Na quarta-feira, 13/07, aconteceu no escritório central do SAAE uma reunião para a apresentação dos dados coletados para o estudo hidrogeológico do território sete-lagoano.
O estudo se divide em duas grandes etapas e tem como objetivo avaliar os recursos hídricos subterrâneos, de forma quantitativa e qualitativa, para que sejam identificadas e delimitadas áreas de recarga dos aquíferos, fontes potenciais de poluição e áreas de risco geológico no município.
Representantes da empresa especializada Servmar – Serviços Técnicos & Ambientais Ltda., contratada para a execução do estudo, expuseram alguns resultados da primeira etapa, na qual estão sendo levantados e gerados os dados sobre os poços de abastecimento da cidade.
Essa fase, praticamente terminada, resultou na formação de um organizado banco de dados sobre os poços do SAAE e uma base de imagens no Sistema Geográfico de Informações do projeto. Simultaneamente, houve um levantamento de toda a informação bibliográfica disponível sobre a geologia, hidrogeologia e todos os aspectos relacionados à gestão de água regional e local.
O mês de julho marca o fim da etapa de planejamento para execução dos ensaios e testes nos poços prioritários do SAAE, com o objetivo de conhecer o comportamento do lençol freático. Os ensaios, que consistem na segunda etapa e devem durar um ano, começam no fim do mês, e devem gerar intervenções no abastecimento durante alguns meses.
Os bairros afetados serão avisados antecipadamente através dos meios de comunicação locais e de carros de som.
Fonte: Assessoria de Comunicação SAAE