sexta-feira, 22 de março de 2013

22 DE MARÇO: UM DIA PARA REFLETIR SOBRE A ÁGUA



Quer contribuir com a preservação da água? Comece no dia-a-dia!
Em 22 de dezembro de 1992, a Assembléia Geral da ONU (Organização das Nações Unidas) declarou que no dia 22 de março de cada ano seria celebrado o Dia Mundial da Água. Essa decisão baseou-se em recomendações contidas em um documento chamado “Agenda 21”, que define prioridades como: 
  • assegurar a manutenção da oferta adequada de água de boa qualidade para toda a população do planeta e
  • preservar as funções dos ecossistemas.

Com a instituição do Dia Mundial da Água, os países foram convidados a aderir às recomendações da ONU relativas à água e a concretizar atividades apropriadas ao contexto de cada país. A ideia é disseminar informações sobre a água na cultura das diferentes nações.

Em todo o mundo, o mês de março é dedicado a atividades, celebrações e reflexões sobre o uso sustentável e consciente da água. No Brasil, a adesão partiu do Congresso Nacional. A Lei nº 10.670, de 14 de maio de 2003, instituiu o Dia Nacional da Água, que também passou a ser comemorado no dia 22 de março de cada ano.

2 comentários:

  1. Uso conciente da água, no mundo a água disponível para consumo é 1 porcento e tal e coisa.
    Todo mundo tá careca de saber isto e aquilo.
    Mas e a prática desta conciencia por partes de orgãos públicos como por exemplo o SAAE.
    Quais políticas de manutenção, controle e preservação são aplicadas pelo SAAE. Quais os projetos ambientais fazem parte da malha de ações do SAAE? Como os SAAE recebe aprovações de loteamentos sem estrutura de tratamento do esgoto para não cair em afluentes na área urbanizada?
    Como o SAAE controla desperdícios em reservatórios transbordantes como o caso do Ondina Vasconcelos (Cid. de Deus)? Como o SAAE vê perfurações de poços no perímetro urbano indiscriminadamente sem controle? Como o SAAE reage ao saber que a fábrica de cervejas AMBEV, perfurou dezenas de poços profundos em suas dependencias, retirando quantidades abusivas de água comprometendo seriamente a vizinha IVECO, que paga suas contas em dia. E a AMBEV é isenta desse pagamento por lei 20 anos. O que o SAAE fará para conter o risco de comprometimento do abastecimento na região nordeste da cidade em razão do grande consumo da AMBEV nos próximos anos? Por que a prefeitura não paga a água que consome?
    O dia mundial da água é para ser lembrado mas também ser prestado contas do seu uso correto.

    ResponderExcluir
  2. Que tenhamos consciência para deixar um mundo melhor. Devemos usar a água com responsabilidade.

    ResponderExcluir