sexta-feira, 23 de novembro de 2012

SERVIDOR HISTÓRICO DO SAAE RECEBE HOMENAGEM

Foto fachada do refeitório
 Aconteceu hoje pela manhã no pátio do setor de operações bairro Aeroporto, a inauguração do refeitório para os trabalhadores do SAAE. Refeitório esse que foi reivindicação direta do Sindágua/MG e garantido graças a luta do sindicato juntamente com os trabalhadores.


O nome foi escolhido de forma democrática através de eleição direta entre os servidores onde o ex. presidente do SAAE e engenheiro Magela Damata foi votado quase por unanimidade pelos trabalhadores, demonstrando o reconhecimento não só do trabalho realizado na autarquia como também sua honradez e simplicidade no dia a dia.

Estiveram presentes, o Prefeito Mario Márcio (Maroca), presidente do SAAE Fábio Nepomuceno, Presidente do Sindágua José Maria dos Santos, Gercianisio Damaceno Sindágua, Diretor de operações Damata e também familiares do homenageado Magela Damata.

Uma homenagem épica conduzida pelo servidor Marcos Siqueira nunca vista na autarquia onde em alguns momentos a emoção tomou conta de familiares de Magela e servidores.

A licitação que possibilita a construção do refeitório foi realizada em regime de tomada de preços e a empresa vencedora é a Portal da Serra Construtora e Urbanizadora Ltda. A proposta, no valor de R$ 438.832,96, visa construir um espaço aconchegante e funcional em uma área de aproximadamente 560.000 m².

O refeitório anda não irá atender os servidores com refeições diárias. Em negociação do Sindágua com o ex. presidente Ronaldo de Andrade, estava previsto uma licitação para a contratação de uma empresa para servir as refeições no espaço más, o novo presidente Fábio Nepomuceno não deu seguimento nas negociações. O Sindágua alertou o presidente sobre a previsão do contrato para o orçamento do ano que vem. “Esperamos que a diretoria do SAAE cumpra com o acordo e coloque o benefício na dotação orçamentária do ano que vem, para que realmente faça valer o alto investimento da construção do refeitório. Tenho receio que este refeitório se transforme em um “elefante branco” no ano que vem sem a previsão do contrato no orçamento”. Disse Hugo Lyra diretor do Sindágua.

O presidente Fábio Nepomuceno fez questão de ressaltar a compra do terreno de 12 mil metros, adquirido quando ele era diretor da autarquia. Fábio disse ainda que espera a terceira chance para fazer ainda mais pelo SAAE.

O diretor de operações Damata irmão do homenageado Magela Damata também fez uso da palavra. Muito emocionado agradeceu sua mãe  e também os servidores por ter escolhido seu irmão como homenageado.
No final da cerimônia foi servido um lanche simples como era a personalidade do nosso inesquecível Magela Damata.

 VEJA FOTOS
 Família de Magela Damata 
 Fábio Nepomuceno, Damata, Flavio filho de Magela e o prefeito Maroca
Gercianísio Damaceno Sindágua e José Maria presidente do Sindágua
Marcos Siqueira cerimanial
Servidores da autarquia

quarta-feira, 21 de novembro de 2012

NOVO PRESIDENTE DO SAAE PODE ESTAR VINDO DE GUANHÃES MG


Foto: Ananias do SAAE 


O prefeito eleito Marcio Reinaldo pode estar apostando suas fichas em um nome de fora da cidade para assumir a presidência do SAAE a partir de 2013. O nome cogitado segundo informações, seria de um presidente do SAAE da cidade de Guanhães MG, cidade com uma população pouco mais de 30 mil habitantes.

Ananias do SAAE como é conhecido na cidade, disputou as últimas eleições como candidato a prefeito pelo partido PDT, obteve 7.558 votos (44,51%) dos votos e foi derrotado pelo então candidato Geraldo José Pereira (Ladinho).

O futuro presidente do SAAE Ananias nasceu em 13 de maio de 1961 na cidade de Oliveira, casado com Marlucia Generoso, possui curso superior e atualmente é administrador.

O novo presidente é muito elogiado na cidade com seu trabalho diante do SAAE de Guanhães. O novo presidente terá um desafio ainda maior. Ananias terá em suas mãos uma autarquia que atende uma cidade de 250 mil habitantes, diferente da cidade de Guanhães que a população não ultrapassa os 30 mil habitantes.
Esperamos que o prefeito Márcio Reinaldo acerte em sua opção e desejamos boas vindas ao novo presidente do SAAE.

terça-feira, 20 de novembro de 2012

UMA PERGUNTA QUE TODOS ESTÃO FAZENDO

Em um dia de chuva onde nenhum sistema de bombeamento de água está com problema, sem falta de água na cidade e o caminhão alugado está trabalhando só não sabemos onde. Não está tendo demanda nem para o caminhão do SAAE e continuam com o alugado. Muitas perguntas ????????????????????????
Enquanto isso na sala das injustiças, as horas trabalhadas para as empreiteiras estão correndo solta, e os plantões diminuindo deixando a população a mercê dos irresponsáveis! 

sexta-feira, 16 de novembro de 2012

REDUÇÃO NO HORÁRIO DE PLANTÕES DO SAAE PODE SER O MOTIVO DOS PROBLEMAS

Obra não sinalizada causa acidente e motociclista está internado no Municipal
Qui, 04 de Outubro de 2012 14:30 
Fonte> setelagoas.com

O que seria mais uma entrega na jornada de trabalho de Bruno Samuel de Oliveira, motoboy da pizzaria Milano, terminou em acidente e internção no Hospital Municipal. O entregador, assim como o estudante Bruno César, não viu a obra, sem sinalização do SAAE, e se chocou no entulho. Bruno Samuel foi resgatado por unidade do SAMU e está internado no Hospital Municipal com problemas no baço e nos rins, segundo familiares. Uma irmã de Bruno, que não quis se identificar, está inconformada com o ocorrido e disse que "esse povo são uns bandidos, como deixam aquilo daquele jeito", questiona. 



Vizinha da obra, Denise Garcia, que viu quando o acidente com o entregador aconteceu, diz que “os operários do SAAE terminaram de trabalhar ainda de dia. Por que eles não tamparam esse buraco ontem (quarta)”, pergunta. Ainda segundo Denise com a repercussão do acidente os trabalhadores do SAAE chegaram ao local cedo para terminarem o serviço. “Hoje cedinho (quinta, 4) já chegou um monte de gente fechando o buraco aqui”, afirma.


O mesmo local foi cenário de outro acidente horas depois quando o estudante Bruno César se chocou de moto no trajeto para a faculdade. “Fiquei ali uns dois minutos parado tentando entender o que tinha acontecido. Por sorte estava devagar já que havia acabado de virar depois da parada obrigatória entre as Ruas Piauí e Santa Catarina”, relata Bruno que sofreu uma contusão em uma das mãos, mas passa bem.
Procurada pela reportagem a assessoria de imprensa do SAAE disse que não conseguiu falar com o departamento operacional, responsável pela obra. “Assim que tivermos uma resposta, entramos em contato”, garantiu o assessor.

Por Marcelo Paiva

quarta-feira, 14 de novembro de 2012

CAMINHÃO PIPA DE EMPREITEIRA DO SAAE PRESTA SERVIÇO FORA DO MUNICÍPIO AS ESCONDIDAS


Mais um acontecimento envolvendo venda de água em caminhão pipa sem nota foi revelado esta semana graças a um descuido onde o caminhão atolou em um sítio próximo à cidade de Cachoeira da Prata.
O caminhão pipa de uma empreiteira que presta serviço para o SAAE teria ficado atolado em um sítio próximo a Cachoeira da Prata após levar água potável a pedido do coordenador do setor.

O caminhão alugado é dirigido por um motorista particular e pago por hora trabalhada. O caminhão ficou horas parado esperando um socorro para que fosse retirado do local.

Como já não bastasse o SAAE pagar caro o aluguel do caminhão para fazer serviço particular em outro município, á autarquia ainda teve que deslocar uma máquina do SAAE para retirar o caminhão. O operador do SAAE saiu com a informação do coordenador que o caminhão estaria na Gruta Rei do Mato, mas, a mentira veio á tona quando o operador chegou na unidade operacional afirmando que o caminhão estava próximo a cidade de Cachoeira da Prata. Quando o operador falou a verdade, levou uma bronca de um dos chefes do alto escalão do operacional.

O operador na verdade estava para executar um serviço em Fazenda Velha, mas no meio do caminho sua rota foi desviada a pedido do diretor de operações, ou seja, ele sabia de tudo que estava acontecendo e até o momento não tomou nenhuma providência no caso.

Meses atrás publicamos uma matéria sobre a venda de água potável para um restaurante rural próximo a Iveco onde foram desviados cinco caminhões e mais uma vez caminhão de uma empreiteira, o que nos leva a crer que direção, coordenação de setor e empreiteira estão falando a mesma língua.

Vamos publicar mais esta denúncia na certeza de que o presidente do SAAE Fabio Nepomuceno agirá mais uma vez com naturalidade diante dos fatos. E mais uma vez quem paga esta conta é a população setelagoana sendo vítima de tudo isso.

Esperamos uma ação firme do novo Prefeito Márcio Reinaldo em relação aos últimos acontecimentos envolvendo empreiteiras e direção do SAAE.

terça-feira, 13 de novembro de 2012

EMPRESA ENVOLVIDA EM FRAUDE EM LICITAÇÕES ESTAVA NOS PLANOS DA DIREÇÃO DO SAAE


Esta semana várias empresas de saneamento do Brasil foram vítimas de fraude em contratos de licitações públicas investigada pela operação “Aguas Claras” chegando a R$150 milhões de prejuízo. O caso foi apresentado em rede nacional pelo jornal Nacional da Rede Globo.
Uma das empresas envolvidas, ENORSUL estava nos planos da direção passada para ser contratada em Sete Lagoas.

VEJA MATÉRIA PUBLICADA NO DIÁRIO DO SAAE NA ÉPOCA:
QUINTA-FEIRA, 16 DE SETEMBRO DE 2010
PRIVATIZAÇÃO DO SAAE A CONTA GOTAS
Esta semana, fomos informados por pessoas próximas a diretoria do SAAE sobre uma possível privatização de alguns setores da Autarquia. Informações dão conta de que a privatização será feita de forma gradativa para que não criar polêmicas entre os servidores.
Em agosto, o diretor de operações, juntamente com o consultor técnico do SAAE, realizaram uma viagem à cidade de São Paulo, viagem esta, que segundo informações já seria para finalizar as negociações com a empresa que irá prestar serviços ao SAAE. Os primeiros setores a serem privatizados serão: Setor de hidrômetros, fiscalização e corte de água.
A possível empresa chama-se ENORSUL - Emissão Norte-Sul Serviços em Saneamento LTDA.
É bom lembrar que a maior bandeira da campanha do governo Maroca foi justamente reestruturar,e nunca privatizar o SAAE.


VEJA MATÉRIA DO ESQUEMA FRAUDULENTO NA ÍNTEGRA:
12/11/2012 14h06 - Atualizado em 12/11/2012 14h37
FONTE: G1
Fraudes em contratos de água e esgoto podem chegar a R$ 150 mi
Operação 'Águas Claras' desarticulou quadrilha que agia em vários estados.
Consumidor era obrigado a pagar 10% a mais pelos serviços.


Os desvios nos contratos de licitações públicas investigadas pela operação Águas Claras podem chegar a R$ 150 milhões, de acordo com a Polícia Civil. Segundo a promotoria, os consumidores das cidades onde aconteceram as fraudes foram obrigados a pagar 10% a mais nas contas de água e esgoto.
O homem apontado como chefe dos esquemas foi preso na manhã desta segunda-feira (12) em São Paulo. Reinaldo Costa Filho é dono da empresa Allsan, que, segundo a polícia, liderava o grupo de 29 empresas especializadas em fraudes de licitações de órgãos públicos e autarquias que administram os sistemas de água e esgoto em vários estados e no Distrito Federal.
O ex-diretor geral do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) de Sorocaba (SP) Pedro Dal Pian também foi preso por policiais da Delegacia Antissequestro da cidade. Houve prisões ainda em Florianópolis (SC) e Goiânia (GO).

Entenda o caso
As prisões fazem parte dos 18 mandados da operação, que começou com o objetivo de apurar fraudes em licitações no Saae de Sorocaba. Com a evolução das investigações, a Polícia Civil descobriu que as empresas participantes do esquema fraudavam várias outras licitações pelo Brasil. Essas empresas faziam parte de uma associação, que organizava os esquemas de fraudes.
De acordo com o promotor do caso, Wellington Veloso, as investigações já duram cerca de um ano. Além dos mandados de prisão temporária, também são cumpridos 25 mandados de busca e apreensão. No início da manhã desta segunda-feira, oito pessoas haviam sido presas.

A investigação já identificou as empresas Allsan Engenharia, Enorsul, Job Strategos, Sanear, SCS, de São Paulo, TCM e HR, de Assis (SP), Construtora Santa Tereza, de Goiânia (GO), Floripark e RDN, de Santa Catarina (SC). Segundo a polícia, estas empresas formaram uma quadrilha sob o nome de “Associação Brasil Medição”, com sede em São Paulo. Essa organização escondia reuniões onde o esquema para burlar as licitações era combinado. Eram determinados os termos de editais e decididos quais empresas iriam vencer.
Segundo o Ministério Público, "foi possível identificar a prática de ajustes e combinações em procedimentos licitatórios instaurados ou em vias de ser instaurados" nos municípios paulistas de Barretos, Jardinópolis, Caraguatatuba, Ubatuba, São Sebastião, Ilhabela, Botucatu, Diadema, Sertãozinho e Jundiaí. Também passam pela investigação as autarquias do Distrito Federal, São Leopoldo (RS) e Piauí.

segunda-feira, 12 de novembro de 2012

INFLUÊNCIA DE DIRETOR FAVORECE DESVIO DE FUNÇÃO


A volta de uma servidora causou muita polêmica junto aos servidores, segundo informações, a servidora que prestou concurso para auxiliar de serviços nunca exerceu sua função. Depois de muito tempo afastada, a servidora retornou ao trabalho e com a influência de um diretor, a mesma estaria mais uma vez desviada de função com anuência do Presidente do SAAE Fábio Nepomuceno.
O mais grave é que a servidora não estaria trabalhando o tempo integral de sua função de origem que é de oito horas por dia. A diferença de tratamento da direção entre os servidores causa muita indignação. Das Servidoras desviadas de função com a carga horária de oito horas por dia, somente uma servidora está sendo obrigada a trabalhar ás oito horas de trabalho como exige a lei, uma discriminação total com uma antiga servidora do SAAE.
O presidente do SAAE Fábio Nepomuceno se enrola a cada dia com seus diretores agindo contra a lei e favorecendo amigos, namorada e parentes dentro da autarquia, e quem paga tudo isso é o povo setelagoano.   
Outro ponto que devemos observar, é que a comissão de Estágio Probatório não se reúne desde que Fábio Nepomuceno assumiu a presidência do SAAE. A comissão composta por membros do sindicato e servidores suspenderam vários estágios probatórios devido aos desvios de função, e agora todos os estágios estão sem avaliação da comissão. Provavelmente isso está acontecendo propositalmente pela direção do SAAE para favorecer os desvios de função.
Resta saber quem irá assinar os estágios dos servidores desviados!