sexta-feira, 14 de setembro de 2012

Moradores protestam por causa de abastecimento de água em Ibirité


Reclamação é que há oito dias falta água em bairros da cidade.
Copasa reconhece intermitência no fornecimento.

Do G1 MG

2012 20h03 - Atualizado em 13/09/2012 23h03

Moradores de Ibirité, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, fizeram protesto e fecharam dois acessos à cidade nesta quinta-feira (13). Segundo os manifestantes, há oito dias bairros estão sem abastecimento de água. A Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa) nega que haja falta de água, mas reconhece intermitência no fornecimento.

O superintendente do Departamento Metropolitano da Copasa, Eugênio Silva, explicou que, como muitas pessoas usam a água durante o dia, ela perde a pressão e não sobe para as caixas d’água. À noite, quando o consumo é menor, as caixas se enchem, segundo Silva.

De acordo com a Copasa, cinco bairros e dez mil moradores são atingidos. Ainda conforme o superintendente, as localidades afetadas ficam em áreas altas da cidade.

Em nota, a Copasa informou que, na noite desta quinta-feira (13), vai começar uma operação de ampliação do reservatório que abastece a região atingida. A capacidade de armazenamento de água vai aumentar em 1,5 milhão de litros. A companhia também afirmou que o abastecimento está sendo reforçado com caminhões-pipa.

Para ler mais notícias do G1 Minas Gerais, clique em
g1.globo.com/mg. Siga também o G1 Minas Gerais no Twitter e por RSS.

5 comentários:

  1. Acontece em todos os municípios que a Copasa está.

    E o ****** do Presidente do SAAE, Fábio Nepomuceno e sua ??Alta Equipe fala em vender o SAAE.

    Eu Pergunto, porque ????????????$$$$$$$$$$$$$$$$$

    ResponderExcluir
  2. la na cidade onde a copasa atua a media de dias sem agua e de oito dias ao máximo dez dia ao ano aqui em sete lagoas é o ano inteiro.

    tem que ter um basssstaaaaaaaaaaaaaaaa

    ResponderExcluir
  3. O JECA TATI

    Edição do dia 19/09/2012
    19/09/2012 09h19 - Atualizado em 19/09/2012 09h19
    Falta d'água castiga Belo Horizonte e nível dos reservatórios está baixo
    O calor intenso tem provocado aumento no consumo de água. Vários rios em Minas Gerais estão abaixo do normal, o que afeta o abastecimento.




    Em Minas Gerais, ao contrário de São Paulo que tem água nos reservatórios, em Minas o problema é a falta de água. O nível dos reservatórios está muito abaixo do normal. Caixa d’água vazia, torneira seca.
    “Quando não tem, a gente compra água de garrafão para fazer comida, para tomar, entendeu? Nós já gastamos um dinheirão nesses 40 dias sem água”, conta Maria da Silva Felipe, aposentada.
    Nove cidades da Região Metropolitana de Belo Horizonte enfrentam o problema da falta d'água. Em Esmeraldas, caminhões-pipa chegam a abastecer o reservatório, mas a água só chega aos pontos mais baixos da cidade. Na capital mineira, em alguns bairros, os moradores reclamam que a água não chega todo dia.
    “Tem dias, por exemplo, que você há acorda sem uma gota de água”, conta uma mulher.

    Além do tempo seco, o calor intenso neste inverno tem provocado aumento no consumo de água. O nível de vários rios em Minas está abaixo do normal, o que afeta o abastecimento em cidades das regiões sul, noroeste, alto Paranaíba e norte do estado.
    Em Uberaba, no Triângulo Mineiro, a vazão do rio que abastece a cidade diminuiu muito. São dois meses sem chuva. “Todo dia, aqui mais falta água do que tem água”, diz uma moradora do local.
    Em Varginha, sul do estado, é possível caminhar pelas pedras do leito do Rio Verde, o mesmo acontece com o Rio Sapucaí. Esses dois rios abastecem a represa de Furnas, que está com o menor nível dos últimos oito anos.


    FERNANDO CABEÇÂO

    ResponderExcluir
  4. O JECA TATU


    Falta de água atinge moradores da Grande BH
    TERÇA, 18 SETEMBRO 2012 09:29


    A Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa) divulgou, na última segunda-feira, 17, por meio de nota, problemas no abastecimento de água em nove cidades da Região Metropolitana de Belo Horizonte.

    O motivo para os transtornos enfrentados pelos moradores é o longo período de estiagem e o forte calor, que provoca um grande aumento do consumo de água e a redução do nível de diversos mananciais no interior de Minas, conforme informou a empresa.



    De acordo com a companhia, durante esta terça-feira, 18, eventuais intermitências podem ocorrer no fornecimento de água nos bairros localizados nas partes altas das seguintes cidades: São José da Lapa, Vespasiano, Pedro Leopoldo, Lagoa Santa, Moeda, Ribeirão das Neves, Sabará e Ibirité, além da Região Oeste da capital mineira. Mas, o abastecimento está assegurado durante esta noite nos municípios citados.
    A companhia informou que está tomando medidas emergenciais para permitir, a partir desta terça, a ampliação, em 43 milhões


    FERNANDO CABEÇÂO

    ResponderExcluir
  5. bairro interlagos22 setembro, 2012

    Esqueça a vizinha copasa e gastem seus tempo em resolver a falta de agua aqui em sete lagoas; moramos é aqui onde é saae e não copasa cambada de vagabundos.

    ResponderExcluir