quinta-feira, 16 de setembro de 2010

PARA REFRESCAR A MEMÓRIA

Ao Excelentíssimo Prefeito Municipal Eleito Sr. Mario Márcio Campolina Paiva

DEZEMBRO DE 2008

Visando colaborar com a futura administração de V.Sª., nós, servidores do Setor Operacional do SAAE, elencamos abaixo algumas sugestões administrativas e operacionais, ao nosso modesto ver necessárias para o melhoramento e aprimoramento não só deste Setor, mas desta Autarquia como um todo.

Chamamos atenção para o fato destas sugestões não serem anseio de um pequeno grupo isolado, mas sim da grande maioria dos mais de quinhentos servidores aqui lotados.
Assim sendo, passamos agora a apresentar nossas sugestões minuciosamente:

1 – O SAAE é gerido por seu Diretor Presidente, em sintonia com os Conselheiros da Autarquia, sem nenhuma participação normatizada dos seus servidores. Tendo em vista que muitas decisões tomadas tanto pelo Presidente quanto pelo Conselho influenciam diretamente na vida profissional do Servidor, seria prudente a reserva de pelo menos duas cadeiras no citado Conselho, que deveriam ser ocupadas por servidores efetivos e eleitos pelos demais.

2 – Existe hoje um vasto numero de “cargos de confiança”, ocupados por indivíduos, sem qualificação para ocupá-los, o que gera desgaste para a administração, bem como desgaste nas relações interpessoais e até mesmo profissionais entre estes indivíduos e os servidores efetivos. Sugerimos que a maioria dos cargos de confiança fossem ocupados por servidores efetivos, valorizado a classe, bem como que este numero de cargos fosse reduzido ao máximo, sendo a economia gerada revertida em benefícios como vale alimentação, vale transporte, plano de saúde, auxílio estudos, além do pagamento do adicional de horas extras em 100%.

3 – Elaboração imediata de um plano de cargos e salários, que além de outros temas reexaminaria a atual política de não valorização da “prata da casa”, pois os servidores detentores de cursos técnicos, superiores ou profissionalizantes não são devidamente aproveitados, o que gera desmotivação no quadro de pessoal da Autarquia no sentido de não se qualificarem e a mesma acaba assim perdendo excelentes profissionais. Neste plano de cargos e salários deveria também constar a criação de prêmios que visam o envolvimento de todos os servidores em busca de melhoria contínua na qualidade dos serviços prestados á população.

4 – Reestruturação dos setores de fiscalização, ligações e hidrômetros, pois atualmente a Autarquia perde muito em arrecadação, uma vez que existem centenas de ligações clandestinas, centenas de ligações sem hidrômetro, ligações com hidrômetro embaçado (impossível de ser fazer leitura), ligações com hidrômetros parados, além do fato de não existir um plano estratégico de aferição periódica de hidrômetros.

5 – Finalizar de vez com a interferência política na administração da Autarquia, quem vem sendo usada há anos como ferramenta eletiva de alguns políticos locais que retiram multas, abaixam o valor das contas, impedem o corte no fornecimento de água, doam ligações em desacordo com a legislação que regula a matéria, colocam seus cabos eleitorais em cargos diversos e chegam até ao absurdo de perseguirem servidores efetivos.

6 – Necessário se faz também, a renovação da frota da Autarquia, ainda que de maneira escalonada, bem como manutenção preventiva da mesma e não só corretiva como acontece atualmente, isto sendo feito, melhoraria na qualidade dos serviços prestados á população, bem como geraria também uma economia de aproximadamente R$100.000,00 (Cem mil reais) mensais, pois não seria mais necessária a locação de caminhões pipa, caminhões limpa fossa, caminhões basculantes e nem retro escavadeiras.

7 – Implantação urgente de um sistema de Geoprocessamento, pois atualmente informações como profundidade de redes de água e esgoto, bitolas das mesmas, localização nas vias e outras informações, são privilégio somente de servidores antigos que ajudaram a construir as mesmas, e quando estes se aposentam a Autarquia fica órfão de informações.

8 – Implantação de turmas de manutenção que possam atender a população 24 horas, pois problemas de vazamento e falha no abastecimento são uma constante. Esta atitude associada á campanhas de conscientização nos meios de comunicação resgataria a boa imagem da Autarquia junto á população.

9 – Envio para o legislativo de um projeto de Lei que estabeleceria que qualquer forma de transferência da administração da Autarquia, mesmo que em parte para qualquer outra empresa, deve antes passar por um referendo ou até mesmo um plebiscito, que são ferramentas primordiais num estado democrático de direito.

Enfim, esperamos que estas sugestões sejam postas em prática num todo ou parcialmente, e desde já agradecemos esta oportunidade, ressaltando que nenhum outro prefeito nos deu voz, nem mesmo abertura para opinarmos sobre a administração desta Autarquia.Na certeza de sua costumeira atenção e empenho, despedimos colocando-nos á disposição para maiores esclarecimentos e informações que possam vir a serem necessárias.Atenciosamente,Servidores do Serviço Autônomo de Água Esgoto e Saneamento Urbano – SAAE.

Este documento foi elaborado por servidores de vários setores do SAAE e entregue ao prefeito Maroca, antes mesmo de assumir a prefeitura. O documento foi apresentado e aprovado por maioria dos servidores no intúito de mostrar ao prefeito o melhor caminho para um SAAE cada vez mais forte e sustentável. Pena que grande parte deste documento ainda não foi colocado em prática, o que vemos, é a desvalorização de servidores com o início de possíveis privatizações.

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