Um dos assuntos de mais polêmicos durante anos no SAAE volta a tona, agora com um posicionamento mais firme por parte da administração. Segundo informações, a determinação partiu da prefeitura.Todos o
s equipamentos alugados pelas empreiteiras ao SAAE estão com as atividades suspensas até segunda ordem. A determinação seria a partir de hoje dia 14/05/13, mas, as máquinas e caminhões trabalharam hoje normalmente, ficando somente o ônibus suspenso de suas atividades a tarde.
Ainda não temos informações sobre o porque da suspensão dos trabalhos das empreiteiras.
Ano passado em uma Audiência Pública o presidente da Câmara na época Toninho Rogério
indagou o ex-presidente sobre o contrato do ônibus no valor bem acima do praticado no mercado.
veja parte da matéria publicada no dia 30 de junho de 2012.
Ao iniciar o debate o presidente da Câmara sabatinou o presidente da autarquia com perguntas fortes deixando-o por muitas vezes incomodado com a situação. O presidente da Câmara, Toninho Rogério, apresentou o valor da licitação de um ônibus que foi recentemente alugado pela direção em um valor segundo ele incompatível com o mercado, chegando a ultrapassar R$ 100.000,00(cem mil reais) em doze meses equivalente a R$ 9.000,00(nove mil reais) por mês em média. Outro assunto abordado pelo presidente da Câmara foi o leilão dos bens públicos do SAAE que foi realizado recentemente onde equipamentos em perfeito estado de conservação foram vendidos e substituído por equipamentos alugados.
Em resposta, Fábio Nepomuceno disse que as máquinas foram leiloadas atendendo um TAC(Termo de Ajustamento de Conduta) do Ministério Publico onde as máquinas deveriam ser cabinadas e climatizadas. Quando perguntado sobre as máquinas alugadas se eram cabinadas, Fábio disse que não, e que a exigência do MP era somente os equipamentos do SAAE.
O vereador Reginaldo tristeza, disse que foi até o pátio do setor operacional e constatou as denúncias levantadas pelos servidores. “Estive em visita ao setor de operações e encontrei duas máquinas recém-adquiridas pelo SAAE paradas no pátio com máquinas alugadas trabalhando, assim não há SAAE que aguente.
No final da audiência, o vereador Marcelo da Coopercelta pediu que constasse em ata o pedido da prestação de contas do SAAE.
O vereador Claudinei Dias apresentou um requerimento sujerindo a criação de uma comissão permanente de investigação no SAAE. O requerimento foi aprovado por unanimidade.
Ano passado, a promotoria teria pedido cópias de documentos relativo a contratos licitações e pagamentos as empreiteiras prestadoras de serviço na autarquia.
O SAAE vem aos poucos adquirindo novos equipamentos ao longo do tempo. Ronaldo de Andrade iniciou a renovação da frota onde o mesmo comprou caminhões e máquinas, e em muito pouco tempo o novo presidente Ananias de Castro comprou três retros-escavadeiras e está em processo de compra caminhões básculas para substituir os veículos alugados.