sexta-feira, 22 de março de 2013

22 DE MARÇO: UM DIA PARA REFLETIR SOBRE A ÁGUA



Quer contribuir com a preservação da água? Comece no dia-a-dia!
Em 22 de dezembro de 1992, a Assembléia Geral da ONU (Organização das Nações Unidas) declarou que no dia 22 de março de cada ano seria celebrado o Dia Mundial da Água. Essa decisão baseou-se em recomendações contidas em um documento chamado “Agenda 21”, que define prioridades como: 
  • assegurar a manutenção da oferta adequada de água de boa qualidade para toda a população do planeta e
  • preservar as funções dos ecossistemas.

Com a instituição do Dia Mundial da Água, os países foram convidados a aderir às recomendações da ONU relativas à água e a concretizar atividades apropriadas ao contexto de cada país. A ideia é disseminar informações sobre a água na cultura das diferentes nações.

Em todo o mundo, o mês de março é dedicado a atividades, celebrações e reflexões sobre o uso sustentável e consciente da água. No Brasil, a adesão partiu do Congresso Nacional. A Lei nº 10.670, de 14 de maio de 2003, instituiu o Dia Nacional da Água, que também passou a ser comemorado no dia 22 de março de cada ano.

quarta-feira, 20 de março de 2013

PREFEITO VISITA O SAAE E OUVE APELO DOS SERVIDORES, SECRETARIADO DEVERIAM USAR ATITUDE COMO EXEMPLO

 Aconteceu na manhã de hoje dia 20 de março no setor de operações, uma reunião que foi marcada pelo próprio gabinete do prefeito Márcio Reinaldo com o intuito de ouvir os apelos dos servidores.
O espaço Magela Damata ficou lotado com presença de servidores de todos os setores da autarquia.

O prefeito Marcio Reinaldo iniciou a reunião falando da importância dos serviços prestados pelo SAAE. Na oportunidade, o prefeito falou do boato de uma possível operação tartaruga que estaria acontecendo. Ele afirmou que defende a permanência do SAAE,mas, se as coisas não caminharem de forma correta proporcionando um serviço de qualidade para a população, não terá outra saída senão entregar o mesmo a iniciativa privada ou até a Copasa.

O presidente do SAAE Ananias, disse que os problemas  do SAAE vem sendo acumulado durante anos e que não resolverá de um dia para o outro, e talvez nem no final da administração do prefeito não serão resolvidos em sua totalidade.

Servidores surpreenderam com uma participação efetiva e sem medo de represarias expondo para o prefeito vários problemas internos envolvendo a gestão do SAAE e também dos próprios servidores.

 O diretor de operações Antônio Pacheco, afirmou em sua fala que após assumir a direção do operacional o mesmo vem sofrendo ameaças por telefone, perseguições em redes sociais causando constrangimento a sua pessoa. “Os servidores do SAAE precisam tomar vergonha na cara, vários problemas são causados pelos próprios servidores, assim o SAAE chegará a seu fim”. Disse Toninho. Segundo ele, dia 28 de março será o último dia que estará na direção do SAAE.

O diretor do Sindágua Hugo Lyra disse ao prefeito Márcio Reinaldo que o índice de reajuste de 5,84% proposto foi rejeitado pelos servidores, e que o índice está longe das expectativas. Quanto ao boato de uma possível operação tartaruga no SAAE,o sindicalista afirmou que o Sindágua não defende esse tipo de manobra. Se for preciso faremos  paralisação, mas, dentro da legalidade respeitando os tramites da justiça. Hugo Lyra disse também que o SAAE não pode ser tratado como outra secretaria da prefeitura, e sim como uma CIA de Saneamento.

Um dos pontos mais cobrados ao prefeito foi justamente a mudança tão esperada que  ainda não aconteceu na autarquia.

No final da reunião prefeito Márcio Reinaldo  afirmou que as auditorias estão acontecendo e que chegará ao SAAE podendo revelar algumas pessoas envolvidas em irregularidades dentro do SAAE. O prefeito propôs a formação de uma comissão com a participação dele ou do vice-prefeito Ronaldo João para acompanhar de perto os acontecimentos dentro da autarquia.

O prefeito surpreendeu a todos com a visita, ouvindo com atenção os anseios dos servidores. O secretariado dele deveria usar isso como exemplo, estando mais perto dos servidores fica mais fácil solucionar os problemas.

Esperamos que esta reunião de hoje de resultados positivos.


terça-feira, 19 de março de 2013

PREFEITO MÁRCIO REINALDO VISITA O SAAE PARA OUVIR OS SERVIDORES

O prefeito Márcio Reinaldo marcou uma visita para amanhã quarta-feira dia 20 no setor de operações. O prefeito quer ouvir os servidores e está preocupado com a situação do SAAE. Márcio Reinaldo sempre foi o defensor da permanência da autarquia estará presente pela primeira vez após sua vitória nas eleições.
A reunião será às 7:30hs e servidores prometem lotar o setor de operações.

VÁRIAS REUNIÕES E POUCA OBJETIVIDADE

Mais uma reunião foi marcada pelo presidente do SAAE Ananias com coordenadores de todos os setores do operacional. É a terceira reunião da gestão Ananias, e pelo que parece não estão dando resultado satisfatório. O que vemos é um SAAE trabalhando no piloto automático com pessoas nomeadas sem autonomia e pessoas sem nomeação com bastante autonomia a serviço do presidente do SAAE e dando mau exemplo aos servidores chegando e saindo a hora que bem entender  sem registrar o ponto eletrônico, sistema que o presidente defende sem (regalias).
Com o fim dos plantões, serviços estão ficando cada dia mais acumulados e os resultados exigidos nas reuniões estão longe de serem atingidos. Na teoria, as reuniões são bastante produtivas,mas, quando é colocado em prática, a realidade é cruel, servidores desmotivados, desde janeiro sem um aumento,isso sem contar com o vale alimentação que era para ser reajustado desde o ano passado e ainda não ouve o anuncio do benefício.
Esperamos que dessa vez a reunião de resultados positivos, é o que esperamos e a população também.

segunda-feira, 18 de março de 2013

VEREADOR DOUGLAS MELO DENUNCIA POSSÍVEL NEPOTISMO NO SAAE


O vereador Douglas Melo anunciou hoje no programa "O POVO NO RÁDIO" que o diretor presidente do SAAE Ananias será convocado para dar esclarecimentos sobre um fato acontecido envolvendo um servidor e também o assunto mais polêmico denunciado pelo vereador, NEPOTISMO na autarquia.
Segundo o vereador Douglas Melo, o NEPOTISMO do SAAE já foi denunciado na Câmara, todos os nomes foram enviados para os vereadores, e o presidente terá que dar esclarecimentos sobre o assunto.


  

sexta-feira, 15 de março de 2013

NOMEAÇÕES DO SAAE REVELAM UMA TRISTE REALIDADE, EM MÉDIA 7 SERVIDORES PARA CADA CHEFE

Pelo visto a contenção de gastos está atingindo somente o bolso dos servidores, esta semana o SAAE finalmente publicou a listas dos cargos de confiança da autarquia. Um número assustador de cargos de confiança que demonstra a disposição nas contenções de gastos somente no bolso dos trabalhadores.
Fazendo uma divisão do número de servidores e cargos nomeados, chegamos em um resultado assustador, em média 7 servidores por chefe, uma vergonha para quem afirma que a administração precisa conter gastos.
Para completar, o SAAE ainda publicou a cessão de vários servidores com ônus para outras secretarias em funções como telefonista, que existem contratados em outras funções e exercendo as atribuições de telefonista as mesmas atribuições das servidoras cedidas em outras secretarias.
Esse é o SAAE, essa é a autarquia que prometeram revitalizar para dar aos setelagoanos um melhor atendimento a população.

quarta-feira, 13 de março de 2013

CONTENÇÃO DE GASTOS DO SAAE PROVOCA ATRASO NA PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS

A população setelagoana vem sofrendo e muito com a diminuição da prestação de serviços do SAAE na cidade. Com o fim dos plantões durante a semana e com o planão reduzido em finais de semana, vários serviços estão ficando acumulado causando grande transtorno na prestação de serviço.
Esta semana ficamos sabendo que o setor de leitura está com a leitura e entrega das contas atrasadas devido o corte das horas extras. Bombeiros estariam fazendo as entregas das contas de motocicleta para tentar colocar o serviço em dia.
No setor de operações, vários serviços estão suspensos como: Caminhão pipa, caminhão limpa fossa, serviços de cavaletes E somente uma equipe para atender os serviços de esgoto sendo uma equipe para o serviço de máquina e caminhão da turma de varetas. A equipe quando atende a máquina, fica sem o atendimento de desentupimento de varetas causando o acúmulo de serviços.
Serviços de esgoto que depende do serviço de caminhão limpa fossa, deixam de ser executados com a falta de uma equipe de plantão.

terça-feira, 12 de março de 2013

SINDICATOS REJEITAM PROPOSTA DE REAJUSTE DO GOVERNO MÁRCIO REINALDO


Hoje aconteceu a terceira reunião do CINEP, (Comitê de Negociação Permanente do Município de Sete Lagoas) e ainda sem definições sobre o novo índice de aumento de salários dos servidores municipais.

 Estiveram presentes, o Secretário de Administração Francis, Secretário da Fazenda Mário Preto, a vereadora Marlí de Luquinha, as entidades sindicais, Sindágua/MG representando os servidores do SAAE, Sind-Saúde representando a Saúde, Sind-Ute representando a educação e o Sindsel representando a administração direta.

O que deveria ser ter sido acertado no mês de janeiro, mês da data base dos servidores, pode se arrastar ainda mais com a rejeição da proposta.
Na segunda reunião do CINEP, uma proposta foi aprovada por todos representantes  dos sindicatos sendo somente o Sind-Ute  contrário ao índice por defender o piso Nacional dos professores. Na proposta, o índice seria de 6,63% mais abono de 2,37 que seria incorporado no mês de maio para todos os salários, sendo retroativo ao mês de janeiro.

Hoje, representantes sindicais ficaram surpresos na reunião, o que seria apenas para assinar a ata com a proposta acima mencionada, mudou de curso sendo a mesma rejeitada pelo governo.

O secretário de Administração Francis apresentou a proposta do governo com o percentual de 5,84% e um abono somente para o menor salário para equiparar com o salário mínimo Federal. Um índice bem abaixo do salário mínimo do Brasil que chegou a 9%. Segundo o secretário, Márcio Reinaldo está preocupado com a valorização dos servidores, mas no momento a Lei de Responsabilidade Fiscal impede que seja dado um índice satisfatório.

Sindicalistas afirmam que um dos maiores problemas que afetam o limite prudencial da L R F é o grande número de cargos de confiança no município e que os servidores de carreira não podem ficar prejudicados com um índice abaixo do salário mínimo.

Os sindicatos rejeitaram a proposta colocada pelo governo Márcio Reinaldo; outra reunião será marcada e os sindicatos defendem a proposta que foi aprovada na segunda reunião.



segunda-feira, 11 de março de 2013

MÁQUINA RECÉM ADIQUIRIDA PELO SAAE PARADA HÁ DIAS POR FALTA DE PNEUS

Esta semana recebemos um e-mail de um servidor que pediu que não fosse identificado, indignado com o descaso com o dinheiro público.
 Segundo o servidor a máquina ficou parada por falta de dois pneus traseiros. Depois de dias esperando, a máquina não recebeu os pneus traseiros e para completar, foram retirados os dois pneus dianteiros, ficando a máquina com um pouco mais de um ano de uso sendo colocada em cima de tocos.
Esperamos uma atuação efetiva para novos equipamentos não sejam sucateados como acontecia anteriormente na autarquia.





sexta-feira, 1 de março de 2013

POR FALTA DE ESTRUTURA, SERVIDORES SÃO OBRIGADOS BATER CARTÃO NA CHUVA

A mudança no local de bater ponto no setor de operações, foi feita sem pensar no conforto mínimo para os servidores. Agora com a mudança, trabalhadores são obrigados bater o cartão debaixo de sol é chuva, o que gerou muitas revoltas entre os servidores.
Em média 150 servidores trabalham no setor de operações,  sem um lugar adequado, os mesmos ficam por vários minutos debaixo de chuva a espera de sua vez para bater o ponto.
O departamento de segurança teria alertado a direção sobre o problema, mas até a data de hoje nada foi feito.
Esperamos que a direção do SAAE use o bom senso e resolva o problema o mais rápido possível.

VEJA AS FOTOS