sexta-feira, 17 de setembro de 2010

SELTUR: NOTA DE ESCLARECIMENTO


Incêndio causa destruição na Serra de Santa Helena

Em três pontos distintos da Área de Proteção Ambiental (APA) da Serra de Santa Helena, foram constatados focos de incêndio. A lamentável ocorrência foi registrada sábado, dia 4 de setembro, de acordo com avaliações preliminares do Corpo de Bombeiros, cuja companhia foi acionada pelo diretor operacional da Seltur, Élson Machado.
A Seltur S/A, a Adesa e o próprio Corpo de Bombeiros agiram rápido na tentativa de controlar o fogo que acometia o Parque da Cascata em grandes proporções. Os trabalhos tiveram início às 13h quando dois funcionários da Seltur avistaram vestígio de fogo no terreno onde fica a sede da Adesa. Imediatamente, dois funcionários da empresa começaram a combater o fogo com o uso de abafadores. A vegetação, muito seca nesta época do ano, permitiu que as chamas crescessem e se alastrassem rapidamente atingindo o quintal da sede da Adesa e o outro lado da estrada de acesso à Serra.
A situação exigiu grande esforço e empenho de 40 pessoas, entre bombeiros, funcionários da Seltur, Adesa, Prefeitura de Sete Lagoas e voluntários. Todos lutaram contra o incêndio até às 2 horas de domingo e permaneceram neste esforço conjunto até a segunda-feira, dia 6.
Funcionários da Seltur que estavam de folga foram convocados para integrar a brigada contra o incêndio. A empresa deu todo o suporte necessário: água e alimentação a todas as pessoas envolvidas no combate ao fogo e na preservação da Serra de Santa Helena.
Dois caminhões pipa da Prefeitura serviram de apoio ao Corpo de Bombeiros para conter as chamas. Nenhum esforço foi poupado para defender o Parque da Cascata e a APA da Serra de Santa Helena. Assim como em outros anos, novamente a Serra foi alvo de incêndio. Mais uma vez, quem é a favor do verde e da vida se embrenhou em uma luta árdua e contínua contra o fogo.
Todas as precauções para evitar danos materiais e minimizar o risco àqueles que estavam na Serra foram tomadas. Por determinação do Corpo de Bombeiros, o Parque da Cascata foi fechado ao público durante o período de domingo a segunda-feira, dias 5 e 6 de setembro, respectivamente. Para maior segurança dos frequentadores do local, o Parque da Cascata foi reaberto terça-feira, dia 7 de setembro.
A Seltur agradece o empenho de todos que participaram do combate ao incêndio: os funcionários da empresa, os integrantes da Adesa, o Corpo de Bombeiros e os voluntários que integraram a força-tarefa.
A Seltur reafirma o compromisso de preservar a APA da Serra de Santa Helena, pois entende que a cidade é a casa de todos nós. Em particular, destaca que o Parque da Cascata é, para a Seltur, santuário ecológico que deve e será preservado para todas as gerações.
Hoje, com a situação sob controle, a empresa apela para o bom senso de todos para que, juntos, conservem este patrimônio ambiental, turístico e cultural, ícone de Sete Lagoas, uma cidade que se orgulha de seus patrimônios naturais. A Seltur lamenta que poucas pessoas possam causar danos tão grandes ao meio ambiente, à cidade e à vida. Fogo é crime.
A Seltur permanece vigilante. Agirá sempre na defesa da Serra de Santa Helena, de Sete Lagoas e dos interesses da população.

Sete Lagoas, 8 de setembro de 2010.

LUCIANO PEIXOTO LYRA
Diretor-Presidente da SELTUR

2 comentários:

  1. Já ficou provado que estes incendios às vesperas de feriados prolongados são para extrair o minhocuçu. Se tiverem um pouquinho de atenção e organização, façam em uma folhinha o controle das datas. Os responsáveis pela SELTUR, Corpo de Bombeiros e outros ainda não viram essa grande coincidencia?

    ResponderExcluir