sábado, 17 de dezembro de 2011

SAAE INVESTE EM CAPACITAÇÃO DOS SERVIDORES

Visando o aprimoramento dos servidores e também melhorias no atendimento dos usuários, a direção do SAAE vem de forma gradativa investindo em cursos de capacitação para os servidores. Depois de vários cursos, já realizados em algumas funções como, bombeiro, eletricista e telefonista, agora está sendo a vez dos motoristas.

Os motoristas do SAAE estão fazendo o curso de Transporte de Passageiros na unidade do SEST SENAT no Posto Três Poderes.

O curso está sendo ministrado pela instrutora do SEST SENAT Cristina da Paz. Uma turma de vinte motoristas foi formada somente para atender a demanda do SAAE. Além do curso, a direção do SAAE também está patrocinando o transporte e a refeição para os servidores.

O curso é formado por quatro módulos:

MÓDULO I - LEGISLAÇÃO DE TRÂNSITO

Unidade 1 - Determinações do código de Trânsito Brasileiro

Unidade 2 - Infrações, crimes de trânsito e penalidades

Unidade 3 - Legislação específica sobre o transporte de passageiros

MÓDULO II - DIREÇÃO DEFENCIVA

Unidade 1 - Direção defensiva: acidentes de trânsito

Unidade 2 - Direção defensiva: segurança e prevenção de acidentes

Unidade 3 - Direção defensiva: dicas gerais

Unidade 4 - Direção defensiva: comportamento seguro e comportamento de risco

MÓDULO III - NOÇÕES DE PRIMEIROS SOCORROS, RESPEITO AO MEIO AMBIENTE E CONVÍVIO SOCIAL

Unidade 1 - Noções de primeiros socorros

Unidade 2 - Meio Ambiente: poluição ambiental e preservação

Unidade 3 - O indivíduo, o grupo e a sociedade

MÓDULO IV - RELACIONAMENTO INTERPESSOAL

Unidade 1 - Comportamento e segurança no transporte de passageiros

Unidade 2 - As normas e o papel dos agentes de trânsito

Unidade 3 - Usuários: atendimento a diferentes categorias

Unidade 4 - Usuários: características e cuidados

O curso está sendo dividido em cinco etapas: dia 26/11, 03/12, 10/12, 17/12 e dia 23/12, com carga horária total de 50 horas.

6 comentários:

  1. Mandem isso para o Caio Dutra. Mande também para ele que o saae é uma empresa sem fins lucrativos do povo e para o povo. O mundo hoje é comércio. A população tem que saber que somos fortes e o nosso objetivo é servir com a melhor qualidade possível.

    ResponderExcluir
  2. Acho louvável a capacitação do profissional, principalmente se tratando do pessoal do operacional que também é carente de capacitação profissional, estão ainda na era da pedra lascada neste quesito. Nem sonham com novas tecnologias de aplicação na área de saneamento, muito menos novos produtos que fazem o eficiente serviço.
    Não dispõem de ferramentas modernas e também não têm a capacitação profissional o suficiente para tal. Vocês já viram alguma equipe fazendo reparo de esgoto na rua? Já viram executando uma ligação de esgoto? Como é feito o trabalho deles? Ao ver o procedimento rústico tenho a impressão que estou no Haiti devastado por uma tragédia sem condições mínimas. Aqui, esgoto em manilha de cerâmica. Mas tudo se esconde embaixo do chão, mas acaba aflorando com afundamento de asfalto e entupimentos.
    Está lá à margem da BR040 um grupo de funcionários fazendo capacitação. Terão incluídos em seus currículos profissionais para uso dentro e fora do SAAE. Atitude bacana do SAAE em proporcionar este curso que não é barato para o funcionário bancá-lo. Seu custo total fica acima de 600 reais por pessoa.
    Aprimora para o SAAE, aprimora para o currículo do profissional.
    Agora não faz sentido algum o SAAE ainda ter que considerar todo o número de horas do curso, como horas extras desses funcionários. Cinquenta horas extras para cada funcionário. É uma pressão imoral desses funcionários, pois o regime de plantão aos sábados dispõe apenas de três deles por sábado em caráter de revezamento. Sr. Hugo, você não acha que o SAAE está sendo uma mãe proporcionando o custo do curso, alimentação, transporte e ainda 50 horas extra? Você que está fazendo o curso acha o pagamento de horas extras neste caso coerente? Você acha que o SAAE aguentaria pagar horas extras para todos os 500 funcionários se desse curso de capacitação para todos? Será que vou ser censurado neste comentário?

    ResponderExcluir
  3. Além de estárem aptos para requererem dez por cento em vencimento base pela capacitação.
    Ainda querem que o SAAE os abane com plumas?

    ResponderExcluir
  4. Caro anônimo,você deve estar mal informado em relação ao possível pagamento de horas extras aos motoristas. Somente o motorista que está conduzindo o veículo que leva a turma está batendo cartão pelo que estou sabendo. Mesmo que estivesse pagando, não vejo nenhuma irregularidade nisso. O curso está sendo feito pela autarquia com alimentação e transporte, portanto todos estão na tutela da autarquia.
    Quero aproveitar esse espaço para agradecer a direção em nome de Fábio Nepomuceno pela mudança de postura com nós servidores desde que assumiu a autarquia, sempre valorizando os servidores e acreditando que juntos podemos chegar a um objetivo comum que é proporcionar um Saneamento de qualidade para todos!

    ResponderExcluir
  5. é o Saae está frito com esta mentalidade.
    tutela??? faz me rir..

    ResponderExcluir
  6. Olha o hugo na carteira; Parece um velocípede eheheheheheh

    ResponderExcluir