segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

EQUIPAMENTO QUE ESTÁ FAZENDO FALTA NO SAAE





A introdução de fumaça gerada por insuflador, através do Poço de Visita (PV), permite detectar ligações clandestinas e contribuições de águas pluviais nas redes de esgotos sanitários, bem como infiltrações em pisos e passeios, além de ralos e calhas.

A Ercon utiliza insufladores de alta capacidade que impulsionam a fumaça produzida por líquido ou geradores de alta eficiência, proporcionando perfeita identificação dos pontos de fuga irregulares. Os materiais utilizados são atóxicos e inodoros, não produzindo gases nocivos ou explosão no interior da tubulação possíveis de ocorrer quando se aplica óleo diesel ou querosene.

Descobre interligações com galerias de águas

Para o DAE de Americana, em meados de 1998, foram pesquisados 53 KM de redes de esgoto do município, encontrando-se mais de 600 pontos de entrada de águas pluviais nas redes de esgoto.
Em julho de 2001, realizou para a SABESP, teste de fumaça e corante em todo o loteamento denominado de Alphaville 5 - com total de 8,6 Km de redes e 507 residências constatando-se algum tipo de irregularidade em 20 % das ligações.

Fonte: www.ercon.com.br

SAAE E COPASA, OS PROBLEMAS SÃO IGUAIS!

Buracos e o esgoto tomam conta de M.Claros

Ruas inteiras acabam destruídas pela água que vaza das tubulações .

Moradores de vários bairros de Montes Claros, reclamam de problemas com as redes de esgoto e pluvial. Ruas inteiras acabam destruídas pela água que vaza das tubulações ou pela enxurrada e alguns locais ficam intransitáveis.

No bairro Independência, norte da cidade a populção improvisou uma placa com um aviso para chamar atenção dos motoristas.

No local uma cratera toma conta da rua, e vários acidentes já aconteceram por esse motivo.No Clarice Atahaíde, moradores convivem diariamente com o esgoto a céu aberto, que vaza de um cano, bem próximo à uma mercearia. E para ter acesso a região antes, é preciso enfrentar muitos buracos. Eles são tantos que acabam engolindo a rua em alguns pontos.

O supervisor da copasa, Soter Magno, disse ainda que o buraco mostrado no bairro Independência ainda não foi tapado por causa do grande volume de serviç, mas informou que o problema vai ser resolvido entre hoje e amanhã.

A assessoria de comunicação da prefeitura de Montes Claros, informou que o município realizou em 2010 projeto de pavimentação e drenagem em ruas e avenidas de diversos bairros. E para este ano a Prefeitura aguarda a liberação de recursos do Programa de Aceleração do Crescimento, o PAC para dar início a novos projetos.

http://intertvonline.globo.com Janneiro 2011

quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

TEATRO CIRCENSE CHEGA A SETE LAGOAS

Foto: Comunicação da Prefeitura
EVENTO “PASSARELA DA CULTURA” PROMOVE OFICINA E PEÇA DIAS 24 E 25

As magias do teatro e do circo invadem Sete Lagoas nos dias 24 e 25 com o evento “Passarela da Cultura”, uma ação do grupo teatral Yepocá e Prefeitura para democratizar o acesso a intervenções culturais na cidade.

Em cena, oficina gratuita de introdução ao teatro com ênfase no jogo do palhaço na quinta-feira (24) no Centro Cultural Nhô Quim Drummond, o Casarão. O mini-curso possui 16 vagas e será ministrado pelo diretor do grupo Yepocá de 8 às 12 horas e de 14 às 16 horas.

Na sexta-feira (25), a partir das 19 horas, a tradicional feirinha de artesanato do Centro, na praça Dom Carlos Carmelo Mota, vai ser palco para o espetáculo ‘O Papel Roxo da Maçã’. Através de dois palhaços, a peça conta a história de Rosa, uma menina que pode ouvir vozes e sons de um papel roxo, daqueles de embrulhar maçãs e dos livros da sua casa. A entrada é gratuita.

O Yepocá esteve em Sete Lagoas em maio de 2010 com peças e oficinas no Casarão que encantaram os alunos das escolas municipais e participantes.


Fonte: Prefeitura de Sete Lagoas

terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

PLANO DE CARREIRAS DO SAAE É APRESENTADO PARA OS SERVIDORES

Foto: Servidores na reunião do PCCV
Foto: Marcelo empresa Assessorarte no momento da apresentação

Depois de vária críticas, agora parece que o Plano de Carreiras do SAAE está saindo do papel. Hoje pela manhã começou as reuniões com os servidores no intuito de apresentar a proposta da empresa Assessorarte, empresa que elaborou o plano.

A reunião começou com a palavra do Presidente do SAAE Ronaldo de Andrade que depois passou a palavra para Marcelo da Assessorarte.

Ronaldo de Andrade voltou afirmar que enquanto ele estiver no SAAE não terá vez para a Copasa. “Estamos trabalhando para um SAAE melhor, e quando utilizam a fala "quanto pior melhor" como dizem, é somente especulação. Quanto ao plano estamos enviando uma cópia para o sindicato”. Disse Ronaldo de Andrade.

Agora é hora de esperamos a cópia do plano para que possamos ter um conhecimento mais amplo sobre o assunto.

segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

A BATATA QUENTE ESTÁ NAS MÃOS DO PREFEITO

A batata quente agora está nas mãos do prefeito Maroca.

Depois de ser elaborado sem a participação dos servidores, o plano de carreiras que seria apresentado na reunião de amanhã, foi entregue para o prefeito Maroca em seu gabinete pela empresa Assessorarte, empresa que elaborou o plano.

Uma mudança de estratégia da diretoria que pretendia apresentar o plano na Câmara de vereadores, mudou rapidamente as estratégias entregando a batata quente para o prefeito.

Agora é esperar qual será a atitude de Maroca diante de um plano elaborado de forma anti-democrática e desrespeitosa com centenas de servidores do SAAE.

MAROCA REUNE COM DIRETORIA DO SAAE E PODE EVITAR O ROLO COMPRESSOR

Está marcado para a tarde de hoje uma reunião da diretoria do SAAE com o prefeito Maroca. Informações dão conta que o assunto será o PCCV ( Plano de Cargos Carreiras e Salários) da Autarquia.

Muita polêmica ainda permanece em torno desse assunto, servidores estão preparando um bombardeio para a reunião de amanhã na Câmara de vereadores. Segundo os servidores, o prefeito Maroca teria prometido a volta da comissão destituída pelo presidente Ronaldo de Andrade e também abrir as participações da representação dos servidores.

Uma empresa de São Paulo foi contratada para elaborar o PCCV, o SAAE teria pago mais de 60 mil reais para o serviço, e até a data de hoje nada foi apresentado de concreto para os servidores.
Esperamos que na reunião de hoje o prefeito realmente bata na mesa exigindo assim a participação dos servidores e sindicato na elaboração do PCCV do SAAE.

Veja alguns pontos negativos colocados pelos servidores:

1- Falta da participação do sindicato da categoria, Sindágua.
2- Pedido de cópia do plano pelos servidores protocolado desde 11 junho de 2010 na secretaria da presidência sem resposta.
3- Comissão paritária do PCCV foi destituída pela presidência.
4- 99% dos servidores não conhecem o PCCV.
5- Maroca prometeu que nada seria enviado para a Câmara sem a participação dos servidores, e prometeu a volta da comissão destituída pela presidência.

sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

ARTESANATO HIPPIE NA BEIRA DA LAGOA, PARA MAROCA UM PROBLEMA SOCIAL

Foto: Penha, moradora do bairro Quintas da Varginha trabalha na orla da lagoa

Esta semana fomos surpreendidos com uma declaração nada comum partindo de um prefeito que foi eleito graças aos votos do povo.

Em uma entrevista na rádio Musirama no programa chamado o povo no rádio, que agora deveria se chamar, o prefeito no rádio, o prefeito Maroca em sua entrevista demonstrou de forma insensível confusa e equivocada de como visualiza a questão social na cidade.

O prefeito Maroca, ao afirmar a nomeação do Coronel Sérgio Luiz para assumir a pasta da secretaria do Meio Ambiente, revelou algo muito estranho e com uma insensibilidade fora do comum: “Uma das primeiras atitudes do novo secretário do Meio Ambiente coronel Sérgio, será a retirada dos moradores de ruas e também dos hippies da beira da lagoa Paulino, pessoas estão sendo mal tratadas enquanto estão realizando suas caminhadas”. Disse o prefeito.

Será este o motivo da nomeação de um coronel reformado da PM justamente para sanar estes problemas na cidade? Não seria dever da secretária de assistência social?

Imaginamos que a presença de vários hippies na orla da lagoa Paulino, não pode ser visto com um problema social, e sim, uma cultura artesanal rica que devemos preservar para sempre em nossas vidas.

Diante da fala equivocada do prefeito Maroca, resolvemos conversar com uma hippie que trabalha na orla da lagoa. Penha, trabalha há três anos com artesanato hippie, segundo ela, o que atrapalha são os hippies que vêem de outras cidades, eles aprontam suas bagunças e vão embora deixando os problemas para aqueles que são da cidade.

"Não somos o problema da cidade, estamos trabalhando de forma digna vendendo nosso artesanato garantindo assim nossa sobrevivência. Estamos somente trabalhando, seremos nós os problemas da cidade? Esperamos que o poder público organize nosso grupo com uma autorização para esse grupo de Sete Lagoas para que possamos trabalhar tranqüilos e sem assumir os problemas de quem vem de fora". Afirmou Penha.

Devemos valorizar os Setelagoanos que fazem suas caminhadas na orla da lagoa Paulino, mas também devemos respeitar os Setelagoanos que pagam seus impostos e trabalham com seus artesanatos hippies propagando uma cultura rica em prol de sua própria sobrevivência.

Vamos terminar esta matéria fazendo umas perguntas:
Em Sete Lagoas não existe secretaria de Assistência Social? Se existe, porque tratar esse assunto em uma secretaria de Meio Ambiente? Que descompasso!

O TEMPO QUE FOGE

Contei meus anos e descobri que terei menos tempo para viver daqui para frente do que já vivi até agora. Sinto-me como aquela menina que ganhou uma bacia de jabuticabas. As primeiras, ela chupou displicente, mas percebendo que faltam poucas, rói o caroço.

Já não tenho tempo para lidar com mediocridades. Não quero estar em reuniões onde desfilam egos inflados. Não tolero gabolices. Inquieto-me com invejosos tentando destruir quem eles admiram, cobiçando seus lugares, talentos e sorte.

Já não tenho tempo para projetos megalomaníacos. Não participarei de conferências que estabelecem prazos fixos para reverter a miséria do mundo. Não quero que me convidem para eventos de um fim-de-semana com a proposta de abalar o milênio.

Já não tenho tempo para reuniões intermináveis para discutir estatutos, normas, procedimentos e regimentos internos. Já não tenho tempo para administrar melindres de pessoas, que, apesar da idade cronológica, são imaturos.

Não quero ver os ponteiros do relógio avançando em reuniões de ‘confrontação’ onde ‘tiramos fatos a limpo’. Detesto fazer acareação de desafetos que brigaram pelo majestoso cargo de secretário-geral do coral.

Lembrei-me agora de Mário de Andrade que afirmou: ‘As pessoas não debatem conteúdos, apenas os rótulos’. Meu tempo tornou-se escasso para debater rótulos, quero a essência, minha alma tem pressa!…

Sem muitas jabuticabas na bacia, quero viver ao lado de gente humana, muito humana; que sabe rir de seus tropeços, não se encanta com triunfos, não se considera eleita antes da hora, não foge de sua mortalidade, defende a dignidade dos marginalizados, e deseja tão-somente andar ao lado do que é justo.

Caminhar perto de coisas e pessoas de verdade, desfrutar desse amor absolutamente sem fraudes, nunca será perda de tempo.

O essencial faz a vida valer a pena.

RUBEM ALVES

Fonte: prosapetista.blogspot.com

quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

MP ESTÁ DE OLHO NO SAAE


Segundo informações coletadas por pessoas de dentro da Autarquia, a promotoria de justiça teria pedido esta semana, vários documentos relacionados aos servidores como: Cópias de contra-cheques, CDs com valores de salários etc...

Será que a recente nomeação da esposa de um promotor da cidade está relacionado ao pedido da promotoria? A mesma comanda departamento jurídico do SAAE. Não sabemos sobre a legalidade da tal nomeação, vários servidores fazem esta pergunta no dia a dia.

A verdade é que diante desse fato, a responsabilidade do Ministério Público de Sete Lagoas aumenta inda mais na visão dos servidores.

DIRETORIA DO SAAE PODE DEIXAR MAROCA COMO MENTIROSO DIANTE DOS SERVIDORES

Foto: Comunicação Prefeitura

Não é a primeira vez que a diretoria do SAAE coloca o prefeito em situação complicada, desde que assumiram o comando da Autarquia várias ações antipáticas e muitas vezes enganadoras levaram a unificação dos servidores para que seus direitos fossem garantidos.

A última “calça justas” em que a diretoria deixou o prefeito Maroca,foi justamente na solenidade entrega dos novos veículos adquiridos pela Autarquia. Vários servidores foram de encontro ao prefeito Maroca cobrando maior transparência e também a participação dos servidores no PCCV ( Plano de Cargos Carreiras e Vencimentos) do SAAE. Na ocasião, o prefeito Maroca prometeu aos servidores que nenhum PCCV seria enviado para Câmara de vereadores sem ser discutido entre os servidores e seus representantes.

O prefeito disse também, que a comissão que foi destituída pelo Presidente Ronaldo de Andrade seria novamente criada abrindo assim a participação dos representantes dos servidores, o que ainda não aconteceu.

Agora temos informações de que a diretoria irá enviar nos próximos dias o PCCV, para ser apresentado na Câmara de Vereadores e posteriormente ser aprovado pela casa.

O maior absurdo, é como os servidores do SAAE são tratados por essa diretoria, querem passa como um rolo compressor por cima de tudo e de todos, enviando um Plano de Carreiras onde a parte mais interessada que são os servidores não sabem uma linha se quer do que esta sendo proposto.

O que deveria ser apresentado para os servidores, será apresentado para os vereadores, uma forma de convencimento ultrapassada sem consultar as bases e também o Sindágua, sindicato da categoria.

“Estamos prontos para o confronto se for preciso, sempre procuramos o diálogo com a diretoria, mas, por várias vezes sem sucesso. Temos cópia de um requerimento feito pelos servidores que foi protocolado meses atrás, pedindo uma cópia do tão misterioso PCCV, mas até a data de hoje não obtivemos resposta. Já comunicamos ao Sindágua, e na próxima semana os dirigentes estarão na cidade para definirmos os próximos passos. Já estamos articulando os servidores, não podemos deixar que um assunto de tanto interesse para nós servidores, esteja sendo conduzido de forma tão anti- democrática como proposto por essa diretoria”. Disse Hugo Lyra, delegado do Sindágua.

Agora fica a palavra do prefeito Maroca contra a decisão da diretoria do SAAE. O prefeito falou diante de dezenas de servidores, e seria imoral para o mesmo um descumprimento de sua palavra neste momento. Esperamos que o PCCV seja discutido primeiro com os servidores e sindicato.

terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

COMUNICADO DO PARTIDO DOS TRABALHADORES


O PARTIDO DOS TRABALHADORES DE SETE LAGOAS, EM REUNIÃO DO DIRETÓRIO MUNICIPAL DELIBERA:

1) A aliança política firmada nos pleitos de 2004 e 2008 com o PSDB tinha como propósito mudanças nos rumos da política setelagoana, a promoção do desenvolvimento econômico com inclusão social.

2) Em 26 meses de administração do Governo Maroca ( PSDB ), apesar do esforço de setores do governo, com mudanças pontuais na política local, o PT não viu suas maiores bandeiras serem implementadas.

3) O Diretório Municipal do PT delibera pelo fim da aliança entre PT/PSDB a partir desta data. O PT fará oposição propositiva e responsável ao governo municipal.

4) A bancada do PT não será mais base de apoio ao Governo na Câmara, mas reafirma o compromisso de apoiar todos os projetos que visem melhorar a vida do setelagoano, fiscalizar e denunciar ações e projetos que não signifiquem o bem comum.

5) Os filiados do Partido dos Trabalhadores que detêm cargos de confiança no Governo estão convocados a deixarem suas funções.

6) Qualquer filiado que pretender continuar em cargo de confiança no Governo, terá 15 dias para pedir o licenciamento do Partido. Caso contrário a comissão executiva do Partido tomará as providências de acordo com o estatuto do PT.

7) O Partido dos Trabalhadores assume o compromisso com sua militância de construir alternativas para o desenvolvimento de Sete Lagoas.


DIRETÓRIO MUNICIPAL DO PARTIDO DOS TRABALHADORES
Sete Lagoas, 14 de Fevereiro, 2011

JUIZ DÁ VITÓRIA AO POVO DE CAMBUQUIRA CONTRA COPASA

Foto: Catedral de Cambuquira centro da cidade
Matéria publicada 02/02/11

O juiz de Cambuquira,deu a sentença sobre o processo do Dr. Marco Antonio Felix,que pedia a entrada da COPASA na cidade.

Rejeitou a entrada da COPASA em Cambuquira,e deu a municipalidade o direito de tratar sua água pelo SAAE,escolha anteriormente feita pela população,e que preserva assim a soberania do povo,e mais que isso além do saneamento instalado,os usuários terão um custo de manutenção muito menor.

Aos que acompanham a privatização em vários setores mineiros,entendem que Cambuquira correo risco da água da Serra ser privatizada, o que seria uma questão de tempo,já que a própria Assembléia do Estado,declarou que a COPASA é privatização branca, o que por declarações do ex presidente da referida entidade, será o saneamento privatizado em todo país em breve.

Não precisamos explicar o que isso quer dizer,o fato de um país estar cedendo seus aquíferos para estrangeiros.

Quanto a Prefeitura Municipal,a mesma já dispõe da verba,através da FUNASA,e deverá instalar a primeira ETA e dar andamento em um máximo de um ano,podendo sofrer consequências,multas,em se tratando de atraso nocronograma de obras.

Apesar da pouca conscientização, Cambuquira vem dando exemplo para a região, de cidadania e soberania sobre seus bens mais preciosos.

VEREADOR CRITICA SERVIÇO PRESTADO PELA COPASA EM FABRICIANO

Natalino vai convocar uma audiência para esclarecer o questionamento a população

Falta de água nas residências de Fabriciano e cobranças indevidas estão entre as maiores reclamações

FABRICIANO – O vereador Natalino Moraes (PDT), o “Natalino da Farmácia”, fez duras críticas ao atendimento à população por parte da concessionária de água e esgoto em Coronel Fabriciano, que, segundo ele, “é uma afronta e um desrespeito a todos os cidadãos do município”.

Segundo o vereador, as principais queixas dos moradores levadas ao seu conhecimento dizem respeito a problemas como a falta de água nas residências e cobranças indevidas nas contas emitidas.

“Ninguém consegue falar no 115 e o atendimento presencial é insatisfatório, o que tem deixado a população sem ter a quem recorrer para reclamar e resolver os problemas”, afirmou.

O parlamentar denunciou também o descaso da Copasa com relação aos reparos realizados na rede de água de esgoto. “Eles abrem os buracos e desaparecem, causando inúmeros transtornos ao trânsito de veículos e pedestres, em muitos casos colocando vidas em risco”, criticou.

Diante de tantas reclamações, “Natalino da Farmácia” vai apresentar na próxima reunião do Legislativo, marcada para o dia 15, um requerimento à Mesa Diretora solicitando a realização de audiência pública, com a presença de representantes da Copasa e da administração municipal, a fim de esclarecer todas as dúvidas e os questionamentos da população.

Fonte: Jornal Diário do Aço 08/02/11

segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

PT ESTÁ FORA DO GOVERNO MAROCA

Foto: Reunião do Diretório do PT

A reunião do Diretório do partido definiu na noite de hoje a não permanência no governo do PSDB de Maroca.

A decisão foi quase unânime, somente uma abstenção e um voto contra.
Está marcada uma coletiva para amanhã com a imprensa na sede do partido as 10hs da manhã onde será feito o anúncio oficial.

O vereador Dalton Andrade lider da bancada do PT na Câmara, irá apresentar na reunião amanhã um documento redigido pelo partido sobre o rompimento do PT com o governo e anunciando uma oposição responsável da bancada do partido.

domingo, 13 de fevereiro de 2011

IPATINGA SOFRE COM ABASTECIMENTO DE ÁGUA DA COPASA

As caixas d’água das casas dos moradores da rua Cânticos, como a do pedreiro Sandro Henriques, chegaram a secar completamente

IPATINGA – Uma situação inimaginável nos centros urbanos é a falta de água nos domicílios. Ainda mais se pensarmos no caso de Ipatinga, uma cidade em constante desenvolvimento. Contudo, essa é uma realidade mais presente do que se imagina.

Os moradores da rua Cânticos, no bairro Canaãzinho, sofrem frequentemente com a falta de água. Segundo relatam, as interrupções do fornecimento de água pela Copasa são comuns, fazendo com que fiquem privados do “precioso líquido” por algumas horas.

Desde a última quinta-feira (3) os moradores daquela rua estão sem água. A princípio, eles se viraram com o restante armazenado na caixa, mas como já se passaram sete dias desde o início do problema, as reservas se esgotaram. Nesse quadro, fazer a higiene pessoal e as atividades do lar (lavar roupa, vasilhas, quintal) estão comprometidas.


Os moradores da rua Cânticos têm que se deslocar para a casa de parentes ou amigos que vivem em outras localidades para suprir as necessidades básicas. “Eu estou com um filho recém-nascido e tive que ir para a residência da minha sogra para cuidar dele, porque na minha casa não tem nenhuma condição”, contou a dona de casa Kelly Magalhães.

Outra alternativa mencionada é a boa vontade de um vizinho que possui poço artesiano em sua casa. “Nossa sorte é que um vizinho tem um poço artesiano e está deixando a gente encher baldes lá, mas não é a mesma coisa, né?”, comentou a aposentada Elza Henriques Andrade.

Os moradores disseram que, desde a interrupção do abastecimento começaram a ligar para o telefone de atendimento da concessionária de água (115), mas sem sucesso.

“Nós (moradores) ligamos várias vezes e nada. A linha só dava ocupada. Consegui falar uma vez, mas fui informado que era de Belo Horizonte e que teria que tentar falar com os responsáveis pela estatal em Ipatinga. Na segunda-feira (7) é que consegui um posicionamento da Copasa, quando fui até à sede da empresa, no Cidade Nobre. Eles disseram que já tinham conhecimento do problema e que já estavam tomando providências. Mas acontece que ainda estamos sem água”, indigna-se José Henriques Andrade.

PROVIDÊNCIAS

A Copasa informou, em nota, que foi feita uma pesquisa no sistema de informações e não foi constatado registro de reclamação de falta de água proveniente de nenhum morador da rua dos Cânticos no período entre 1º e 4 de fevereiro.

Procurado pela reportagem do DIÁRIO DO AÇO, o gerente da Copasa do distrito do Vale do Aço, Eduardo Ferreira de Carvalho, disse ter conhecimento do problema detectado na rua Cânticos e que a concessionária já estaria trabalhando para o restabelecimento do serviço.

Por volta das 17h30 de terça-feira (8), ele voltou a entrar em contato com o jornal, alegando que a situação estava se normalizando, com o abastecimento sendo restaurado aos poucos.

Os moradores confirmaram que, no final da tarde de terça-feira, a água começou a voltar, mas disseram que teria sido somente uma espécie de "alarme falso".

"No final da tarde de ontem (terça) a água começou a voltar. Mas foi só para frustrar nossas expectativas, porque a gente abria a torneira e só saía um 'pouquinho' d'água. Para se ter uma ideia, não chegou nem a encher a caixa", contou o pedreiro Sandro Henriques Andrade.

Eduardo confirmou que as interrupções realmente ocorrem e que são, normalmente, em decorrência de fechamento de registros para a execução de serviços de manutenção nas redes.

Com relação à situação específica da rua no bairro Canaãzinho, o gerente da Copasa disse que não tinha conhecimento mais profundo sobre a origem do problema, mas que estudos técnicos serão realizados pela empresa.

Repórter : Victor Tancredo Matéria Jornal Diário do Aço dia 10/02/11

REFÉNS DA COPASA



ÁGUA POUCA E SALGADA. É O FUNDO DO POÇO PARA OS MORADORES DE MONTE AZUL.

Matéria domingo 06/02/11

Falta d’água continuava afetando moradores de Monte Azul, Norte de Minas Gerais.

Há cerca de seis meses o precioso liquido começou a escassear nas torneiras das residências dos monteazulinos. Antes disso já se comentava que a barragem estava quase seca e nesse período de chuvas foi inexpressivo o acumulo de água no barramento onde a Copasa – Companhia de Saneamento de Minas Gerais, capta água para distribuição na cidade e comunidades. A população cobrava da Copasa um melhor posicionamento quanto ao futuro do abastecimento e reivindicavam dragagem da barragem.
Nada foi feito e dia a dia os serviços da Copasa sempre piorando. Água suja nas torneiras se tornou comum e começou a faltar durante o dia.
Monte Azul, conhecida pela água de gosto muito bom desde os primórdios, quando de sua primeira canalização das águas da serra para o chafariz no centro da cidade e caixa dágua perto da prefeitura, passou a ter para beber o produto da mistura de água da serra com água de poço artesiano. Uma bateria de poços foi perfurado ao longo da canalização que leva a estação de tratamento.
O abastecimento passou a ser feito somente durante a noite e se tornar comum a falta durante dois a três dias consecutivos. A população se revolta e a reclamação é geral.
Segundo o senhor Joaquim Ferreira, que mora na parte alta da cidade, em sua casa moram sete pessoas e há mais de três dias está faltando água.¨Não tem como não se revoltar. É difícil trabalhar o dia todo e chegar no final da tarde para tomar um banho, e encontrar a torneira seca”, reclama Ferreira. “É engraçado que a conta chega todo mês com um valor absurdo. O Copasa está de brincadeira com a população”, disse.
"É uma vergonha a gente ficar sem água por tanto tempo. A Copasa deveria indenizar as pessoas quando fecha a água por tanto tempo. Se a gente não paga as contas eles cortam e a gente tem que pagar a taxa para religar. Mas, quando a culpa é deles não acontece nada. Isso está muito errado, os funcionários da Copasa tem que saber que a população é quem paga o salário deles. Nós somos os ¨patrões e precisamos ser bem atendidos", dispara o empresário Gildásio Custodio.

PROTESTO COM MANIFESTO




Nesse sábado,05, dia de feira na cidade, um carro de som passou pelas ruas de Monte Azul chamando aos moradores para uma manifesto em frente ao prédio da Copasa no centro da cidade.
Segundo o anuncio o protesto contra a quantidade e a qualidade da água será na segunda feira a partir das 16 horas e o movimento tem apoio de vereadores do município.
Autoridades municipais tem se manifestado a favor da população, mas a Copasa não se manifesta e se faz de rogada.
A populares estão confeccionando cartazes para o manifesto e prometem fazer barulho para serem ouvidos.Os moradores preparam cartazes de protesto com os dizeres "Queremos água, estou pagando". Uma alusão ao fato das contas de consumo de água mensal chegarem às casas dos moradores, mesmo sem estes fazerem uso de água em quantidade suficiente, pois alegam que há bastante tempo, a água que chega é pouca.

QUALIDADE RUIM E POUCA QUANTIDADE
A população reclama da água salobra, que vem com características químicas determinadas pela presença de substâncias químicas oriundas dos terrenos por onde ela passou ou que recebeu de contribuição, como por exemplo, o cálcio, o ferro, compostos químicos, metais pesados, além da presença de sais de cálcio e magnésio.
As donas de casa reclamam que, quando em contato com o sabão, a água não faz espuma. Ela também provoca formação de crostas brancas nas banheiras e vasilhas de ferver água, além de se juntar na resistência dos chuveiros. Algumas garantem que as torneiras dos chuveiros passaram a dar choque, pois o sal é bom condutor de eletricidade.

OS AGUARDEIROS DO SÉCULO XXI
Desde a entrada em operação da Copasa na cidade que algumas pessoas preferem abastecer seus filtros e geladeiras com água vinda diretamente de minas que jorram na serra. Alguns dizem serem alérgicos aos produtos químicos utilizados no tratamento da água, principalmente ao cloro. Outros a opção se dá porque acham ruim o gosto da água da Copasa.
Para abastecer esses clientes uma profissão dos tempos da colônia sobrevive em Monte Azul: os aguadeiros.
Desfilam eles em carroças de tração animal com um tambor grande e cheio de água das fontes da serra e anunciam seu produto de porta em porta. A maioria deles conhecem sua clientela e vendem a água que é puxada do tambor com um pedaço de mangueira.
Com a água da Copasa passando a ser misturada e seu gosto salgado sobressaindo a clientela dos aguadeiros aumentaram substancialmente e o aumento do preço do galão de água passa a ser cogitado.
O visinho do Sr. Joaquim, o lavrador Edvaldo Ribeiro, 37, abasteceu foi buscar pessoalmente em uma fonte mais de 20 galões para armazenar durante a semana. Ele conta que em sua residência, a mãe está acamada e não pode ficar sem água.
“Pelo menos uma vez por semana vou no terreno para buscar água, principalmente para beber e cozinhar. Não podemos depender mais do fornecimento da COPASA, pois diariamente falta, e quando chega, ela está suja”, afirma Ribeiro.


Fonte:http://albertobouchardet.blogspot.com/2011/02/populacao-prepara-protesto-contra.html

sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

PT REBATE JORNAL BOCA DO POVO

PARTIDO DOS TRABALHADORES – SETE LAGOAS


NOTA DE ESCLARECIMENTO

A propósito de notícias veiculadas por órgão de imprensa local, a executiva do PT esclarece que:

O PT decidiu democraticamente participar de uma aliança em 2008 com Maroca, filiado ao PSDB local. No interior do partido era unânime a necessidade de derrotar as forças conservadoras, viciadas e compadrescas da política de Sete Lagoas.
Não havia, contudo, unanimidade quanto à forma e as alianças que poderiam levar-nos a esse objetivo. Tínhamos fortes entusiastas da campanha Maroca, porém haviam fortes resistências ao nome do mesmo.
Nos debates internos, não conseguimos o consenso e o partido decidiu, pelo voto, o apoio à candidatura de Mário Márcio Campolina Paiva (Maroca), tendo sido derrotadas as propostas de apoio a Leone Maciel e Emílio Vasconcelos.
A aliança eleitoral com Maroca supunha como ponto de partida, a apreciação das propostas históricas do PT para a cidade. Não havia nem por parte do PT, nem por parte do pré-candidato, a proposta de loteamento de cargos numa possível vitória eleitoral. A participação do PT em espaços governamentais dar-se-ia de forma natural, dentro das vocações e experiências petistas, e conforme seu programa de atuação social.
Com a vitória do atual prefeito, o PT viu com bons olhos a indicação de quadros petistas para o primeiro escalão do governo, mesmo não tendo havido uma consulta prévia ao partido.
No início de 2010 o prefeito oferece ao PT alguns cargos nos quais o partido poderia colaborar com o Governo e fazer avançar suas propostas programáticas. Na tentativa de implementar bandeiras históricas do PT, propomos naquele momento também, a constituição de um Conselho Político e a instituição do Orçamento Participativo. Nem todos os cargos oferecidos foram ocupados conforme entendimento, assim como não foi criado o Conselho Político e instituído o Orçamento Participativo.
Apesar de todas as dificuldades, os petistas que ocupam cargos no Governo, tem feito avançar as propostas do partido e do Executivo Municipal. O Partido dos Trabalhadores não aceita a condição de estar “mamando nas tetas do governo”, a atual direção, majoritariamente, também não aceita ser pautada por forças externas e muito menos utiliza conduta que signifique colocar “ a faca no pescoço” do prefeito Maroca ou de qualquer agente político, conforme noticiado em órgão de imprensa da cidade.
Lamentamos que nem todos órgãos de imprensa se pautem pela conduta ética de ouvir o outro lado.
Continuamos acreditando na força do diálogo democrático. Faz parte da história do PT construir seu próprio caminho, o que não significa caminhar só, mas com base na solidariedade, na fraternidade e na verdade.

EXECUTIVA MUNICIPAL DO PARTIDOS TRABALHADORES

PAC MUNICIPAL?

Foto: Placa sem a logomarca do governo Federal

Várias frentes de serviço do PAC água (Plano de Aceleração do Crescimento) programa que foi criado no governo Lula e mantido pela atual presidenta do PT estão presentes por toda a cidade de Sete Lagoas.

A prefeitura de Sete Lagoas está sendo contemplada com milhões de reais através do PAC água garantindo um futuro promissor para a cidade justamente em um problema crônico que é a falta de água.

Mas para quem passa pelas obras do PAC água, imaginam que é uma obra 100% financiada pela prefeitura. As prefeituras participam do PAC com uma pequena contrapartida que gira em torno de 10% a 20% do valor de cada obra. As placas que foram confeccionadas pela prefeitura demonstram ingratidão para com o maior responsável pela obra na cidade, o Governo Federal.

Nas placas podemos ver somente a logomarca da prefeitura e sem a logomarca do governo Federal uma exigência que não esta sendo cumprida pelo município.

Diante desse fato, esperamos que as placas sejam refeitas incluindo a logomarca do Governo Federal,e esperamos que o PT Partido dos trabalhadores juntamente com os vereadores da mesma sigla façam um comunicado a prefeitura para sanar este equívoco que parece ter sido feito de propósito. Difícil será enganar a população Setelagoana, pois, o PAC do governo do PT está inserido dentro de cada cidadão que busca o desenvolvimento do Brasil.

quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

MANOBRAS EM REGISTROS ESTÃO GERANDO DESCONFIANÇA DOS SERVIDORES COM A DIRETORIA

Esta semana o que mais foi comentado na “rádio peão” foi justamente algumas manobras realizadas nos registros de bombas do SAAE em alguns pontos da cidade, atrapalhando e muito o fornecimento de água para grande parte da população.

Segundo informações dos próprios servidores, pessoas do alto clero da diretoria do presidente Ronaldo de Andrade estão realizando várias intervenções em vários registros. A última intervenção foi justamente em um registro no bairro JK em uma adutora que atende os bairros: JK, Carmo, Manoa, Alvorada e parte do bairro das Graças gerando um verdadeiro caos no sistema que abastece os moradores dessas regiões.

Os servidores estão desconfiados com essas atitudes da própria diretoria, o servidor que comanda o setor de operações do SAAE, funcionário antigo da autarquia, também está tentando entender quais os reais motivos dessas operações, que estão sendo feitas sem os procedimentos regulamentares, como relatórios, etc...

É preciso criar uma comissão interna para investigar este assunto. bom lembrar que não foi só no sistema JK que aconteceu estas manobras, servidores afirmam que o sistema Henrique Nery também foi vítima de manobras.

Não podemos afirmar que estas manobras foram para fazer algum tipo de retaliação, mas, o que os servidores estão chocados é com a falta de água em locais onde não havia reclamações de usuários.

sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

SAIU NO SETE DIAS: GATO LIVRE


Na edição do jornal Sete Dias do dia 04/02/11 publicou uma denúncia que não é mais novidade para nenhum servidor do SAAE, assunto esse que também foi destaque neste blog.


COLUNA SEM RESERVA JORNAL SETE DIAS

O deputado federal Marcio Reinaldo (PP) recebeu uma comissão de vereadores e servidores municipais em seu escritório local para discutir a situação do SAAE. O principalmotivo do encontro foi fortalecer o movimento que defende a manutenção da Autarquia e não a vinda da Copasa. Alguns servidores presentes inclusive denunciaram que a direção do SAAE paralizou o serviço de fiscalização de "gatos" na rede. A captação ilegal de água pode ter mais de quatro mil pontos em Sete Lagoas.

quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

PT ENTRA NA POLÊMICA: SAAE/COPASA

O Partido dos Trabalhadores esteve reunido na última terça-feira e decidiu, entre outros assuntos, que vai discutir internamente e ter uma posição clara sobre a possível privatização do SAAE. O tema foi pauta da reunião com diversos militantes do PT.

A discussão foi franca e tensa em alguns momentos, e a sinalização da maioria dos militantes presentes é no sentido de manter o SAAE como o gestor do serviço de água e esgoto da cidade. Para contemplar a maioria do partido, decidiu-se realizar um seminário, onde todo filiado(a) será convidado(a) a participar e ajudar a decidir. Deste encontro sai a posição oficial do PT sobre o assunto.

A reunião de ontem foi importante e o PT demonstra estar atento a um tema relevante para a vida de todos setelagoanos(as). Após a realização do seminário com a militância petista, e a tomada de posição, o partido quer dialogar com a sociedade. Para isso vai realizar um segundo seminário aberto à sociedade organizada: ONGs, sindicatos, associações de bairro, grupos religiosos, profissionais da área, etc...

É PRECISO MAIS ATITUDE



Sabemos que toda empresa precisa se preocupar com sua receita para investimentos, melhorar a qualidade dos serviços, etc... . Mas, o que percebemos nesta gestão é justamente a falta de interesse em aumentar a arrecadação da Autarquia. Como não bastasse, quase quatro anos sem um reajuste de água na cidade, agora o que vemos são atitudes estranhas deixando muitas dúvidas entre os servidores.

O SAAE hoje está praticamente sem nenhuma equipe de corte e ligação de água, troca de hidrômetro, fiscalização e a equipe de combate ao by- pass ( desvio de água clandestina)não existe mais. Justamente setores de fundamental importância para o aumento da arrecadação do SAAE.

Algumas motos estão paradas há meses no escritório do SAAE e também no sistema Mucurí. Motos novas que foram adquiridas em pouco tempo, agora estão paradas a espera de servidores. Vários servidores não estiveram seus contratos renovados e outros foram mudando de setor ficando este número assustador de motos paradas se acabando a mercê do tempo.

O hidrômetro é uma verdadeira caixa registradora para o SAAE, em cada hidrômetro instalado, além de aumentar a arrecadação ainda ajuda inibir o alto consumo de água gasto em uma ligação onde não possui o mesmo.

Esperamos atitude dessa diretoria como foi prometido para os servidores, um SAAE cada vez mais forte e sem assumir despesas da prefeitura podendo assim caminhar com suas próprias pernas.