantém disposição de enfrentar o colega de partido Fernando Pimentel nas prévias de 2 de maio.
Patrus tenta ficar longe da parte mais rasa da briga entre PT e PMDB e diz que só pretende realizar seu sonho: "eu quero ser governador de Minas". Ele entende que o conflito está armado, mas diz que eles são saudáveis e precisam ser resolvidos. "Só não há conflito na ditadura. E também nos partidos onde as coisas são decididas de cima para baixo", afirma.
Em entrevista ao Terra, o ex-ministro disse que, se não houver acordo, o jeito será formar dois palanques no Estado. Segundo Patrus, tudo será discutido na base de muita conversa. E de muita escuta.
Qual a sua postura hoje em relação às dificuldades em se fechar a aliança PT/PMDB para a disputa ao governo de Minas? Estamos com o pé na estrada e com uma aceitação muito boa. Domingo viajei pelo interior de Minas, sendo muito bem recebido. Ontem tive um grande apoio e uma ampla participação da juventude em um encontro com a militância em Belo Horizonte, e eu estou muito satisfeito com a resposta das pessoas.
Apesar do grande dilema que se instalou no centro do partido? Na verdade, o PT está vivendo a sua história de democracia interna. As prévias (escolha do candidato pelo voto dos militantes) fazem parte da tradição do partido. O que temos de maior patrimônio são os nossos filiados. Na grave crise de 2005 (escândalo do mensalão) foi extraordinária a participação dos militantes no PED (Processo de Eleição Direta), que mostrou a força do partido. Veja você: até o governador Aécio Neves tentou emplacar as prévias no seu partido. E eu acho que ele estava certo.
Alguma chance, mesmo que mínima, de as prévias de 2 de maio não acontecerem? As prévias irão acontecer de qualquer forma. A direção estadual já decidiu, a direção nacional já aceitou, o próprio José Eduardo Dutra (presidente nacional da sigla) confirmou as prévias. Então, o processo já está em curso, tanto envolvendo a nacional quanto a estadual. Além disso, estamos fazendo uma prévia muito ética, uma disputa muito elevada. Quem vencê-las será o candidato (ao governo do Estado). Ou, ao menos, será o nome que iremos apresentar ao povo de Minas.
Depois que virou governo a impressão que se tem é que existem dois PTs: o da direção nacional, duro, e aquele outro PT, dos Estados e municípios... Não acho que o PT da direção nacional seja um PT mais duro. Sou do diretório nacional, tenho boa interlocução com o presidente nacional, com o presidente Lula, fui ministro do presidente Lula por seis anos, e não há essa coisa não. O fato é que o PT cresceu e tudo que cresce acabando abrindo espaço de debate, de conflito. Só não há conflito na ditadura. E também nos partidos onde as coisas são decididas de cima para baixo. Os conflitos têm que ser processados e decididos. O que nos une é o projeto nacional - da candidatura de Dilma Rousseff - e nenhum Estado é mais ligado à integração e desenvolvimento do Brasil do que Minas Gerais. Agora, é importante lembrar que o projeto nacional não se dá numa abstração, ele se articula com projetos de desenvolvimento regional e estadual.
O ex-ministro Hélio Costa baixou um pouco o tom do discurso depois de atritos públicos com o PT. Ainda é possível pacificar a aliança? Nós temos uma relação boa, fraterna e de amizade com o ministro Hélio Costa, isso precisa ficar claro. Nós queremos uma aliança com o PMDB. Estamos sintonizados com o presidente Lula, mas queremos uma aliança a ser construída e onde o PT seja ouvido. Desde que me coloquei como pré-candidato há alguns meses eu tinha um desejo, que hoje é forte: "eu quero ser governador de Minas". Eu tenho experiência para isso e quero contribuir com o Estado de Minas.
Mesmo abaixando o tom, todos sabem que Hélio Costa se coloca de forma muito áspera às vezes e nada maleável. É possível desarmá-lo? Eu mantenho a tese de candidatura única, agora, se não for possível, vamos para dois palanques. Temos tempo, temos prazo. A situação do PT estava muito confusa com dois candidatos. Agora vamos apresentar um nome só, para podermos conversar. Precisamos é lembrar que temos uma militância, uma juventude, inúmeros aliados que precisam ser ouvidos e respeitados.
O senhor acredita mesmo que apenas com o reforço de militantes o PT de Minas bancaria sair para a briga sem o PMDB? Bom, você sabe que a cada dia as suas preocupações, como diz o Evangelho. Também gosto de repetir o Tancredo (Neves), que sempre falava: "a cada dia sua agonia". Mas eu ainda gosto de dizer outra coisa: "a cada dia a sua alegria". Minha posição sempre foi e sempre será por uma aliança ética e democrática. Uma aliança onde o PT, que é muito forte em Minas e no Brasil, seja ouvido e respeitado. Estou pronto para ser candidato, mas, claro, atento às movimentações e aos desdobramentos das nossa conversas.

quinta-feira, 22 de abril de 2010

PREFEITURA RECEBE VERBA PARA MELHORIA DO HOSPITAL MUNICIPAL


Prefeito em exercício, Milton Saraiva, e secretário de Saúde, Jorge Corrêa, durante assinatura de convênio de R$ 313 mil com o Governo de Minas para melhorar qualidade de atendimento do Hospital Municipal.


O prefeito em exercício, Milton Saraiva, assinou, nesta quarta-feira (13), o convênio Pró-Hosp Complementar com o Governo de Minas Gerais. O investimento de R$ 313,21 mil será aplicado para melhorar a qualidade de atendimento do hospital municipal.
Na opinião de Saraiva, esse será um ganho para a cidade. “O hospital municipal é a principal referência da Saúde de Sete Lagoas e região. O convênio é fundamental para fortalecer nossa estrutura”, disse. O secretário de Saúde, Jorge Corrêa, explica que a verba vem como um reforço no caixa da Saúde. “O recurso não estava no planejamento para esse ano”, afirmou Corrêa sobre a possibilidade de investir ainda mais no atendimento à população.

Fonte: Ivan Figueiredo/Assessoria de Comunicação Prefeitura de Sete Lagoas.


VEJA O RELATO DE IRMÃO DE VÍTIMA DE UM BURACO DA COPASA

No dia 21.06, um trágico acidente em plena avenida da cidade de São Francisco tirou a vida do professor de Português Marlis Marciel Nascimento Ramos, de27 anos. De acordo relatos de testemunhas no local, tudo começou por um buraco aberto pela Copasa (Companhia de Saneamento de Minas Gerais) na Avenida Oscar Caetano Gomes, na esquina da Escola Municipal Mestra Hercília, Bairro Santo Antônio, no qual a mesma faria uma manutenção da encanação do local, porém, o mesmo buraco permaneceu intacto por mais de 10 dias. Nesse mesmo local, além desse acidente fatal, também já ocorreram outros dois acidentes, onde um motociclista veio a fraturar a perna e outro veio a machucar bastante. Até o momento desse acidente fatal, a dita empresa não havia efetuado a manutenção pretendida, o porquê ninguém sabe, nem mesmo a própria empresa. A única ação tomada pela empresa foi feita somente um dia após o acidente fatal, onde a mesma deslocou para o local cerca de 15 homens (não contamos corretamente, pois o sentimento nos deixa sem condições) entre estes, encarregados e até o diretor da regional do nosso município, tudo para fazer a bendita manutenção, Um papel estúpido de uma empresa que se diz tão grande e tão preocupada com o bem social. Escrevo isso com um grande sentimento, pois a vítima fatal foi meu irmão mais velho, não podemos perdoar tal estupidez da empresa que, novamente repito, se diz tão preocupada com o bem social. Se meu irmão estava correndo ou não, não é do nosso conhecimento, pois o mesmo estava a bordo de uma Honda Biz+ 100CC, moto que no máximo atinge 60 km/h. Certamente, se não tivesse o buraco o acidente não teria acontecido, poderia até acontecer algo, porém de outra forma. A nós, familiares, resta somente o sentimento, a saudade e a angústia de uma irresponsabilidade e de uma estupidez dessa empresa. Só pra reforçar mais um pouco, este não é um único buraco aberto pela empresa para manutenções na nossa cidade; são vários, e todos permanecem por dias e até meses. Numa outra ocasião, um buraco aberto no Bairro Sagrada Família veio a causar outro acidente. O buraco, com um diâmetro muito amplo, ficou aberto por meses, veio a chuva e o mesmo se encheu de água. Em um dia que a energia faltou aqui na nossa cidade, uma moça moradora daquele bairro estava indo para sua casa quando, no escuro, caiu dentro desse buraco, que estava cheio de água e se machucou bastante. Pedimos a vocês de O NORTE apoio para publicação desta matéria, pois como irmão da vítima fatal, temos sentimentos e também cremos que este problema não deve permanecer sem uma solução. Abraço a todos, nossos agradecimentos. Em nome da família de Marlis Marciel Nascimento Ramos (in memorian), Márcio Alan Nascimento Ramos, irmão da vítima, 21 anos, desenvolvedor web, natural e residente da cidade de São Francisco.Márcio Nascimento - marcio@mnascimento.com.br - São Francisco- MG - (38) 8803.9766

segunda-feira, 19 de abril de 2010

LÍDER DO PREFEITO MARCELO REÚNE COM SERVIDORES DO SAAE E PROJETO SERÁ ENVIADO



FOTOS: Momento da reunião no setor operacional dia 19/04


O que estava previsto por maioria dos servidores acabou de se confirmar. Ao chegar de viagem o líder do prefeito Marcelo da Cooperselta tomou ciência do conteúdo do projeto que se refere à implantação do vale alimentação para os servidores do Saae, imediatamente reuniu com os servidores para resolver o impasse. Segundo o Vereador, o projeto elaborado pelo jurídico do Saae jamais poderia estar atrelado a outro projeto, isso não existe.
Amanhã terá uma reunião com a Procuradoria da Prefeitura para refazer o projeto. "Sempre irei honrar com minha palavra, se na terça-feira dia 27/04 o projeto não for enviado para Câmara, eu entrego minha liderança de governo. Tenho que ter autonomia em minhas decisões, não estou aqui para fazer política e sim para cumprir o que ficou definido anteriormente em assembléia". Disse Marcelo.
No meio da reunião o prefeito em exercício Milton Saraiva ligou para o Marcelo e se prontificou a ajudar no que for preciso, pois foi ele quem assinou o projeto.
Mais uma vez o líder do prefeito Marcelo da Cooperselta mostrou pra que veio, com um posicionamento firme, e a favor dos servidores, no final de sua fala recebeu uma salva de palmas de todos.
Não podemos deixar de agradecer Milton Saraiva e também Beto Andrade pelo apoio que nos foi concedido.
Disse um servidor: "Marcelo, eu já estava perdendo a confiança, mas você demonstrou com sua atitude seu caráter".
O projeto será enviado com data retroativa à primeiro de março.

domingo, 18 de abril de 2010

FALA DE BETO ANDRADE NA RÁDIO CULTURA DESCREVE SITUAÇÃO DO SAAE

FOTO: Beto Andrade ao lado do prefeito Maroca

Esta semana recebemos esse email de um assessor parlamentar da Câmara de veradores de Sete Lagoas e decidimos publicar aqui no Diário do Saae, veja o email:

Email recebido:

Fala de Beto Andrade secretário do Prefeito Maroca na rádio Cultura: O gestor que não tem os servidores do seu lado pode arrumar as malas e ir embora, sem o apoio dos servidores é impossível trabalhar! E Maroca ainda precisa mudar secretários na administração, algumas atitudes acaba com a reputação de Maroca e isso não pode acontecer!Beto como um servidor Público tem uma visão muito apurada e as atitudes do presidente do Saae comprova a falta de compromisso com à administração Maroca.Encontrei com alguns servidores do Saae e percebi a revolta deles, eles prometeram boicote em serviços.Agora só falta o presidente Ronaldo Andrade colocar a culpa na Câmara Municipal.

Diário do SAAE disse:

Quem conhece Beto Andrade sabe do caráter dele, mais uma vez ele comprova o conhecimento político adquirido em vários anos de administração. Parece que ele já estava premeditando a situação do SAAE.

quinta-feira, 15 de abril de 2010

PROJETO ENVIADO PELO SAAE PREVÊ BARGANHA E SERVIDORES PROMETEM OPERAÇÃO TARTARUGA

FOTO: Presidente do SAAE Ronaldo Andrade

O presidente do Saae Ronaldo Andrade traiu mais uma vez a confiança dos servidores, elaborando um projeto de lei que já sabia que não seria aprovado. O projeto do vale-alimentação que chegou à Câmara Municipal está atrelado em outro projeto que prevê uma correção na tarifa de água de mais de 13%, para que os servidores receberem o valor de R$80,00 reais em vale- alimentação.
Este aumento equivale a mais ou menos R$ 1.400.000,00 reais, (UM MILHÃO E QUATROCENTOS MIL REAIS) e sendo repassado para os servidores pouco mais de R$ 300.000,00 reais, (TREZENTOS MIL REAIS), o restante seria para investimentos no SAAE.
Os servidores ficaram abismados com a falta de sensibilidade do Presidente tanto com os servidores quanto com a população, projeto este que escancara de vez uma barganha política.
O Sindágua assustou com a atitude do gestor do SAAE Ronaldo Andrade em condicionar a aprovação de um projeto ao outro, e informou que irá preperar para uma greve por tempo indeterminado, pois o acordo não foi cumprido levando assim o SAAE a uma situação muito delicada.
O que se comenta entre os servidores é uma operação tartaruga de imediato até ser deflagrado a greve. "Estamos cansados de ser enganado, não é a primeira vez que isso acontece e agora vamos para o confronto" disse um servidor.
Infelizmente o mais prejudicado nessa história será a população Setelagoana. Uma Autarquia como o SAAE tem que ter responsabilidade para administrar, o que não parece acontecer.
O projeto do vale-alimentação já retornou para prefeitura pela Procuradoria da Câmara Municipal.
Alguns assessores de vereadores ficaram abismados com tanta coragem de criar um projeto dessa fórma, "era mais bonito o Ronaldo Andrade assumir que não iria cumprir o acordo, ele está de brincadeira!" disse um assessor.
O que queremos saber é se o líder do prefeito Marcelo da Cooperselta e o prefeito Maroca sabiam dessa artimanha para que o projeto não fosse aprovado.

quarta-feira, 14 de abril de 2010

GRUTA REI DO MATO RECEBE MISSÃO EXPLORATÓRIA

FOTO: Técnicos da OMT, Presidente da Seltur Luciano Lyra

O Programa de Voluntariado da Organização Mundial de Turismo (OMT) visitou, na última segunda-feira (12), as instalações da Gruta Rei do Mato para analisar a viabilidade de elaboração de um diagnóstico de potencial turístico do atrativo.
Essa é primeira vez que o Brasil recebe técnicos da agência das Nações Unidas visando um planejamento que integre a gruta à comunidade do entorno e adapte a infraestrutura para receber turistas internacionais. As missões exploratórias começaram dia 9 e seguem até o dia 19 de abril, passando pelas grutas da Lapinha (Lagoa Santa) e Maquiné (Cordisburgo), que fazem parte do roteiro Linha Lund.
Iniciado em 2006, o Programa de Voluntariado da OMT já traçou novos rumos para o turismo no Uruguai, Argentina, México e Colômbia. Para o coordenador do Programa, Luca Mannochi, como aconteceu em Chiapas, no México, o objetivo é definir uma estratégia capaz de adequar o atrativo ao que os turistas desejam ver e de que forma. “Chapas está formando uma organização para levar o plano adiante”, comenta Mannochi sobre o aproveitamento das visitas técnicas e a troca de experiências.
Segundo a analista de Turismo da Secretaria de Estado de Turismo, Marcela Pimenta, dentro do Programa da OMT, 15 profissionais e cerca de dez voluntários irão propor um planejamento de gestão para os atrativos turísticos ao longo de seis meses, entre acompanhamentos via internet e trabalho de campo. “O Voluntariado da OMT dá visibilidade para o país, além de oferecer uma gama de especialistas internacionais”, explica Marcela.
Para mostrar qual será o papel de cada cidade com a vinda da OMT, a Secretária de Estado de Turismo, Érika Drumond, reuniu com os prefeitos de Sete Lagoas, Lagoa Santa e Cordisburgo na tarde dessa segunda-feira (12), na capital mineira. Na avaliação do prefeito Mário Márcio Maroca, Sete Lagoas inicia um processo de transformação turística. “Agora está se investindo em uma política para o setor, rumo à profissionalização e ao desenvolvimento econômico”, diz Maroca.
Nesse sábado (17), durante o 3º Salão Mineiro do Turismo, a OMT divulgará se Sete Lagoas tem condições de desenvolver estrutura receptiva para estrangeiros. Caso a oportunidade seja concretizada, o Circuito das Grutas terá mais estrutura e qualidade, acredita o gestor Marcos Alain. “A vinda do Programa de Voluntariado dará respaldo mundial para as ações do Circuito”, analisa Alain.
LINHA LUND
Situados em um raio máximo de 120km de Belo Horizonte, o Parque do Sumidouro, Museu de Ciências Naturais da PUC e as Grutas de Maquiné, Lapinha e Rei do Mato passam por melhorias físicas e no entorno para serem transformados em um produto turístico. As obras fazem parte do projeto do governo estadual para promover o turismo no Vetor Norte da Região Metropolitana de Belo Horizonte, a Linha Lund, que será lançada oficialmente dia 12 de maio. A intenção é aliar preservação ambiental e turismo, explica a coordenadora da Linha Lund, Natasha Nunes. “O Governo de Minas espera mudar o modelo de visitação das grutas, fazendo com que as pessoas não só se encantem com as belezas naturais, mas também saiam com conhecimento”.

Fonte: Revista Metropolionline.com

segunda-feira, 12 de abril de 2010

COPASA E SAAE PROBLEMAS IGUAIS PARTE IV

FOTO: Buraco aberto bairro Parque das Nacões TRÊS MARIAS
FOTO: Buraco aberto bairro Novo Horizonte TRÊS MARIAS

Copasa destrói o asfalto da cidade


Buracos abertos, lama e perigo para a população, esse é o rastro que a COPASA deixa por onde passa. Tapar os buracos que abre para manutenção ou ligação de água e rede de esgotos é obrigação da COPASA, como foi alertado pelo vereador Ita na reunião desta segunda (07/12) na câmara municipal de Três Marias.
O vereador subiu à tribua e pediu um maior empenho da prefeitura na fiscalização destes buracos que a COPASA vem deixando pela cidade. Na foto a seguir você vê um buraco que esta aberto a quase um mês no bairro Parque das Nações, próximo ao sitio do “Lã”, e que com as constantes chuvas, o asfalto esta sendo levado pela enxurrada. Na segunda foto um buraco aberto no bairro Novo Horizonte, na Rua Buganvilha, imagens que acostumamos a ver por toda a Três Marias; O contrato de prestação de serviços da COPASA esta no fim, daí vem o questionamento. Será que ela esta prestando um bom serviço?

SETOR DE TRANSPORTE INTENSIFICA CONTROLE DA FROTA DO SAAE

FOTO: Motorista Valmir entregando o vale abastecimento para Cristina

O SAAE vem implantando em seus setores programas que facilitam e permitem fazer um controle eficaz de materiais, serviços, despesas e etc.
Hoje, o setor de transporte merece nosso destaque que por sua vez está fazendo um ótimo trabalho no que se refere ao controle do combustível da frota desta Douta Autarquia.
O abastecimento dos veículos é feito três vezes por semana, ou seja às 2ª, 4ª e 6ª feiras no horário de 12:45hs até 16:15hs com acompanhamento de uma funcionária do setor de transporte que é disponibilizada ao local para registrar a quilometragem dos veículos e fazer a conferência da litragem nos cupons fiscais. Esse trabalho, posteriormente é lançado no sistema do SAAE, que fica registrado nas planilhas individuais de cada veículo.
Além do combustível, também está sendo feito um controle de manutenção da frota, ou seja, nas fichas dos veículos ficam registrados todos os reparos que são feitos, com data, aquisição de peças, mão-de-obra e respectivos valores.
Dessa forma, a equipe do setor de transportes tem mostrado seriedade, organização e comprometimento com os veículos da Autarquia, com toda clareza possível sem deixar nenhuma sombra de dúvidas no que se refere à manutenção da frota.

sexta-feira, 9 de abril de 2010

ALMOXARIFADO DO SAAE: É PRECISO MUDAR CONCEITOS

FOTO: ALMOXARIFADO DO SAAE AEROPORTO

Sabemos que todo almoxarifado tanto de empresas estatais ou privadas exige sempre um controle rígido para o bom funcionamento. Mas no SAAE a situação passa dos limites afetando assim um melhor andamento dos trabalhos da Autarquia.
Os coordenadores e supervisores na maioria das vezes não têm autonomia para requisitar algo no almoxarifado sem passar no crivo de uma servidora que está respondendo hoje pelo almoxarifado, muita das vezes é preciso ligar para esta pessoa, pois, o horário de trabalho não corresponde com a demanda do setor atrasando de forma considerável as atividades do setor.
Há pouco tempo um supervisor da área de esgoto solicitou um frasco de álcool para desinfecção das mãos e limpeza interna do veículo que presta serviço no setor de esgoto. Na oportunidade o mesmo ficou revoltado por não ter autonomia de requisitar um produto tão insignificante no valor finaceiro, mas de muita importância para segurança dos servidores.
Outro problema reclamado pelos coordenadores é o pedido de marmitex; é preciso às vezes ter que localizar esta pessoa por telefone, pois, só o crivo do MACHADO autorizar.
Hoje foi a vez de ter que ligar para paternalista pedindo autorização para liberar um frasco de detergente e uma flanela.
Segundo informações, as telefonintas têm direito de quatro rolos de papel higiênico por semana, tendo as mesmas que fazer "vaquinha" para comprar papel, um absurdo.
Esta semana o sistema Wenceslau Brás foi uma das vítimas desse excesso de controle por parte do almoxarifado. Por quase quarenta minutos ficaram esperando o crivo do MACHADO para pegar duas juntas elásticas e dois metros de cano defofô de 250mm, em um sistema de tamanha importância para a cidade.
Algumas vezes o crivo do MACHADO sobrepõe até determinação do Diretor de Operações do SAAE, o que achamos muito estranho.
É preciso uma atitude rápida, pois os coordenadores estão insatisfeitos com esta situação. Algumas pessoas são taxadas de desonestas por esta servidora do almoxarifado, o que é muito sério.
Esperamos que o Diretor Presidente Ronaldo Andrade tome providências para que o problema não se agrave.

quinta-feira, 8 de abril de 2010

COPASA E SAAE PROBLEMAS IGUAIS PARTE III


MORADORES DEIXAM AS CASAS POR FALTA DE ÁGUA EM BAIRRO DE DIVINÓPOLIS

O corte no abastecimento de água no bairro Xavante em Divinópolis faz moradores saírem de casa. A situação no local é bastante crítica e a demora para solucionar o problema causa revolta.

Com o sol forte e o calor que tem feito na cidade, o que todo mundo mais quer é muita sombra e água fresca. Sombra a família Ribeiro tem de sobra, agora água é um item em falta para todos. Não tem nem para beber. E para lavar as vasilhas então, ninguém tem previsão.

Sem ter o que fazer a família decidiu sair de casa. E não são só os Ribeiro que passam por esse problema. Várias famílias do bairro Xavante passaram pela mesma situação.

A roupa suja se acumula na máquina, mas não é isso que mais incomoda a dona de casa Luana Mota. Ela afirma que já ligou várias vezes para a Copasa para reclamar sobre o problema, mas a companhia não atende.

De acordo com o gerente responsável pela Copasa, Carlos Edésio, o problema já está sendo solucionado e o abastecimento de água está sendo liberado gradativamente.

Fonte: Megaminas

domingo, 4 de abril de 2010

GOVERNO MAROCA CONSERTA OBRA ELEITOREIRA DA GESTÃO LEONE MACIEL

FOTO: Parte da avenida com serviço de base já realizado

FOTO: Redes fluviais sedo construidas


FOTO: Obras avenida José Sérvulo Soalheiro Belo Vale

No último ano do governo Leone Maciel, o bairro Verde Vale foi um dos contemplados com uma das obras eleitoreiras da gestão Leone Maciel. O bairro recebeu asfalto em algumas ruas e a primeira chuva levou o asfalto, pois, nenhuma rua recebeu canalização de redes fluviais.
No dia da eleição vários moradores tiveram que pisar no pinche que estava aplicado nas ruas porque não teve tempo de finalizar a obra eleitoreira.
A avenida José Sérvulo Soalheiro foi uma das vítimas do governo Leone Maciel, véspera de eleição a avenida recebeu uma camada de asfalto e não foi feito no local o principal, que era a captação de águas fluviais, pois a avenida acabou na primeira chuva.
Esta semana passamos pela avenida e deparamos com uma grande obra, o que deveria ser feito na época, rebaixamento de pista para escoar água, redes fluviais e várias bocas de lobo para receber águas das chuvas. "Agora sim, parece que o serviço está sendo de primeira" disse um morador da região.
O governo maroca está de parabéns, demosntrando que cuida do dinheiro com reponsabilidade fazendo a coisa certa.
Vale salientar que até hoje as ruas do bairro Verde Vale não receberam meios fios.