sábado, 30 de junho de 2012

AUDIÊNCIA PÚBLICA SOBRE POSSÍVEL PRIVATIZAÇÃO DO SAAE ATRAIU CENTENAS DE PESSOAS

Atendendo o requerimento do vereador Reginaldo Tristeza do PSOL, a Câmara de vereadores realizou audiência pública onde o tema debatido foi a possível privatização do SAAE.

O plenário da Câmara ficou completamente lotado com a presença de representantes de vários bairros e também dos servidores do SAAE.

A mesa principal foi composta de vereadores, representante do Sindágua sindicatos dos servidores do SAAE também de empresário no setor de saneamento.

Ao iniciar o debate o presidente da Câmara sabatinou o presidente da autarquia com perguntas fortes deixando-o por muitas vezes incomodado com a situação. O presidente da Câmara, Toninho Rogério, apresentou o valor da licitação de um ônibus que foi recentemente alugado pela direção em um valor segundo ele incompatível com o mercado, chegando a ultrapassar R$ 100.000,00(cem mil reais) em doze meses equivalente a R$ 9.000,00(nove mil reais) por mês em média. Outro assunto abordado pelo presidente da Câmara foi o leilão dos bens públicos do SAAE que foi realizado recentemente onde equipamentos em perfeito estado de conservação foram vendidos e substituído por equipamentos alugados.

Em resposta, Fábio Nepomuceno disse que as máquinas foram leiloadas atendendo um TAC(Termo de Ajustamento de Conduta) do Ministério Publico onde as máquinas deveriam ser cabinadas e climatizadas. Quando perguntado sobre as máquinas alugadas se eram cabinadas, Fábio disse que não, e que a exigência do MP era somente os equipamentos do SAAE.

O vereador Reginaldo tristeza, disse que foi até o pátio do setor operacional e constatou as denúncias levantadas pelos servidores. “Estive em visita ao setor de operações e encontrei duas máquinas recém-adquiridas pelo SAAE paradas no pátio com máquinas alugadas trabalhando, assim não há SAAE que aguente. A prefeitura está no topo da lista dos 50 maiores devedores do SAAE devendo milhões de reais e isso não pode continuar.”

Enio Eduardo convidado pelo presidente do SAAE disse em sua fala que o SAAE não pode mais continuar sendo uma autarquia com o regime estatutário, segundo ele o SAAE fica inviabilizado estando diretamente atrelado à Prefeitura Municipal.

Marcelo da Cooperselta, disse que o SAAE e que a prefeitura utiliza a arrecadação da autarquia para pagar dívidas da prefeitura.

O diretor do Sindágua José Nascimento disse aos presentes que todos os problemas citados fizeram parte das discussões internas junto a diretoria a fim de conseguir a solução dos problemas, mas, sem êxito. Nascimento defendeu a permanência da autarquia afirmando que o Saneamento tem que ser público e que os servidores não são culpados pela situação em que o SAAE se encontra.

O vereador Claudinei Dias disse que realizou o fórum das águas que debateu o mesmo assunto e que também defende a permanência do SAAE.

O servidor do SAAE Hugo Lyra foi um dos últimos a utilizar a fala na audiência e foi firme em defesa não só dos servidores, mas, também de um Saneamento de qualidade. Hugo Lyra disse que é só se aproximar as eleições o tema é colocado em discursão. Os servidores estão aqui presentes não somente para defender seus empregos, somos concursados e os cargos pertencem a nós indiferentemente do que aconteça. Estamos querendo proporcionar um Saneamento de qualidade, somos pagos para isso e a população setelagoana merece isso. Mais uma vez estou cobrando a prestação de contas do SAAE conforme lei aprovada nesta casa, se, queremos uma autarquia forte e sadia, é preciso ter transparência com o dinheiro público.

No final de sua fala Hugo Lyra disse: FUTURAMENTE VAMOS VENDER É ÁGUA PARA A COPASA E NÃO O SAAE, ELES IRÃO PRECISAR DE ÁGUA EM JEQUITIBÁ FUNILÂNDIA E OUTRAS CIDADES VIZINHAS, COM A FINALIZAÇÃO DO PAC ÁGUA SERÁ OUTRA HISTÓRIA.

Moradores da zona rural Lontrinha estava cobrando o abastecimento de água na região e representante do bairro Recanto da Serra também reclamou da coloração da água e também da falta de abastecimento.

No final da audiência um tumulto se formou após o cidadão Leonardo Barros ter sido citado por um membro que fazia o uso da palavra. Revoltado, Leonardo queria um direito de resposta e o presidente da mesa indeferiu seu pedido. Leonardo Barros ficou totalmente descontrolado utilizando de palavras de baixo nível e se tornou o centro das atenções chorando copiosamente revoltado com a situação.

No final da audiência, o vereador Marcelo da Coopercelta pediu que constasse em ata o pedido da prestação de contas do SAAE.

O vereador Claudinei Dias apresentou um requerimento sujerindo a criação de uma comissão permanente de investigação no SAAE. O requerimento foi aprovado por unanimidade.

VEJA AS FOTOS

Foto: Diretor do Sindágua José Nascimento
Foto: Diretor do Sindágua Vágner Xavier
Foto: Plenário da Câmara lotado
Foto: Servidor do SAAE Hugo Lyra
Foto: Mesa principal da audiência
Foto: Plenário da Câmara

19 comentários:

  1. Prezados Servidores do SAAE. A citação do que eu disse, na realidade está em meias verdades. Sequer mencionei qualquer posição sobre o Regime Estatutário.

    Disse que defendo o SAAE, mas não defendo o SAAE como Autarquia. Os motivos aos quais me posiciono desta maneira coloquei às claras e de forma direta a todos os presentes na Audiência. Não acabe agora mencionar novamente o que eu disse.

    Agora, quanto ao Regime Jurídico ao qual os servidores estão submetidos, não fez parte da minha análise.

    Acho que esta é uma questão que merece tratamento à parte.

    Na realidade tenho posição sobre esta questão também. Mas a guardo para mim. Como acho que ela deve ser debatida de forma exclusiva e ampla.Pouco importa minha posição neste assunto. Se por acaso ela vier a ser debatida e minha opinião puder ajudar em algo, assim o farei.

    Sem mais, agradeço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vamos precisar da Policia Federal como no caso Cachoeira em Brasília? Pois o Ministério é mudo, surdo e sego em Sete Lagoas.
      SAAE
      ALUGUEIS
      5 RETROS ESCAVADEIRAS
      1ONIBOS PARA TRANSPORTE DE TRA BALHADORES
      3 CAMINHOES
      1F 4000 3/4
      Quem esta lucrando com estas maracutaias


      FERNANDO COBEÇÂO

      Excluir
  2. Vamos ver se depois dessa audiência acontece alguma coisa em beneficío do Saae (servidores)... Como disseram em outro comentário, se não acontecer nada de positivo só resta o MP (BH) + PFederal(BH) entrar e tomar as providências cabíveis, como fizeram em M Claros.

    ResponderExcluir
  3. Parabéns Hugo Lyra e servidores presentes. A União faz a força e é isso que precisamos.

    ResponderExcluir
  4. O jeca tatu

    Muito bem não preciso dizer que o dinheiro público entrou na dança. O que foi relatado a minha pessoa, a audiência na câmera foi proveitosa.

    Podemos perceber quais políticos e possíveis candidatos estão preocupado com a situação que encontra o SAAE e o cidadão SETE LAGOANO.

    Os que compactuam com as ilegalidades fazem parte da quadrilha. As nomeações para cargos de confiança foi deturpada para a colocação de apaniguados e para acomodar a base aliada de qualquer poder executivo, tornando pessoas boas em quadrilheiros coniventes com a roubalheira “socialmente aceita”.

    Esse abdicados cinco vereadores e os possíveis candidatos a próxima eleição, devem lutar pela punição de todo e qualquer corrupto, levando a ata da audiência ao Ministério Publico para que haja uma possível intervenção no SAAE.

    Pois o presidente do SAAE e toda sua equipe não tem moral o suficiente para continuar no cargo, como pode uma diretoria ser investigada tendo posse de toda as documentações de um possível caixa dois.

    VERADORES E POVO SETELAGOANO

    Olhe bem para o SAAE e veja qual é a verdade nua e crua!!!!!!!

    Possíveis irregularidades:

    Obras superfaturadas

    Alugueis:
    Quem são os donos e os possíveis laranjas

    5 RETROS ESCAVADEIRAS

    1ONIBOS PARA TRANSPORTE DE TRABALHADORES

    3 CAMINHOES

    1F 4000 3/4

    COMPUTADORES

    Quem esta lucrando com estas maracutaias
    O SAAE e o POVO eu GARANTO que NÂO

    Fernando Cabeção SAAE

    ResponderExcluir
  5. A Viagem Unidos cobra 2.50 por km rodadando um bagulho de onibus ganhando 9.000.00 pr mês,passei pelo aeroporto uma maquina alugada velha rapando entulho o dia inteiro ganhado 62.00 por hora será que este dinheiro por hora não da pra comprar maquina nova ,é muito dinheiro jogado fora o Saae é Patrimônio da cidade. Para quem não Sabe ÁGUA VAI VALER OURO ,EM MUITOS PAÍSES JA É E QUEM FICA CRITICANDO O SAAE NÃO SABE COMO FUNCIONA DEVERIA PESQUISAR E PARTICIPAR UMA VEZ QUE É UMA EMPRESA PÚBLICA É DO POVO,TENHO UMA CURIOSIDADE 1PARA ONDE VAI O DINHEIRO QUE VOCÊS ESTÃO QUERENDO RECEBER COM A VENDA DO SAAE? E OS FUNCIONÁRIOS QUE DERAM E DÃO A VIDA PELO SAAE O QUE VOCÊS PRETENDEM FAZER COM ELES? O SAAE COM CERTEZA DA MUITO LUCRO POR QUE VOCES TEM ESSE INTERESSE DE VENDER JA QUE GOSTAM TANTO DE DINHEIRO ? COMO APREFEITURA VAI VIVER SEM O DINHEIRO DO SAAE?POR FAVOR SEM ESSA ONDE ESTA O ICMS ARRECADADO DAS EMPRESAS TODAS ENORMES,ATÉ UMA LOJINHA PAGA IMPOSTO PRA ONDE ESTA INDO ESTE DINHEIRO?

    ResponderExcluir
  6. Três de pessoas estão favoráveis à abertura do capital do SAAE com isto conseguirem dar o grito de "independência da prefeitura ou morte ao SAAE" São eles: Tristeza, Enio, Fábio N.
    patrocinaram esta audiência, sem qualquer finalidade prática. Os vereadores ainda aprovam uma CPI para investigar o SAAE. Não dizem nada de prático que faça com que a prefeitura pague sua dívida com o SAAE. Não se crê que esta forma seria uma solução. Ainda bem que partiu deles. Mas com dizem: o buraco é mais embaixo. Não é bem por ai. Devem parar de acharem que são donos do SAAE.
    O curioso é este Tristeza se posicionar desta forma a cobrar e cobrar, mas forçando a direção do SAAE conceder um cargo de confiança para indicação sua. E o pior conseguiu. Inchaço e objetivo de ter seus olhos nas contas do SAAE através de sua indicação estratégica. Jogo Podre.

    ResponderExcluir
  7. A INTENÇÃO DO ÊNIO É BOA... MAS É MELHOR FICAR FORA DESSA, VAI ACABAR QUEIMANDO SEU FILME, PORQUE O FÀBIO TÁ MAIS QUEIMADO DO QUE CABEÇA DE PAU DE FÓSFORO, NINGUÉM ACREDITA NELE MAIS OU SEJA NUNCA ACREDITAMOS QUE FARIA UMA BOA ADMINISTRAÇÃO, SIMPLESMENTE ENTROU PORQUE A REJEIÇÃO A RONALDO DE ANDRADE COMO PRESIDENTE FOI MUITO GRANDE. FÁBIO É MUITO FRACO COMO PRESIDENTE, LIDER. TEM QUE TER QUARISMA, LIDERANÇA, ENTENDER REALMENTE DO SERVIÇO QUE SE PROPÕEM EM FAZER E NÃO ISSO QUE CONTINUA SENDO FEITO. SIMPLESMENTE A CONTINUAÇÃO DA ANTIGA E TRISTE ADMINSIRAÇÃO DE RONALDO DE ANDRADE.

    ResponderExcluir
  8. Esta audiencia publica, pra min nao passou de uma tentativa, de meia duzia de gatos pingado, digo VEREADORES, ME DESCULPEM,vereadores esses, que estao mais queimados que carvao, de aparecerem para o publico, uma vez que praticamente toda a populaçao setelagoana esta contra os serviços prestados pelo saae; uma vergonha meus caros edis.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aos anônimos

      o jeca tatu

      "Bebemos demais, fumamos demais, gastamos de forma irresponsável, rimos de
      menos, dirigimos rápido demais, nos irritamos muito facilmente, ficamos
      acordados até tarde, acordamos cansados demais, raramente paramos para ler
      um livro, ficamos tempo demais diante da TV e raramente pensamos..."

      Fernando cabeção

      Excluir
  9. Boa para quem?
    Diante de tantas denúncias de irregularidades essa administração não tem autoridade moral para mudar a estrutura do SAAE. Vejam a denúncia gravíssima do cidadão do bairro Jardim Europa sobre o caminhão pipa abastecendo um campo de futebol que estava com a água cortada, enquanto sua família estava pedindo água para os vizinhos.É evidente que um funcionário comum não tomaria uma atitude dessas se não fosse para cumprir ordem superior.Se assim procedesse caberia punição rigorosa a este funcionário. Isso mostra que por ação ou omissão tem gente abusando do dinheiro público, sem que os fiscais do povo tomem atitude digna das suas responsabilidades. negociar a empresa em meio a tantas obscuridades é provar que se trata de um poderoso esquema de lucro fácil para alguns, como há muito tempo funcionários e cidadãos mais atentos vêm falando insistentemente.O que está sendo feito para apurar as irregularidades administrativas denunciadas?
    Só o que se vê é silêncio diante disso e falar em negociar a autarquia que é de propriedade do povo de Sete Lagoas e não dos políticos e seus aliados.

    ResponderExcluir
  10. Sebastião servidor03 julho, 2012

    Gostei e muito da fala de Hugo,ele me surpreende cada dia mais com seu posicionamento firme na defesa do SAAE.

    Sebastião servidor

    ResponderExcluir
  11. Agora eu pergunto, qual administração fez alguma coisa melhor que essa nos últimos dez anos? Pelo contrário, foram horríveis, péssimas, sem escrúpulos. Vereadores mandavam e desmandavam aqui. Faziam política diretamente aqui que nos prejudicam até hoje. A próxima administração com certeza vai ser muito melhor do essa, más temos de lembrar que para limpar a porcaria que fizeram durante anos custa muito tempo e dinheiro. Queiram ou não pelo menos temos a esperança do rio das velhas para falar que damos conta de abastecer o município. O servidor do saae tem mania de falar, durante anos, que é a culpa de tudo é da administração. Isso não adianta, é pior. Todo mundo sabe que a deficiência maior está no próprio funcionário. A administração está trazendo a água do velhas e não importa que partido político ou qual prefeit que vai trazer. O que importa é que traga. E esse pessoal está preparado para trabalhar na eta? Sabem alguma coisa disso? Ninguém pode negar que a maior revolta da população é com o próprio funcionário do saae. Denúncias de alcoolismo, mal uso de equipamentos, roubo e estorsão são situações que estamos vendo há anos. Tapar o sol com peneira só piora as coisas. O que fazer? É preciso ter união, mudar culturas, lutar pelo melhor serviço prestado e propor melhorias para a administração sem omitir as nossas deficiências. O próprio crescimento do município obriga uma prestação de serviço eficiênte. Se não acontecer podem ter certeza, o saae acaba e quem não trabalha vai pra rua.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fernando Cabeção, você está certo. Mas o NINISTÉRIO PÚBLICO OU TRIBUNAL DE CONTAS somente faz alguma coisa se alguém vai até eles. E mesmo assim pode haver contaminações nestes organismos. Falta ao SAAE Administradores de verdade, formados e pós-graduados, tanto na presidência, quanto diretoria administrativa e diretoria operacional. Está uma desordem com tanta politicagem. Não têm competência para reestruturar nem a cozinha. O presidente está com o leme na mão apenas mantendo e levando até dezembro deste ano. O administrativo, a mesma coisa. Mas o que percebemos são os servidores de carreira a deriva, desesperados, sem perspectivas profissionais, apenas presenciando os órgãos internos entrando em colapso ficando a mercê da própria sorte. Olhem o caso do JURÍDICO, do RH meu Deus!! Do atendimento ao público que perde em aspecto e organização para aquela venda de beira de estrada da divisa de Minas com o nada. Da ENGENHARIA sem técnicos de carreira, improvisada a única técnica é burocrata e não assume o SAAE prefere deixar para a prefeitura assumir, não decide nada. Os outros técnicos não são de carreira, portanto não assumem qualquer responsabilidade. Agora há um descaso, um estupro, um absurdo, o sucateamento físico e moral do setor de informática onde a qualquer momento irá fazer com que o atendimento a população venha a baixo como as torres gêmeas do World Trade Center em 2001. Sem contar que alguns órgãos internos são adversários uns dos outros, nos bastidores travam se verdadeiras batalhas, como licitação e jurídico. O SAAE é carente de líderes que realmente entendem da área e são preparados para tal, não políticos e politiqueiros de plantão, ou oportunistas se aproveitando das vestimentas de algum poder. O SAAE precisa de uma profissionalização da porta da cozinha a porta da rua, da cabeça aos pés, do humano ao técnico. A cidade está adulta e o SAAE sendo tratado como criança. A cidade pede água e o SAAE mandando a conta gotas. A cidade pede o profissional de saneamento e o SAAE ainda com ginasial. A atitude de mudar será da sociedade exigindo profissionais capacitados remunerados na área para que se mude este perfil de deploração e resíduos politiqueiros anteriores. A negociação da GRATUIDADE da água para a AMBEV foi o marco político do golpe mortal contra o SAAE, sem chance alguma se se defender. O MAIOR descaso feito a uma lei aprovada em Sete Lagoas desde a criação do município. Onde a concessionária do saneamento tem o direito a cobrar sobre a água até os limites do município. O SAAE deixa de arrecadar milhões e milhões anualmente somente daquela empresa. Tolhido recursos para ampliação e investimento em tecnologia para prevenir desabastecimentos nos períodos e estiagem. NÃO SE ACREDITA QUE O CIDADÃO QUEIRA UM SAAE DESORGANIZADO, NÃO PLANEJADO OU SEM QUALQUER MISSÃO OU VISÃO. Os profissionais de carreira que vestem a camisa, estão lá dentro ilhados. Precisam de suporte e ajuda para atender e prestar o melhor serviço ao que o SAAE se propôs desde sua criação.

      Excluir
  12. GOIABÃO CONCORDO COM VOCÊ ATÉ CERTO PONTO, SÓ NÃO CONCORDO QUANDO DIZ QUE A CULPA MAIOR É DOS FUNCIONARIOS.A CULPA MAIOR COMEÇA PELOS CHEFES E DIRETORES, PORQUE SE TEM FUNCIONÁRIOS COM PROBLEMA DE ALCOOLISMO OU OUTRO PROBLEMA CABE AO SEU CHEFE OU DIRETOR PROCURÁ-LO, ENCAMINHÁ-LO PARA TRATAMENTO (HOJE O ALCOOLISMO, EXTRESSE SÃO CONSIDERADAS DOENÇAS E GRAVE). AGORA ROUBO E EXTORSÃO CABE TAMBÉM AOS CHEFES E DIRETORES TOMAREM A MEDIDAS CABIVÉIS, LEGAIS E NÃO SÓ RESPONSABILIZAR FUNCIONÁRIOS... O ERRO E GRAVE VEM DE CIMA MEU COMPANHEIRO... PARABÉNS POR DIZER QUE PRECISAMOS DE UNIÃO, ISSO É NÃO TAMPAR O SOL COM A PENEIRA COMO VOCÊ MESMO DISSE ACIMA.A UNIÃO FAZ A FORÇA. É POR AÍ. FUI.

    ResponderExcluir
  13. Esse final de administração está triste de mais aguentar. Quanto mais espera o seu final, mais triste e devagar fica. O ano de 2013 tá difícil, mas não impossível, que Deus nos ajude.

    ResponderExcluir
  14. Olha só o comentário acima. é muito grave, cadê os seus superiores. A deficiência está na direção e não no funcionário. Isso mostra como a Autarquia é mal administrata, agora culpar funcionário, isso não.Pois quando não se tem um " BOM " superior, isso acontece.

    ResponderExcluir
  15. Sou servidor e trabalho na rua ontem dia 04/07/2012, ao trafegar pela Av. Perimetral mais precisamente atrás do bairro Santa Rosa, deparamos com uma retro escavadeira da empreiteira q é paga pelo Saae, realizando um serviço para a prefeitura. Esta maquina cujo aluguel q é pago pelo saae estava fazendo uma limpeza de uma área bem grande! Senhores tirem suas conclusões.

    ResponderExcluir
  16. -A quem interessa sucatear o SAAE, para depois lucrar numa negociação?
    -Quem tem poder para fazer isso, enfiando no quadro de funcionários seus parceiros, parentes e amigos em "cargos de confiança"?
    -O que é feito para apurar e punir as inúmeras denúncias de irregularidades administrativas vistas aqui?
    Se o problema é de administração porque culpar os funcionários, punir o cidadão setelagoano,enquanto os administradores pelo visto fazem ou deixam de fazer o querem e saem ilesos?
    Como cidadão me sinto lesado com o que tenho ouvido e lido a respeito do SAAE que é um patrimônio da nossa cidade e deveria ser tratado com seriedade.Afinal não votamos em ninguem para negociar nosso patrimônio e sim para administrá-lo com responsabilidade, seriedade e ética. Também como cidadão vou continuar lendo este blog e me manifestar quando achar oportuno.

    ResponderExcluir