quinta-feira, 28 de julho de 2011

ESTUDO HIDROGEOLÓGICO DO SAAE SE APROXIMA DA SEGUNDA ETAPA





Na quarta-feira, 13/07, aconteceu no escritório central do SAAE uma reunião para a apresentação dos dados coletados para o estudo hidrogeológico do território sete-lagoano.


O estudo se divide em duas grandes etapas e tem como objetivo avaliar os recursos hídricos subterrâneos, de forma quantitativa e qualitativa, para que sejam identificadas e delimitadas áreas de recarga dos aquíferos, fontes potenciais de poluição e áreas de risco geológico no município.


Representantes da empresa especializada Servmar – Serviços Técnicos & Ambientais Ltda., contratada para a execução do estudo, expuseram alguns resultados da primeira etapa, na qual estão sendo levantados e gerados os dados sobre os poços de abastecimento da cidade.

Essa fase, praticamente terminada, resultou na formação de um organizado banco de dados sobre os poços do SAAE e uma base de imagens no Sistema Geográfico de Informações do projeto. Simultaneamente, houve um levantamento de toda a informação bibliográfica disponível sobre a geologia, hidrogeologia e todos os aspectos relacionados à gestão de água regional e local.


O mês de julho marca o fim da etapa de planejamento para execução dos ensaios e testes nos poços prioritários do SAAE, com o objetivo de conhecer o comportamento do lençol freático. Os ensaios, que consistem na segunda etapa e devem durar um ano, começam no fim do mês, e devem gerar intervenções no abastecimento durante alguns meses.


Os bairros afetados serão avisados antecipadamente através dos meios de comunicação locais e de carros de som.
Fonte: Assessoria de Comunicação SAAE

ACREDITEM SE QUIZER, SAAE ABRE LICITAÇÃO PARA ALUGUEL DE MICROCOMPUTADORES



Uma notícia que deixou muitos servidores revoltados na autarquia. Como já não bastasse o gasto com equipamentos como: Retro-escavadeiras, caminhões pipas e caminhões básculas no Saae, agora também a nova notícia de aluguéis de microcomputadores.


O edital de pregão eletrônico n° 011/2011- registro de preços n° 006/2011 torna público a licitação para eventual e futura contratação de serviços de locação de 120 ( cento e vite) microcomputadores, novos incluindo manutenção preventiva e corretiva.


Alguns servidores ficaram surpresos com a notícia, sendo que, o Saae hoje tem uma arrecadação de mais de dois milhões de reais mensais, se sujeitar alugar até equipamentos de pequeno porte como microcomputadores. Um gasto que deveria ser acompanhado de perto pelo Legislativo Municipal.


Servidor do setor elétrico afirma: “ Várias bombas reservas de água que estão precisando de reparos permanecem a espera de autorização para serem consertadas na empresa que ganhou a licitação para manutenção, e em contra-partida, uma licitação vergonhosa onde prevê alugueis de microcomputadores, assim o Saae não aguenta mesmo”, estamos no fundo do poço. Depois, nós servidores somos culpados pela sociedade pela falta de água."


Queremos saber, quanto o Saae investirá nessa nova empreitada, 120 microcomputadores alugados para atender à autarquia. É difícil acreditar, mas é verdade! Assim que descobrirmos o valor publicaremos aqui no blog. Qualquer servidor pode fazer o pedido para saber o valor investido.


O Saae a cada dia está aprimorando os serviços quando o assunto é aluguel de equipamentos. Enquanto isso, a notícia que temos extra-oficial é que a promessa do prefeito Maroca em manter o pagamento das gratificações por cursos técnicos não foi acatada pelo o presidente do Saae Ronaldo de Andrade. Agora é esperar os contra-cheques para sabermos quem dá as cartas, se é o prefeito Maroca, ou, o presidente Ronaldo de Andrade. Façam suas apostas!

terça-feira, 26 de julho de 2011

GUERRA ANUNCIADA AGORA TAMBÉM DOS PODERES DO SAAE

NEM ELES FALAM A MESMA LINGUA

Depois de ser anunciado pela diretora financeira Sandra Nogueira, algumas mudanças relacionadas ao almoxarifado, vários coordenadores ficaram insatisfeitos com a determinação alegando que tal medida irá afetar o andamento dos trabalhos no setor de operações.

Agora somente o coordenador de cada setor está autorizado fazer requisição de materiais. Como vários encarregados trabalham em campo de serviço, fica proibido qualquer pessoa requisitar materiais no almoxarifado, tendo o coordenador que se deslocar do serviço para requisitar as peças.

Agora com a nova medida, até o diretor de operações está proibido de fazer qualquer tipo de requisição.

Hoje um coordenador decidiu documentar um fato vergonhoso justamente pelo fato de um coordenador não estar relacionado na lista do almoxarifado. O documento assinado por alguns coordenadores e também pelo diretor de operações dando ciência do fato e apoiando a atitude dos mesmos, relata que hoje dia 26/07/11, três equipes de vazamento ficaram paradas no setor de operações esperando os materiais, devido à burocracia relativo ao almoxarifado.

Segundo a responsável pelo almoxarifado, as mudanças são justamente para aprimorar o controle de entrada e saída do setor, o que não existia antes.

O que percebemos neste fato é, que está havendo uma briga dos poderes, uma guerra que estava oculta e agora veio à tona com coordenadores, supervisores do diretor operacional e chefes de setores em um embate que poderá trazer muitos prejuízos ao Saae. Alguns coordenadores estão afirmando que tudo pode piorar nos plantões de fim de semana, sendo que o almoxarifado funciona somente até as 13hs no sábado. “Se estourar uma rede de água no final de semana e o almoxarifado estiver fechado, a água ficará jorrando até segunda-feira, aí já não compete a mim, e sim a que determinou tal medida”. Disse um coordenador.

O Saae nunca passou por momentos tão conturbados como agora, achávamos que o descontentamento era somente dos servidores, ma a revolta está se alastrando de forma incontrolável deixando o Saae cada dia mais inviável. Será este o intuito dessa direção? Fica aí essa pergunta!

sexta-feira, 22 de julho de 2011

SERRA DE SANTA HELENA SERÁ PARQUE ESTADUAL



O Projeto de Lei nº 2.173/2011 que cria o Parque Estadual da Serra de Santa Helena no Município de Sete Lagoas foi protocolado na Assembléia de Minas Gerais através do Dep. André Quintão do PT, presidente da comissão de participação popular a pedido do vereador Claudinei Dias do PT.


Em parceria com o vereador Claudinei Dias do PT de Sete Lagoas, o Dep. André Quintão estará presente em um encontro organizado pelo vereador com a presença de vários ambientalistas da cidade e região para que o assunto seja discutido. O encontro está marcado para o dia 26 de julho ás 15hs na Capela da Serra de Santa Helena.


PRESERVAR O MEIO AMBIENTE É UM COMPROMISSO DE TODOS!
SUA PARTICIPAÇÃO É IMPORTANTE NA LUTA EM DEFESA DO PARQUE!

HACKER INVADE SITE DA PREFEITURA

Veja imagem e mensagem publicada pelo invasor.



O POVO CLAMA POR UM LIDER !!!


Sete Lagoas, culta sonhadora e gentil! Diante das mazelas pelas quais vive, sucumbi e geme a dor do desprezo, do esquecimento, do crescimento desordenado, dos desmandos dos seus agentes publicos.


Como e viver hoje na cidade dos lagos encantados? Uma sucessao de desmandos do executivo, falta de humildade e carinho para com a cidade e seu povo.


O povo clama, por um lider, por um projeto de desenvolvimento que seja capaz de atender igualitariamente todas as regioes; mas pelo que parece voces (Prefeito, Secretarios e Vereadores) nao querem ou nao se importam para as coisas publicas, para as mazelas de uma cidade nascida para o alto onde o desenvolvimento e pujante, mas nao reflete no bem estar e qualidade de vida de seu povo.


O povo esta cansado de factoides, promessas e falta de compromisso dos senhores, queremos coisas tangiveis, resolutivas para todas as regioes da cidades Norte, Sul, Leste, Oeste, do rico ao pobre do nativo ao forasteiro, todo esse povo que movem a engrenagem do progresso desta cidade.


Sete Lagoas (De poema e cancao) do alto da Serra da Santa Helena o progresso parece distante e silencioso e nao capaz de colocar um sorriso no povo SETELAGOANO.

domingo, 17 de julho de 2011

SAAE DEBATE SEGURANÇA DO TRABALHO COM SERVIDORES

Foto: Saae divulgação


SEGURANÇA DO TRABALHO FOI O ASSUNTO DO DIA

No escritório central do SAAE foi realizado no dia 06/07 mais um treinamento. Dessa vez o assunto foi segurança e higiene no trabalho, apresentado por Acisia Geralda de Oliveira Aquino, técnica em segurança do trabalho.

Duas turmas tiveram oportunidade de participar dessa capacitação, que será estendida a todos os funcionários do setor operacional até o mês de agosto. Foram discutidas as medidas necessárias para a prevenção de acidentes e perdas, o uso correto dos equipamentos de proteção, as funções dos representantes da CIPA etc.

Essa capacitação inicial tem conteúdo básico. O aprofundamento será feito em capacitações específicas com as turmas de cada setor, já que elas utilizam equipamentos de segurança distintos.

Fonte: saaeemfoco.blogspot

quinta-feira, 14 de julho de 2011

DETERMINAÇÃO DA DIREÇÃO DO SAAE FOI SUSPENSA PELO PREFEITO MAROCA.

Foto: Comunicação da Prefeitura


Depois de muita polêmica e desgaste sobre a determinação equivocada do diretor presidente do Saae Ronaldo de Andrade juntamente com o jurídico anunciando o fim do pagamento de gratificação referente à lei n° 1.031/64, tudo acabou bem.


Vereadores fizeram duras críticas sobre a postura da direção do Saae na reunião de terça-feira na presença de vários servidores que estiveram presentes. Os vereadores aprovaram um requerimento de autoria do vereador Lico pedindo a presença do presidente do Saae Ronaldo de Andrade para a próxima reunião para dar explicações relacionadas à suspensão do pagamento da gratificação aos servidores.


Depois de assunto ter gerado muita polêmica, o vereador Marcelo da Cooperselta e o vereador Lico organizaram um encontro de uma comissão de servidores com o prefeito Maroca na tarde de ontem no gabinete da prefeitura.
Chegando lá, os servidores foram muito bem atendidos pelo prefeito Maroca juntamente com o jurídico da prefeitura na pessoa de Procurador do município Flávio Drumond.


Na oportunidade, o Procurador e o prefeito Maroca afirmaram aos servidores que nenhum pagamento será cortado e pediram para desconsiderar o comunicado da direção do Saae referente à suspensão do pagamento. O comunicado entregue aos servidores chegou a ser classificado como terrorismo aos mesmos por um dos secretários do prefeito, segundo informações de um servidor que estava presente na reunião.


A diretora financeira que está respondendo no lugar do presidente Ronaldo de Andrade, foi chamada às pressas ontem logo após a reunião dos servidores com o prefeito, certamente para comunicar a decisão do prefeito.


Servidores agradeceram o prefeito Maroca pela decisão da permanência do pagamento e também o apoio recebido do Legislativo na reunião de terça-feira.

SAAE ADQUIRE NOVOS EQUIPAMENTOS



O Saae vem investindo de forma gradativa na compra de equipamentos. Depois da compra de caminhões para o setor de esgoto, setor elétrico, setor de obras, segurança do trabalho e veículos para o setor de fiscalização, agora o Saae adquire duas novas retro-escavadeiras cabinadas para melhor atender o usuário e diminuir os gastos com equipamentos alugados.


As duas máquinas estão no pátio do setor de operações aguardando uma visita técnica da empresa para posteriormente serem liberadas para o trabalho.

quarta-feira, 13 de julho de 2011

SERVIDORES EXIGEM APURAÇÃO DOS FATOS

E AGORA? QUAL SERÁ A POSTURA DA DIREÇÃO DO SAAE?

Uma pergunta que está sendo feita em todos os setores da autarquia depois de um acontecimento envolvendo um servidor em um pedido de ligação de água.

Segundo informações, o servidor que trabalha hoje em uma das equipes de fiscalização, teria tentado executar uma ligação de água no bairro Universitário com uma máquina particular e, depois de a máquina ter furado o buraco, a mesma teria quebrado uma rede de água de quatro polegadas deixando todo o bairro sem água. O servidor ainda ligou para o Saae pedindo que o cano quebrado fosse arrumado. Chegando ao local, a equipe percebeu que se tratava de uma ligação de água que estava sendo executada sem o conhecimento da equipe de ligação e também do coordenador de plantão.

Informações dão conta de que a ligação não era clandestina, mas, servidores estranharam a atitude do servidor que segundo alguns servidores, o mesmo teria uma proteção por pessoas influentes no Saae. “Um servidor do setor de fiscalização trabalhando em ligação de água é muito estranho”? Disse um servidor.

Diante da situação, servidores cobram da diretoria do Saae uma resposta em relação a este caso para que situações como esta não volte a se repetir dentro da autarquia. Segundo informações, servidores estão proibidos de falar sobre o assunto dentro do Saae podendo ser punidos por um membro do alto escalão do setor.

Estamos deixando o espaço aberto ao envolvido para que ele também dê sua versão sobre o acontecimento. Esperamos que os fatos sejam apurados para que não aconteça nenhuma injustiça.

Este espaço serve também para cobrar postura e responsabilidade do todos os servidores da autarquia.

segunda-feira, 11 de julho de 2011

PREFEITO MAROCA ANUNCIA O FIM DE MAIS UM DIREITO DOS SERVIDORES, O JEITO PSDB DE GOVERNAR!

Foto: Comunicação prefeituta


Os servidores públicos municipais já estão se acostumando com tanta notícia ruím desde que o prefeito Maroca assumiu a prefeitura. Como já não bastasse o anúncio do fim do pagamento sobre o vintenário, agora servidores do Saae estão recebendo outra péssima notícia do jurídico do Saae. O fim da lei n° 1.031/64.


Veja o comunicado entregue aos servidores na íntegra



Sete Lagoas, 01 de julho de 2011



Assunto: Suspensão dos pagamentos referentes á gratificação prevista no art. 6° da lei n° 1.031/64


O presidente do Saae, no exercício de suas atribuições, considerando o paracer jurídico n° 83, emitido em 25 de junho de 2009 pela Douta Procuradora de Município de Sete Lagoas – MG; considerando o parecer jurídico emitido em 14 de setembro de pelo Conselho Municipal de Água e Esgoto de Sete Lagoas; considerando o disposto no art.37, caput, da Constituição Federal, e considerando, ainda que, o Novo Plano de Cargos e Vencimentos encontra-se desde fevereiro de 2011 em poder do Chefe do Poder Executivo Municipal para apreciação e aprovação, cumpre informá-lo que:


No estrito cumprimento da legalidade, a partir do mês de julho de 2011, serão suspensos os pagamentos referentes á gratificação concedida em razão de apresentação de certificado de conclusão de curso superior, curso técnico e de aperfeiçoamento, prevista no art. 6° da lei n° 1.031/64, caso não tenham sido os mesmos concedidos pela Autoridade competente, prevista no mesmo dispositivo legal, ou seja, o Chefe do Executivo Municipal anteriormente a entrada em vigor de lei complementar n° 82/2003.
Informamos, por último, que as cópias dos referidos pareceres encontram-se disponíveis o Vossa Senhoria no Departamento Pessoal.

Luciano José de Abreu
Gerente RH


Sophia Pereira de Almeida
Superintendente Jurídica


Ronaldo de Andrade
Presidente do Saae

sábado, 9 de julho de 2011

SERVIDORES DO SAAE DEMONSTRAM UNIÃO EM ASSEMBLÉIA






Depois de muita polêmica diante da assembleia marcada para sexta-feira 08/07 pelo Sindágua com os servidores do Saae, finalmente deu tudo certo.


A diretora financeira Sandra Nogueira, que está respondendo como Diretora Presidente devido às férias do Sr Ronaldo de Andrade, decidiu autorizar a assembleia no pátio do setor de operações do SAAE. Servidores estavam dispostos a ir para o portão da unidade caso não tivesse a autorização da diretoria.


A assembleia contou com um ótimo número de servidores de vários setores. Na assembleia foi formada uma comissão de negociação e também os servidores formularam uma pauta de reivindicação que será entregue ao diretor presidente Ronaldo de Andrade.


O sindicalista Gercianisio comentou sobre um documento formulado pelo o jurídico do Saae onde afirma desconhecer o Sindágua como o sindicato dos servidores; Gercianísio disse que a representação sindical é escolhida pelos servidores e não pelo patrão. Temos vários documentos inclusive ata da assembleia onde centenas de servidores decidiram o Sindágua como legítimo representante dos servidores do Saae.


O delegado do Sindágua, Hugo Lyra, também afirmou que a intenção da direção é sempre tentar desqualificar o Sindágua, mas, os servidores estão presentes e unidos mostrando que a direção está equivocada, não existe o sindicato da maioria e o sindicato da minoria. O sindicato verdadeiro é aquele que está presente nas dificuldades dos servidores e que consegue o respeito de todos.


A comissão de negociação foi formada pelos seguintes servidores:
Glaydsom Sousa
Warlington Santana
Hugo Lyra
Alexandre Cotta Belo
Lidiane

A assembleia terminou com muito entusiasmo de todos que estavam presentes, com os servidores demonstrando unidade e provando que a democracia é a sustentação de tudo, que é que tem que ser respeitada.
Parabenizamos a direção por ter voltado atrás na decisão e autorizado a assembleia no pátio do Saae.

quarta-feira, 6 de julho de 2011

SAAE ACENDE A LUZ AMARELA EM SINAL DE ALERTA



A direção do Saae através do presidente Ronaldo de Andrade, tenta de todas as formas impedir um direito legal dos servidores da autarquia. Depois da publicação do edital de convocação no jornal Boca do Povo anunciando assembléia geral com os servidores para sexta-feira dia 08/07 , o Sindágua sindicato da categoria ficou surpreso com um comunicado da direção do Saae proibindo qualquer reunião do sindicato nas dependências da autarquia.


O comunicado deixou os servidores bastante revoltados. Alguns servidores já falam em boicotar serviços em sinal de protesto contra a decisão da diretoria.


O Sindágua afirmou que a reunião acontecerá na porta do setor de operações caso a entrada dos sindicalistas seja impedida. Os servidores também decidiram ir para a porta do Saae para que a reunião seja realizada.


Uma situação desconfortável é mais uma prova de que o presidente Ronaldo de Andrade não está nem aí para o bem estar dos servidores, agindo mais uma vez de forma ditatorial podendo causar grandes transtornos à população Setelagoana. Desde que assumiu o Saae no início do governo Maroca, o presidente Ronaldo de Andrade vem em uma queda de braço com os servidores que parece não ter fim. Agora com esta decisão, o confronto pode começar muito cedo, já que grande parte dos servidores já falam em diminuir o rítimo na prestação dos serviços.

terça-feira, 5 de julho de 2011

GOVERNO MAROCA SUSPENDE PAGAMENTO DE VINTENÁRIO

Foto: Comunicação da prefeitura


A ÓRDEM SERIA DA PREFEITURA

Os Servidores do SAAE receberam esta semana mais uma notícia ruim por parte da diretoria do SAAE. Ao fazerem o pedido de requerimento do Vintenário, os mesmos foram informados que está suspenso o pagamento do benefício, benefício este garantido por lei, e mesmo assim desrespeitado pela diretoria do SAAE.

Um servidor afirmou que ao procurar o departamento de RH do operacional, o mesmo teria sido informado que está suspenso até que o Plano de Carreiras seja aprovado. Com essas informações fica fácil de descobrir a possível manobra da direção do SAAE para prejudicar vários pais de família. Como o Vintenário não está previsto no novo Plano de Carreiras, os servidores ficarão sem o benefício para sempre.

Um servidor que dedicou toda sua vida, com dezenas de anos de trabalho prestado na Autarquia, agora sendo vítima de uma gestão dura, insensível, desumana desrespeitando vários servidores veteranos do SAAE.

O governo do prefeito Maroca, está a cada dia mostrando para os trabalhadores municipais o jeito PSDB de administrar, sempre prejudicando a classe trabalhadora, cortando direitos e benefícios adquiridos pelos servidores ao longo de suas carreiras.

Com esta ação de suspensão de pagamento do Vintenário, o Plano de Carreiras fica ainda mais difícil de ser aprovado na avaliação dos servidores.

sexta-feira, 1 de julho de 2011

PEDIDO DE RONALDO DE ANDRADE CAUSOU REVOLTA ENTRE OS SERVIDORES



Depois de informações do setor de transporte, que está sofrendo enorme pressão da diretoria que vem exigindo punição severa aos motoristas e operadores de máquinas.


Indignados com a situação, motoristas e operadores pediram uma reunião com o setor de transporte juntamente com o diretor de operações Maiston Viana. Na pauta, o assunto principal foi justamente o pedido do presidente ao setor de transporte, exigindo junto com a planilha de manutenção do veículo uma repreensão do motorista ou operador, pedido esse confirmado pelo setor de transporte e também na fala do diretor de operações Maiston Viana na reunião de hoje pela manhã com os servidores. O diretor disse que chegou a ponderar o presidente em alguns casos onde não merecia uma repreensão.


O presidente teria devolvido as planilhas dos veículos ao setor de transporte exigindo em anexo a repreensão do servidor.


Os servidores alegaram que estão o tempo todo, sujeitos à algum problema no trânsito, e que ninguém tem intenção de danificar o patrimônio público. Alguns servidores foram convocados pelo jurídico do Saae para prestarem esclarecimentos em relação a problemas no trânsito e possíveis avarias. Segundo servidores, a direção do Saae não está sendo justa na forma de tratamento quando o assunto é cobrança de responsabilidades, posicionamento defendido também pelo setor de transporte.


Servidores citaram como exemplo um caso recém acontecido onde um servidor se envolveu em um acidente onde o veículo ficou totalmente danificado e nada aconteceu justamente por ser cargo de confiança. A declaração do diretor de operações sobre este caso causou muita revolta entre motoristas e operadores. Segundo o diretor, o servidor envolvido teve autorização direta dele para dirigir o veículo e que ele não receberá punição por não ser motorista do Saae. Depois dessa declaração, a revolta e indignação tomou conta de todos ali presente.


Servidores decidiram criar um manifesto que será elaborado por eles e será protocolado na presidência do Saae pedindo igualdade nas decisões. Os servidores afirmaram que não querem com isso tirar a responsabilidade deles, e sim, que a responsabilidade seja igual para todos. Será difícil isso par a direção do Saae? Acreditamos que não!