quinta-feira, 29 de março de 2012

REUNIÃO ESPECIAL DEBATEU VINTENÁRIO DOS SERVIDORES DO MUNICÍPIO

Servidores municipais tiveram a oportunidade de debater na noite dessa quinta-feira dia 29/03/12 no plenário da Câmara de vereadores. A reunião atendeu o requerimento nº071/12 de autoria do vereador Claudinei Dias do PT.

A reunião contou com a presença do vereador Lico, Dr Henrique Carvalhaes representando o município, Hugo Lyra diretor do Sindágua e Rosimar Aparecida presidente do Sindsel.

O vereador Lico, disse que se possível irá procurar até as esferas Federais para que a lei seja cumprida em favor dos servidores.

A presidente do Sindsel Rosimar Aparecida falou sobre as dificuldades que o sindicato vem enfrentando com ações em algumas varas da justiça na cidade, com deferimentos somente a favor do município.

O diretor do Sindágua Hugo Lyra disse que falta vontade política do prefeito Maroca para por fim a esse problema. A Constituição Federal é clara: todos somos iguais perante a lei, é preciso isonomia para que ninguém seja prejudicado. Afirmou o diretor do Sindágua.

O representante do município Henrique Carvalhaes foi categórico em afirmar aos servidores que o prefeito Maroca não pagará o benefício para os servidores com alegação de que a lei teria sido revogada.

A reunião contou com a presença de dezenas de servidores no plenário Wilson Tanure com a participação de vários servidores.

No final da reunião, o vereador Claudinei Dias disse que irá reunir com sua equipe de gabinete e também com o jurídico da Câmara de vereadores para traçar novo planejamento sobre o assunto.

Enquanto isso, dezenas de servidores continuam sem receber o benefício gerando muitos prejuízos aos servidores graças à política de falta de valorização implantada no município.

quarta-feira, 28 de março de 2012

REUNIÃO DA CÂMARA É MARCADA POR DISCUSSÃO SOBRE PROJETO DE AUMENTO DA GARGA HORÁRIA DOS SERVIDORES

Foto: Diário do Saae, diretor do Sindágua Hugo Lyra

Matéria fonte: setelagoas.com.br

A reunião desta terça da Câmara Municipal de Sete Lagoas foi marcada pela discussão em torno de um Projeto de Lei do Executivo, referente a extensão da carga horária de servidores municipais.

Conforme informado, o projeto prevê que os servidores que tenham carga horária de menos de 40 horas semanais, possam, por meio de um acordo assinado entre o município e o trabalhador, estender a carga horária a até 40h, aumentando seu salário.
Em plenário, a representante do Sind-Ute, Simone França informou que até o momento pouco foi falado sobre a matéria e que isso tem gerado especulações sobre o real benefício do projeto. “A gente quer saber como vai funcionar na prática, se vai ter 13° proporcional e como isso vai ser calculado. Por isso acreditamos que o projeto deve ser melhor avaliado”, informa.

Quem também esteve presente na reunião foi o diretor do Sindágua, Hugo Lyra, que afirmou que o projeto não está acessível aos servidores e que com isso, pode dar margem a uma exploração indevida da mão de obra dos trabalhadores da cidade. “Queremos saber como vai funcionar essa alteração, porque ninguém aqui quer trabalhar mais, receber pouco e ficar sem os benefícios”, pontua.

O projeto que seria apreciado hoje teve o chamado pedido de “vista”, proposto pelo vereador Marcelo da Cooperseltta. A ação regou indignação do também vereador Caio Dutra, que aproveitou a oportunidade para mencionar o desconhecimento dos colegas em relação ao texto, em especial do vereador Reginaldo Tristeza.“ Eu não entendo e estou cansado de ver essa política porca e ilusória que acontece dentro da Câmara, porque os mesmos vereadores que assinaram a aprovação do projeto agora aprovam a vista a ele”, disse.

Imediatamente Reginaldo Tristeza deu seu parecer da situação afirmando que não estava presente durante a assinatura do projeto, e que portando, não estava ciente sobre a situação. “Se o senhor não sabe, por favor não acuse”, pediu ao Caio Dutra.

Para finalizar a discussão, Claudinei Dias chamou atenção para o fato da matéria, que envolve milhares de moradores de Sete Lagoas, ainda não ter sido discutida com os próprios servidores. “O que a Câmara quer é que essa discussão seja feita com todos os servidores e com o Executivo, para que não hajam mais dúvidas e que o projeto saia da forma correta”, finalizou.

por Cíntia Rezende

sábado, 24 de março de 2012

VINTENÁRIO SERÁ DISCUTIDO NA CÂMARA DE VEREADORES


A Câmara Municipal, através do Requerimento 71/2012 (de autoria do vereador Claudinei Dias), realizará Reunião Especial para discutir a questão do “Vintenário dos Servidores Públicos do Município de Sete Lagoas”

DIA: 29 de março (quinta-feira)

HORÁRIO: 18 horas

LOCAL: Plenário da Câmara - Av. Getúlio Vargas, 111 – 5º andar

SERVIDOR! A SUA PRESENÇA É MUITO IMPORTANTE!

VENHA PARTICIPAR!

quinta-feira, 22 de março de 2012

MUNICÍPIO QUER IMPLANTAR PREVIDÊNCIA PRÓPRIA GARGANTA ABAIXO DOS SERVIDORES


O assunto de que o município de Sete Lagoas estaria pretendendo criar uma previdência própria está cada dia ganhando força e causando revolta em todos os setores da prefeitura.

Como de costume, a prefeitura vem discutindo esse assunto em um grupo fechado sem a presença das entidades representativas dos trabalhadores do SAAE, Saúde e Educação. Os três sindicatos: Sindágua, Sind-SAÚDE e Sind-UTE ficaram fora das discussões e as entidades não têm conhecimento nem do que está sendo proposto pelo o município.

Informações dão conta de que a prefeitura estaria propondo a previdência própria justamente para legalizar os repasses dos altos salários que o município paga hoje. Como o INSS paga um teto máximo de R$3.900,00 reais, o município é obrigado cobrir a diferença salarial para os servidores. Este repasse que acontece hoje no município, segundo especialistas, é irregular, pois, estão utilizando dinheiro que era para ser investido na educação, saúde, etc...

Para que o município regularize esse problema, deve haver um fundo específico para isso, o que não acontece.

Vários setores já estão pedindo os servidores suas carteiras de trabalho com a alegação de atualização de dados dos mesmos.

Os três sindicatos: Sind-UTE, Sindágua e Sind-SAÚDE estarão presentes na próxima reunião da Câmara onde irão denunciar a falta de participação no assunto.

Os trabalhadores mais uma vez ficaram de fora das discussões, ninguém sabem de nada sobre o assunto. Uma falta de respeito com a classe trabalhadora do município.

terça-feira, 20 de março de 2012

SERVIDOR DO SAAE É EMPOSSADO DIRETOR DO SINDÁGUA/MG


Pela primeira vez na história, o Sindágua/MG terá um diretor representando as empresas municipais e autarquias, e o SAAE saindo na frente com representação na direção do sindicato.

Hoje o servidor Hugo Lyra tomou posse para a gestão 2012 a 2015. A cerimônia aconteceu no SESC Venda Nova em Belo Horizonte.

Em sua fala, Hugo Lyra reafirmou o compromisso de caminhar com os servidores da autarquia na busca de direitos e também de um Saneamento de qualidade em Sete Lagoas.



segunda-feira, 19 de março de 2012

SAAE PODE RECEBER MAIS UM NOVO BAIRRO SEM ETE E SEM POÇO ARTESIANO NA CIDADE

Segundo informações, o SAAE estaria recebendo um novo empreendimento totalmente irregular, sem a instalação de uma ETE ( Estação de Tratamento de Esgoto) sem um reservatório de água para atender o bairro e também sem um poço artesiano como exige a lei.
No ano passado, o dono do loteamento tentou por várias vezes uma interligação de água para atender o bairro,mas, sem sucesso por não atender as especificações de um novo empreendimento.
Agora ficamos sabendo que a Engenharia do SAAE teria liberado uma interligação de água no bairro.
Ainda todas as informações são somente especulações, quando isso acontecer iremos publicar uma matéria aqui no blog denunciando o problema com o nome e fotos do bairro.

AGORA É AGUARDAR OS PRÓXIMOS CAPÍTULOS

domingo, 18 de março de 2012

SISTEMA MUCURÍ EM ESTADO DE ALERTA

RISCO IMINENTE DE ACIDENTE

Esta semana o blog Diário do SAAE foi procurado por servidores do SAAE que trabalham na unidade do bombeamento de água Mucurí, um dos maiores sistemas da cidade, onde os mesmos fizeram uma denúncia sobre a falta de segurança em que o local se encontra no momento.

A parte elétrica do bombeamento está comprometida com as madeiras totalmente apodrecidas devido ao tempo podendo causar uma explosão de grande proporção, já que as redes que alimentam o sistema são de alta voltagem e possui um transformador de grande porte.

Como mostra a foto, uma das madeiras podre partiu ao meio e está pendurada somente pela sustentação dos fios elétricos que trabalham energizados 24 horas por dia. Servidores afirmaram que isso ocorreu há dois meses atrás durante uma chuva de vento que aconteceu na região. Eles afirmam ainda que o problema foi comunicado a direção do SAAE na mesma data do ocorrido, mas, nenhuma providência foi tomada até o momento.

Os servidores estão preocupados com a segurança deles e também das pessoas que transitam na calçada devido a grande circulação no local.

Quando bate um vento mais forte a parte que está solta fica balançando podendo a qualquer momento explodir se os fios se juntarem.

O Sistema Mucurí é uma unidade antiga do SAAE situada bem no centro da cidade e precisa de uma reforma urgente. Várias diretorias se passaram e nenhuma se comprometeu em reformar este sistema que é um dos maiores bombeamentos de água da cidade.

Pedimos a direção do SAAE através de Fábio Nepomuceno, que solucione este problema elétrico o mais breve possível para não acontecer algo grave, preservando a integridade dos servidores do local e também da população setelagoana.

quinta-feira, 15 de março de 2012

EIS O MOTIVO DE TANTOS REFLUXOS DE ESGOTO NA CIDADE



LUGAR DE LIXO NÃO É EM REDES COLETORAS DE ESGOTO

Esta semana, os agentes do SAAE ao desentupir uma rede coletora de esgoto no bairro Nova Cidade, encontraram muito lixo enroscado na sonda de aço que trabalha girando dentro da rede até chegar no entupimento. Eles conseguiram pescar até uma mangueira que estava ajudando a obstruir a rede da rua provocando refluxo de esgoto em várias casas.

Em cada dez serviços de refluxo de esgoto na cidade, sete são devido aos lixos nas redes como: sapatos, roupas íntimas, garrafas pet, barrigada de porco, materiais de construção areia brita, sacolas plásticas, talheres, cabelos, toalhas etc...

Os usuários precisam fazer sua parte evitando que o lixo seja jogado nas redes.

quinta-feira, 8 de março de 2012

RENÚNCIA DE RECEITA NO SAAE

O bairro Jardim dos Pequis II financiado pela a Caixa Econômica Federal foi entregue aos moradores sem a construção de uma ETE ( Estação de Tratamento de Esgoto) ferindo as leis Ambientais e deixando a bomba mais uma vez nas mãos do SAAE.

A equipe do Diário do SAAE esteve no bairro e constatou mais um problema que afeta e muito a autarquia. As casas foram liberadas sem a colocação dos hidrômetros causando muitos prejuízos para o SAAE, sem contar com o desperdício de água de alguns moradores por estar sendo cobrada somente a taxa mínima.

São centenas de casas sem a instalação dos hidrômetros; já a CEMIG, mostrou eficiência e todas as casas possuem o medidor de energia, diferente do SAAE que há meses está recebendo somente a taxa mínima.

Assim não há SAAE que aguente tanta indiferença em relação à arrecadação. Será que o SAAE está sendo proibido de colocar os hidrômetros justamente por ser um ano eleitoral? Fica aí nossa pergunta.

Segundo informações, o SAAE foi obrigado receber o novo bairro totalmente fora das exigências que são cobradas aos usuários que precisam de uma ligação de água ou esgoto no dia a dia. Uma falta de respeito para com aqueles que pagam suas contas em dia.

quarta-feira, 7 de março de 2012

"PARA LUTAR É BOM LEMBRAR", 8 DE MARÇO DIA DAS MULHERES


No dia 8 de março de 1857, operárias de uma fábrica de tecidos, situada na cidade norte americana de Nova Iorque, fizeram uma grande greve. Ocuparam a fábrica e começaram a reivindicar melhores condições de trabalho, tais como, redução na carga diária de trabalho para dez horas (as fábricas exigiam 16 horas de trabalho diário), equiparação de salários com os homens (as mulheres chegavam a receber até um terço do salário de um homem, para executar o mesmo tipo de trabalho) e tratamento digno dentro do ambiente de trabalho.

A manifestação foi reprimida com total violência. As mulheres foram trancadas dentro da fábrica, que foi incendiada. Aproximadamente 130 tecelãs morreram carbonizadas, num ato totalmente desumano.

domingo, 4 de março de 2012

PT DE SETE LAGOAS PARTICIPOU DO ENCONTRO ESTADUAL DA ARTICULAÇÃO

Foto: Membros do PT de Sete Lagoas
Foto: Hugo Lyra e Artur Henrique Presidente Nacional da CUT

Foto: Caravana do PT de Sete Lagoas
Foto: Luiz Dulce ex- Ministro de Lula e Hugo Lyra

Neste sábado, uma caravana de Sete Lagoas marcou presença no encontro estadual de militantes da articulação do PT que aconteceu em Contagem.

O encontro contou com a participação de vários movimentos sociais e também sindicais de vários municípios do estado de Minas Gerais. Petistas históricos estiveram presentes como: O ex-Ministro Luiz Dulce, João Felício ex-presidente nacional da CUT, Maria do Carmo Lara prefeita de Betim, Dep. estadual Adelmo Carneiro Leão, Dep. federal Odair Cunha e também o presidente nacional da CUT Artur Henrique.